sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Comunismo pragmático


A Câmara de Santiago do Cacém lançou à discussão pública um projecto que prevê a proibição de trânsito de veículos de transporte de mercadorias perigosas nas estradas do concelho.


De acordo com esta autarquia do Litoral Alentejano "a circulação de veículos de transporte de mercadorias perigosas nos perímetros urbanos do município de Santiago do Cacém apresenta elevada perigosidade, susceptível de provocar acidentes ecológicos, situações de poluição ambiental e é um factor de degradação da qualidade de vida das populações, seja pelo ruído, seja pela poluição seja pelo risco de acidente agravado", segundo é revelado pelo elenco camarário.

Ainda na opinião do município, a presente postura visa, assim, condicionar a circulação de veículos de transporte de mercadorias perigosas desde que estas mercadorias se encontrem abrangidas pelos critérios de classificação de mercadorias perigosas.
Um "estatuto" que, de resto, está previsto no Regulamento Nacional de Transporte de Mercadorias Perigosas por Estrada e na demais legislação e normas europeias em vigor nesta matéria".
A nível do distrito de Setúbal é o transporte de gás liquefeito que levanta maior apreensão aos serviços de protecção civil, já que em caso de acidente, uma nuvem tóxica pode ser muito grave e, se houver aquecimento da cisterna, ela pode explodir e os estilhaços atingirem centenas de metros. Daí que que existam atenções redobradas sobre Sines.


Preocupação legitima, mas que creio, se resolva com uma maior atribuição de subsídios das empresas do Complexo Industrial de Sines ao Município de Santiago, como Vítor Proença já reclamou.

9 comentários:

Anónimo disse...

hehehehe até acho graça, dá vontade de rir.
Só uma, como é que se vão abastecer as bombas de combustivel dentro da cidade?
Ele tem é de pedir e exigir que os carros tenham todas as inspecções , certificados , etc,etc, não queiram ser mais papistas que o papa

Anónimo disse...

O anónimo que escreveu o primeiro comentário apenas opina para ser engraçado mas na realidade expôs-se ao rídiculo. Será que ele leu a proposta de regulamento para perceber que o abastacimento no interior de Santiago é uma das excepções? Quando não têm mais nada para fazer vêm para aqui dizer umas alarvices. É preferível recentrar o tema e tentar perceber em que é que afecta o concelho de Sines? Como vão as viaturas da refinaria para Alvalade? Por Grândola ou pela Sonega (passando a percorrer mais km em Sines)?

Anónimo disse...

Cuidados e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
E ácido fluorídrico também não, digo eu.
Passam várias toneladas/ano pelas estradas de Santiago a caminho de Sines, já lá vão catorze anos e nada acontece, ainda bem.
Graças a Deus.

Anónimo disse...

Realmente o primeiro comentador é um brincalhão (dos parvalhões)
Fez uma intervenção só para dizer m****.
Quem é que gosta de morar em Santiago ou noutra localidade qualquer e à sua porta sentir passar mais de uma centena de camoões de combustível por dia?
Soluções? É óbvio que há soluções.
Ex. Se as empresas que vendem os combustíveis que que os vendem a altos lucros (a preços de roubo), colabirassem com a CNSC na construção duma variante à cidade?
Que tal?
Há gentinha que diz mal apenas porque acorda de "pau murcho"
Depois, o V. Proença é que é o culpado!

Anónimo disse...

Eu recordo que há cerca de 5 anos atrás houve um acidente antes da Sonega com um camião vindo da Repsol e poderia ter ocorrido problema muito grave se tivesse havido fuga de etileno.

Anónimo disse...

Pois é ..o Sr.Presidente pode ter razão... mas isso diz ele para ver se as empresas lhe dão mais alguns euros...Tenho ou não tenho razão????

Anónimo disse...

O ultimo parágrafo do texto inicial diz tudo. Tanta treta para se pedir dinheiro. Os responsáveis da zona que sejam sérios e deixem de brincar com a nossa inteligência.
E acima de tudo que sejam coerentes nas suas tomadas de posição.
Se com os dinheiros que recebem das unidades que existem nos concelhos estão na falência eu gostava de ver como se arranjavam se elas acabassem.

Anónimo disse...

Oh forasteiro "comunista"deves de ter uma grande dor de cotovelo ,mas isso passa com fisioterapia ou com massagens , ou em ultimo caso coças .
Felizmente a maioria das pessoas não pensa como tu , senão regressavamos ao tempo da pedra lascada, tens uma azia quando está em causa qq coisa relacionada a refinaria ou petroquimica que até enjoas, deves ser daqueles frustados que não conseguiram entrar e agora é só mandar abaixo.

Anónimo disse...

Este último anónimo que deve ser o mesmo que o primeiro, um "xuxialista de M***", deve pensar que eu fico chateado por me chamar comunista. Logo que não me chame seu marido, está tudo bem.
O problema desse "energúmeno" é mesmo ter saído como lasca de um penedo do monte e que aterrou, sabe-se lá com que cunhas numa dessas empresas e que nada faz sequer para garantir o seu salário nem sequer o emprego digno de outros. Mas como vozes de burro nunca chegaram ao céu, fico-me por aqui...
Este blog, apesar do esforço plausível do seu autor anda mesmo por baixo. cada um tem o que merece.
Há bestas que vêm os comunistas em todo o lado. Salazar também assim era!