terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Assembleia Municipal de Sines


"A opinião tem pela Câmara dos deputados um sentimento unânime e unanimemente declarado de tédio.
Diz-se mal da Câmara por toda a parte. Os jornais mais sérios falam constantemente da sua improdutividade. Ela é geralmente considerada como um sórdido covil de intrigas.
Se se pergunta:
- Que houve hoje na Câmara?
- Uma farsa - respondem uns.
- Uma feira - respondem outro".


Do "nosso" Eça de Queirós, que já não sei se era um visionário, ou é Portugal que não muda.

Na última Assembleia Municipal Extraordinária, a votação da assinatura por parte do Presidente da Câmara Municipal de Sines com o Ministério da Educação para a transferência de competências na educação do 1º e 2º ciclo, dividiu o elenco camarário da CDU e a sua bancada.

A favor Presidente da Câmara, Vereadora Marisa, a deputada Helena Sales ( CDU), deputado Murta ( CDU) , deputado Micael (PSD) e toda a bancada PS.

Contra a Mesa da Assembleia - Presidente da Assembleia e Secretários - deputado Venturinha (PSD) e a restante bancada CDU.

Fez-se história, a CDU perde pela primeira vez uma votação por si proposta.

Manuel Coelho, pragmático, esqueceu a lealdade partidária em benefício da autarquia, da sua gestão e de Sines.

O PS que tanto contesta e com razão, a má gestão da CDU siniense e uma certa tentaculização sobre a vida siniense, votou favoravelmente, mais poder para a autarquia, sem esboçar o mais pequeno desconforto. São os sapos da politica, pois a medida em termos globais é favorável e muito para a autarquia e para Sines.

A CDU provou do seu próprio fel, a apregoada descentralização, o reforço do poder local, a defesa dos interesse da população que os elegeu acima dos interesses partidários, foi por água abaixo, ao primeiro sinal da cúpula partidária.

O PSD, quem mais podia capitalizar esta situação, deu uma imagem de si próprio, mantendo-se dividido. Nem aqui que era só ganho, soube trazer a mala cheia de dividendos políticos.

Politicamente saiu a ganhar Manuel Coelho que demonstrou a sua independência em relação à CDU em nome da defesa dos interesses de Sines, dizem uns, em defesa da sua gestão, dizem outros. Ao PS coube a sorte do guarda-redes no penálti, que sem se mexer o avançado acerta-lhe com a bola.

Ganhou Sines, pois o Estado passa a transferir verbas para competências que em grande parte a autarquia já assumia, sem daí resultar proventos financeiros.

Recuando no tempo, recordo-me quando a divisão do PS Sines, protagonizada entre a bancada e a vereação socialista, encabeçada pelo Idalino e Guinote respectivamente, punha o PCP em histerismo louco. "Afinal, quantos PS's existem?" era a palavra de ordem para regozijo imbecil. Imbecil porque não beneficiou ninguém, nem o PCP capitalizou politicamente com esta divisão, o PS perdeu o seu melhor quadro desde sempre, em Sines, não dignificou a política, nem a Assembleia Municipal, e a Cidade, essa, saiu sempre a perder.

11 comentários:

Anónimo disse...

é aqui no comentário politico, que este jovem siniense, se notabiliza, assumo que só para ver se a sua sensibilidade de análise e o seu conhecimento da realidade siniense, se manteria estando no lado de quem a executa, que votaria em si, assim como votei no guinote.

saudações socialistas

Anónimo disse...

Dois comentários a este post:
1- o Orgasmo do ano do PS de Sines sem se mexer "na cama".
2- A confusão generalizada em Sines é idêntica à do País. Coelho anda a aprender umas coisas com Sócrates como dividir a sociedade e neste caso a força política que os sustenta.

Obs: Não comento, porque não conheço se a aprovação da medida para Sines é positiva ou não. O facto principal deste estado Siniense é que a cisão na CDU está aí para durar e ou Jerónimo põe mão nisto ou esta câmara será governada por Independentes por incapacidade técnica e idoneidade política dos partidos concorrentes.

Anónimo disse...

