sábado, 29 de novembro de 2008

Medalhas de Mérito Municipal


No âmbito das comemorações do Dia do Munícipio, na Sessão Solene da Assembleia Municipal de Sines, é tradição serem atribuídas medalhas de mérito municipal a entidades e figuras de Sines, pelos serviços prestados à comunidade, assim como nas comemorações do 25 de Abril são atribuídas Medalhas de Mérito Desportivo Municipal.

Naturalmente que no conceito de "serviços prestados à comunidade" cabe toda a subjectividade que os homenageadores pretenderem.

A banalização da atribuição de medalhas de mérito desportivo, fazem lembrar o período final da Monarquia portuguesa, em que o Estado procedeu à venda de títulos nobiliários de modo pouco criterioso, facto que esteve na origem da célebre frase "Foge cão, que te fazem barão! - Para onde, se me fazem conde?"; e a politização da atribuição das Medalhas de Mérito Municipal ao longo dos anos retirou credibilidade à distinção, prejudicando e desvalorizando aqueles que efectivamente mereceram o reconhecimento e ostracizando outros.
Assim, foi de novo no passado dia 24 de Novembro, entre ausentes e esquecidos, merecedores e outros nem tanto, foram distinguidas duas entidades e oito personalidades:

A Cercisiago - Cooperativa de Educação e Reabilitação, foi fundada à 30 anos por um grupo de pais e amigos de crianças e jovens portadores de deficiência. Desde então tem desempenhado um papel fundamental e inovador na reabilitação e integração social de crianças, jovens e adultos com deficiência no litoral alentejano (concelhos de Sines, Santiago do Cacém e Odemira), apoiando neste momento 130 pessoas nas valências educacional, formação profissional, Centro de Actividades Ocupacionais e Lar Residencial.

A Cooperativa de Habitação e Construção Económica “Unidade e Acção” teve na sua origem a missão de apoiar os munícipes com menores rendimentos na aquisição de habitação. Em 30 anos de trabalho desenvolvido, acompanhou o crescimento da cidade de Sines, tendo sido responsável pela construção de 318 fogos, servindo um número estimado em mais de 1250 pessoas.

David Pereira (n. 1925) e Virgílio Gorgulho (n. 1941) distinguiram-se pelos seus serviços como bombeiros, tendo visto o seu mérito reconhecidos várias vezes, quer pelos seus pares, quer pelo Instituto de Socorros a Náufragos e pelos governos de Portugal e Espanha, destacando-se a sua participação no célebre salvamento de um navio espanhol naufragado ao largo de Sines em 1957.

João Fragoso (n. 1940) marcou gerações de jovens sinienses como professor e toda a comunidade pelo trabalho desenvolvido como autarca e dirigente associativo. Foi membro da Assembleia Municipal, fundador e dirigente de várias colectividades locais e director pedagógico da Escola Tecnológica do Litoral Alentejano durante 13 anos.

José Vilhena (n. 1940) foi autarca na Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Sines e na Assembleia Municipal (que presidiu por duas vezes), além de ter desempenhado um papel fundamental na dinamização do movimento sindical e associativo de Sines. É também um poeta, prosador e cronista de qualidade reconhecida.

Agostinho Rodrigues (1954-1992) foi um vértice do movimento sindical no concelho, fundador da União dos Sindicatos de Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal, além de ter desempenhado um papel preponderante no cooperativismo de habitação e, junto da comunidade piscatória, como funcionário e dinamizador da Mútua dos Pescadores.

João Doroteia (1954-2006) liderou a reactivação da Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém, dando novo fôlego à divulgação e promoção da cultura cabo-verdiana e à integração de todas as comunidades imigrantes. Foi também eleito pela Junta de Freguesia de Sines, trabalhando em prol de toda a população siniense.

José Manuel Viana da Silva (1938-2007) foi um homem-bom de Sines, activo, durante décadas, em todas as dimensões da vida do concelho. Vereador da Câmara Municipal e presidente da Junta de Freguesia de Sines, é enquanto professor que, pelas suas inovações e dedicação, permanece de forma mais viva e afectiva a sua recordação entre os sinienses.

José Miguel da Costa (1922-2005) teve um papel central na recolha e tratamento do património arqueológico de Sines, tendo sido responsável pela fundação dos primeiros núcleos museológicos do concelho e pela organização da sua primeira biblioteca pública. A doação da sua colecção de obras de artes e biblioteca pessoal foram outros legados a esta comunidade.

ver aqui homenageados em anos anteriores

8 comentários:

Anónimo disse...

Qaundo não consta a APS, quem mais tem feito por sines, senão ainda a marginal estava arruinada, está em causa toda a credibilidade.

Anónimo disse...

Sines tem pelo mundo, professores universitários, investigadores, doutores, doutorandos, etc, profissionais de excelência em várias àreas de actividade, mas a mesquinhez e vistas cusrtas "deste" politicosn de chinelo nunca passa do largo do castelo. Pobres de espirito merecem a nossa pena.

Anónimo disse...

Nuno cera, querem mais exemplo, Vicente do Ó, mais, Joana Jorge, basta. Almas incultas, preferem um campeão regional do berlinde ou outra modalidade que poucos ou nenhuns praticam, enfim é o que temos.

Anónimo disse...

Logo, logo a Estação vai ter uma medalha. Mas é a estação de escola de artes, como o centro de artes, e as piscinas e o castelo, o nosso presidentes e os seus lacaios ficarão tão cobertos de medalhas como aqueles ditadores africanos.

Estação de Sines disse...

Caro anónimo, tive que recusar o seu comentário, - apesar de concordar consigo-, devido à observação e menção explicita ao nome de um dos medalhados.

Espero que compreenda e aceite o motivo da resusa.

Anónimo disse...

UMA VERGONHA, não pelas pessoas homenageadas essas são as que não tem culpa nenhuma , mas a autarquia BANALIZOU o acto , estive a ver a lista dos medalhados em anos anteriores..........INCRÍVEL.

A Autarquia devia de ter VERGONHA

Anónimo disse...

Sem dúvida uma vergonha as medalhas de mérito,concordo com o anónimo que escreveu o nome de Vicente do Ó era merecido ...
Que vergonha a medalha de mérito da cooperativa de Habitação será peso de consciencia da autarquia???? É verdade já não podem construir mais Habitaçoes porque a Camara não deixa.....

Anónimo disse...

Medalhas de mérito municipal – de novo olvidou-se o mérito académico, porque estes já saíram de Sines, regem-se por padrões de excelência que a sua terra não acarinha e não promove