terça-feira, 27 de janeiro de 2009

As trituradoras máquinas partidárias

O PCP entende que o presidente da câmara municipal de Sines, que hoje anunciou a desvinculação do partido, devia pôr o cargo à disposição da força política que o elegeu.
Em declarações à agência Lusa, o responsável pela direcção regional do Litoral Alentejano do PCP, Manuel Valente afirmou que "quem ganhou as eleições em Sines foi a CDU e não o senhor Manuel Coelho", pelo que "do ponto de vista ético e político, pôr o cargo à disposição seria o mais correcto".
"Se está em ruptura com o projecto, o que seria de esperar é que, por razões de ética, pusesse o seu cargo á disposição da força política que o elegeu", sublinhou Manuel Valente, que é também membro do Comité Central do PCP.
"Isto é que seria sério e é isto que vamos tornar público para a população do concelho", assegurou.
Manuel Coelho foi eleito nas listas da coligação CDU, nas últimas eleições autárquicas, proposto pelo PCP.
Para o dirigente comunista, o anúncio da desvinculação de Manuel Coelho culmina "um processo de repetidos actos de tomada de decisões contrárias ao projecto da CDU" para o concelho e uma "injustificada aproximação às políticas do governo para a região".
Manuel Valente acusa o presidente da câmara municipal de Sines de "má-fé, saneamento político e retaliação ao propor, numa reunião camarária extraordinária, a alteração de pelouros, retirando o também eleito pela CDU Albino Roque, da vice-presidência que tem exercido".
"Estas medidas só se entendem por uma necessidade de poder pessoal, contrária à gestão participada e descentralizada" que o partido defende para o poder local, afirmou o dirigente comunista.
Por outro lado, Manuel Valente rejeitou as acusações de "organização dogmática e estalinizada" feitas por Manuel Coelho ao PCP, afirmando que este é "um partido de prática democrática e de funcionamento colectivo".
"Estas afirmações não nos surpreendem, porque já foram feitas por outros militantes que se desvincularam e veja-se o percurso que tiveram. Alguns foram até parar ao PSD", acrescentou.
O presidente da Câmara Municipal de Sines, Manuel Coelho anunciou hoje a sua desvinculação do PCP, alegando "recriminações e acusações" do partido relativamente a decisões tomadas enquanto autarca.
"Tomei a decisão de me desvincular do PCP, no qual militava há mais de 35 anos", revelou hoje o autarca em conferência de imprensa, realizada no município.
Manuel Coelho, que está a cumprir o terceiro mandato à frente da câmara de Sines, disse ter comunicado pessoalmente, no sábado passado, a "três elementos dirigentes" do PCP, a sua decisão de se desvincular do partido.
O autarca alega que, em reuniões partidárias, era alvo de "recriminações" e "acusações", as quais considera "absurdas, idiotas, insuportáveis e não mais toleráveis".
Como exemplo, Manuel Coelho disse ter sido questionado sobre os motivos pelos quais tem comparecido nos "actos de cerimónia do senhor primeiro-ministro" ou sobre "o que disse, ou quis dizer, em entrevistas sobre o interesse dos investimentos em Sines".


Lusa


Somente à luz do distanciamento das máquinas partidárias das realidades locais e as suas estratégias de poder e de lógica nacional, em que os seus actores políticos somente fazem sentido como uma peça de um todo, aglutinados e diluídos num superior interesse partidário, permitem entender algumas das afirmações proferidas.

18 comentários:

Anónimo disse...

Mas...

...isto é uma zanga entre politicos!

Então...

...cada um devia esmurrar o outro!

Anónimo disse...

Mas ainda assim será caso que o Dr. Manuel Coelho aceite um dia entrar nas listas do PS depois de tudo o que disseram dele e lhe chamaram ao longo destes mandatos todos? Será caso disso? Custa-me muito a acreditar, até porque o senhor foi muitas vezes achicalhado e ofendido por vários socialistas, alguns ainda estão na comissão concelhia. Só vendo é que acredito.

Anónimo disse...

Os partidos têm razões de existência superiores ao umbiguismo de pequenos ditadores da política local. O Sr Manuel Coelho, ao contrário do que muitos afirmam, não tem um espirito livre, ele personifica o conroleiro e aplica receitas autoritárias de intimidação dos trabalhadores da autarquia chegando ao ponto de fazer ameaças veladas e mesmo claras. Confunde lealdade política com lealdade pessoal. O Sr Manuel Coelho já há algum tempo ultrapassou os limites da sanidade, só o PCP não viu (ou não quis ver). O PS que faça bom proveito

Anónimo disse...

Cá se fazem cá se pagam.... quem havia de dizer que o Coelho haveria de pronunciar acusações muito parececidas com aquelas que algumas pessoas que não se vendem à sedução do poder lhe fizeram.... Reparem bem no que ele disse: «Concluo que este partido está impregnado de um conjunto de características típicas de organizações dogmáticas, com disciplina de caserna, que o tornam uma organização estalinizada, com práticas reaccionárias, envolvidas de um discurso pretensamente progressista, mas, de facto, retrógrado». Palavras que muitos lhe poderão devolver porque caracterizam mesmo a maneira como tem tratado todos aqueles que têm ousado discordar dele e, por isso, sofrer repreaálias inqualificáveis e dignas de um fascista vermelho. Adorava vê-lo como candidato do PS....isto tudo é muito triste e ridiculo. A vaidade humana é uma coisinha absolutamente lamentável.
Acha saúde e alegria, o resto é muitissimo insignificante. Maria Dias

Anónimo disse...