Vivem a falar da descentralização e quando a oportunidade surge votam contra ?
São comunistas ou comodistas ?
Manuel Coelho mostrou que os tem no sitio e subiu um degrau na minha consideração.
Primeiro estão os interesses da nossa terra e depois os partidários.

Estação de Sines disse...

Eliminei um comentário neste post, pois aquela história de "tudo o que for ofensivo, atentatório, etc" tam bém vale para a minha pessoa.
Se pretender ver esclarecida algumas certezas que lhe venderam e comprou a baixo preço, tem o meu mail à disposição, e pode contactar-me mantendo-se a coberto do anonimato.

Anónimo disse...

braz mantenha o rumo, que vai na direcção certa, é pena que a oposição seja constituido por um conjunto de incapazes, que até tremo do que possa acontecer à CDU, eu que como milhares de sinienses votamos PS nacional e CDU Sines.

Estação de Sines disse...

Tem o meu mail à disposição para colocar as questões que pretende, ou então se viveu o que quer que seja, peça a "famosa" carta que escrevi aos militantes e fica esclarecido.

Anónimo disse...

" é pena que a oposição seja constituido por um conjunto de incapazes, que até tremo do que possa acontecer à CDU, eu que como milhares de sinienses votamos PS nacional e CDU Sines."
É pena é você ser tão superior e não se chegar á frente, se você acha que são uns incapazes chegue-se á frente ou será que não tem coragem ? É mais fácil estar na rectaguarda?Estar bem com deus e com o diabo, é mais comodo.Você vota CDU Sines , porque deves viver á conta do orçamento.
Onde estão os incapazes no PS?
Diga os nomes para nós sabermos.
São capazes e competentes nos seus trabalhos e incompetentes para irem para a autarquia?
Também te prometeram alguma coisa que não te deram?

Anónimo disse...

ser competente em trabalho de nomeação politica é fácil, my friend. Os cabecilhas ainda tem muito que provar acerca do seu valor, veja-se a oposição que fazem, um deserto de ideias técnicas, profissionais, politicas, aí o dono deste espaço tem razão desde o guinote que o PS por exemplo não apresenta um orçamento alternativo. Temos que aceitar que são muito fraquinhos.
E depois como correm com pessoas como o guinote, e até com o dono aqui deste "corner". A propósito terão alguém capaz de fazer um blog, por exemplo com metade do valor deste? vejam o blog do PS Sines. Ridiculo, no minimo.

Anónimo disse...

Amigo Braz não se deixe amedrontar por anónimos sem escrupulos, que gostariam de o amordaçar. Continue com a sua coragem e frontalidade que sempre o caracterizaram e mantenha a linha do blog. Doa a quem doer. Já que nem todos nesta aldeia podemos dizer e assinar o nosso nome verdadeiro tudo o que nos vai na alma, haja alguém com coragem e sem rabos de saia que não tem medo de dizer as verdades nem de incomodar alguns caciques que se julgo donos e senhores de Sines.

Anónimo disse...

Isto está a precisar de uma lista de independentes, capazes com propostas realistas nada de fantasias e mentiras para por em sentido estes senhores, que não tendo argumentos ofendem.
Brás sabes que isto pode acontecer e uma lista de INDEPENDENTES faz-se ou não.
E se a partir daqui com todo o tempo que falta ate ás eleições a ideia de juntar pessoas que olhem para Sines como deve ser podesse dar lugar a um grande movimento civico altrenativo a tudo o que existe?
Volto já.

vermar disse...

Pensava que passados todos estes anos a CDU apresentava um discurso democrático virado para o futuro, mas infelizmente quem se der ao trabalho de passar com os olhos pelo saite: www.setubalnarede.pt repara facilmente num discurso barato sem objectivos definidos e com a tradicional linguagem do bota baixo, desta vez reaparece com o nome de: Francisco do Ó Pacheco.

Caro Sr. Francisco do Ó Pacheco se não consegue fazer nada sem estar ligado ás vergonhosas maquinas politicas, aprendam com quem consegue e mostrem que são capazes de fazer melhor…