ESTÁ TUDO ESPERANDO O PROXIMO CAPITULO...
PENSO QUE IRÁ SER UM SERIADO PARA DURAR OS PROXIMOS 10 MESES...

Anónimo disse...

até o Manel ja não aguenta ser comunista.. demorou é verdade mas para melhor vai-se sempre muito a tempo!!!

Anónimo disse...

enfim.. finalmente posso me orgulhar de dizer "a camara da minha terra não é comunista!!!"

ufff finalmente... :)

Anónimo disse...

os comunistas ja não podem uns com os outros, quanto mais nós (a malta de nao tachos e do nao viver com o pensamento de á 70 anos).

é a grande oportunidade da nossa terra ser moderna e de atrair pessoas para ca e nao afastar com o normal..

Anónimo disse...

TEMOS UMA REALIDADE DIFERENTE NA REGIÃO QUE AINDA NINGUÉM TOCOU. ANDAM TÃO CENTRADOS NO MANUEL COELHO, EM SINES, QUE ESQUECEM-SE DE PENSAR NA REGIÃO COMO UM TODO. ORA BEM, COMO É QUE VAI FICAR DAQUI EM DIANTE A AMLA, E A CÂMARA DE SANTIAGO, A ÚNICA DO LITORAL ALENTEJANO NA POSSE DOS COMUNISTAS, QUER-ME PARECER QUE FICA COMPLETAMENTE ISOLADA, NESTE XADREZ POLITICO ACTUAL. COMO É QUE VAMOS TER A REGIÃO DAQUI EM DIANTE, COM ESTA ALTERAÇÃO POLITICA? SERIA BOM FAZEREM ALGUMAS REFLEXÕES, PORQUE HÁ MAIS LITORAL ALENTEJANO PARA ALÉM DE SINES!

Anónimo disse...

Viva, gostva de deixar aqui também a minha opinião.
Em primeiro lugar, quem conhece o Manuel Coelho sabe que o poder lhe subiu à cabeça e que este governa de uma forma individualista e ditatorial e que os restantes vereadores são "verbos de encher".
O que temos assistido nos últimos anos são uma série de asneiras.
Sempre ouvi dizer que várias cabeças pensam melhor que uma, mas isso para o Coelho é "treta" ele gosta é que todos sejam seguidistas às suas ideias e quem vai contra ele que se cuide.

Anónimo disse...

Na minha opinião o PCP já devia era ter corrido com esse senhor que é um louco pelo poder, segue as suas ideias e não consulta ninguém. Foi pena realmente o PCP não ter dado um claro sinal de JÁ BASTA!
O Coelho até chegou ao desplante de pôr a mulher como adjunta (ou como se chama issso) e a enteada tb já lá trabalha.
Viva a república das bananas ou da Petrogal, que se transformou sines

Anónimo disse...

vai sendo engraçado em como alguns tentam denegrir a imagem do coelho sem saberem do que dizem. será que estão com medo de alguma coisa? sede do poder tinha quem ficou sem os pelouros, e já o tinha demonstrado noutras camaras, portanto na minha opinião respeitem quem trabalha.

Anónimo disse...

Isto até dá vontade de rir sem ter graça nenhuma, zangam-se as comadres descobrem-se as verdades nada mais certo, então agora o Dr.M. Coelho já é isto e mais aquilo e blá blá etc,etc, então o homem hoje não é o mesmo de ontem?Afinal quem é que andava com as palas nos olhos.Até me dá pena os comunistas seram assim , mas esperam que a procissão ainda vai no adro.
Andaram 30 e tal anos a mamar á conta , agora tem de dar a vez a outros, paciencia é muito dificil estar sempre em cima, mas esta era uma queda anunciada só que os PCP's não queriam ver.
Vou continuar á espera de novos desemvolvimentos....eu tenho todo o tempo do mundo FELIZMENTE não precidso deles

Anónimo disse...

TUDO ISTO EXISTE, TUDO ISTO É TRISTE, TUDO ISTO É FADOOOOOOOOO!

O tuga gosta mesmo é de novelas. Esta é uma novela para animar xuxialista, enfim...

O Poder corrompe, independentemente das boas obras que se deixam feitas.

Baixinho disse...

O Manuel Coelho é uma manta de retalhos, só é presidente da câmara de Sines, porque o PCP tem o poder instituído. O homem não diz coisa nenhuma, é uma aberração da natureza em todos os sentidos da palavra. Como médico foi sempre um medíocre, mas como em terra de cegos quem tem um olho é rei, ele não o foi, mas ganhou muito dinheiro, muitas benesses e muita popularidade, à custa das "suas" falsas boas vontades e modéstias. Quem não se lembra de estar nas urgências doente, à espera de ser atendido, "esperando sentado", porque o "senhor doutor" saia pela porta do cavalo, dizia que ia tomar um cafezinho, mas em vez do café, o Manel doutor, ia mas é esfolar umas consultinhas no seu consultório particular do 1º de Maio... ainda se lembram ou é preciso fazer um desenho?!!
Nunca votaria numa aberração da natureza, como tal, espero que o prepotente e malcriado do Sr.Coelho vá cantar fado para as serras de Coimbra, zona de onde veio, quando era guardador de rebanhos.

Anónimo disse...

Os eleitores do PS vão engolir um SAPO em Outubro.

Anónimo disse...

Porra Baixinho.
O homem assim nem precisa da máquina trituradora do Partido, quando lá chegar já vai feito em farinha.LOL.

Anónimo disse...

Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.

Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto.
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,

Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.