sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Acidente mortal paragem da Galp Sines

Registou esta manhã o primeiro falecimento de um trabalhador envolvido nos trabalhos da Paragem da Galp Energia em Sines.
De acordo com as informações que disponho, era funcionário do ISQ Lisboa e as causas da morte, são para já desconhecida.

Para além do fortuito, associado muitas das vezes aos acidentes, fala-se demasiado, no excesso de trabalhadores, concentrados numa reduzida àrea e da urgência da execução dos trabalhos e tarefas, muitos dos quais realizados por trabalhadores inexperientes, nestes trabalhos de paragem técnica da Refinaria de Sines da Galp
Compete à Galp Energia, clarificar o que se passa, doutro modo o seu silêncio somente servirá para avolumar as "teorias" de quem especula, tornando-se muitas vezes na realidade, pelo menos na possível.

23 comentários:

Anónimo disse...

Era interessante poderes dar mais explicações se for possivel claro, mas está-me a parecer que aquela paragem não vai acabar bem , infelizmente.

Anónimo disse...

É lamentável.
Só um reparo:O azoto não é um gás tóxico,mas...http://www.airproducts.com/medical/pt/productos/gases/nitrogeno.html

Unknown disse...

é sempre lamentavel a morte de alguem, mesmos de pessoas com pouca formação.....infelizmente o colaborador apenas tem mais de 20 anos de experiencia e formação continua.....aguardemos pois pelo resultado do exame medico legal se tera lugar segunda feira

Anónimo disse...

Aguardemos pelo resultado da autópsia, quero acreditar que o mesmo não seja manipulado.
Independentemente das causas da morte, este momento deve ser aproveitado para avaliar as condições de segurança dos que trabalham em locais de risco e implementar as medidas concensuais para reduzir esses mesmos riscos.
Já agora, pensando nos que estão vivos, seria de bom tom pagar um pouco melhor a quem corre riscos tão grandes que poderão incluir a morte.

Anónimo disse...

gostava de ver o que fariam os senhores petrogal se na segunda feira não se apresentasse ninguem para continuação dos trabalhos, talvez os fizesse pensar na segurança daqueles que se preocupam uma vez por ano em manter aquela joça a funcionar sem problemas para dar muitos milhões de lucro, isso sim importante.
um amigo do Cebolinha

Anónimo disse...

argon...
As empreitadas à pressa motivadas pela pressão do lucro, dão nisto.
Pelos vistos Sines não está preparada para grandes obras!

Anónimo disse...

Algo de muito mau se está a passar no reino da PETROGAL. Estes acidentes não são por acaso. Terão a ver com os prazos? Com a falta de condições de segurança? Com o recrutamento feito á porta de pessoas sen experiênçia? Como é possivel deixar alguem entrar em espaços cofinados sem as minimas medidas de segurança? Mais poderia perguntar mas aguardemos as respostas da PETROGAL.
Lamentável .

Anónimo disse...

O Azoto não é um gás tóxico, é um gás inerte. O problema é que ocupa o espaço do oxigénio. Ningém morre por aspirar azoto, este gás faz parte da composição do ar.

Anónimo disse...

É suposto a petrogal disponibilizar os equipamentos em conduições de serem intervencionados, caso tenha sido inalação de azoto, algo correu mal, do lado da Petrogal

Estação de Sines disse...

Agradeço a informação sobre a não toxicidade do azoto, que já rectifiquei.

Anónimo disse...

Sobre o AZOTO (Nitrogeno)

Propriedades Físicas e Químicas
Aspecto: Gás incolor Cheiro: Não detectável pelo cheiro
Temperatura de fusão: -210 ºC Temperatura de ebulição: -196 ºC
Densidade relativa, gás: 0.97 (ar=1)

Gás comprimido.
Risco de asfixia em altas concentrações.
Os sintomas podem incluir perda de conhecimento e motricidade. A vítima pode não ter percepção da asfixia.

Armazenar o recipiente em local bem ventilado, a temperatura inferiores a 50 ºC.

Manuseamento e Higiene Industrial
Manuseamento: Impedir a entrada de água no recipiente. Não permitir o retorno do produto para o recipiente. Utilize somente equipamento com especificação apropriada a este produto, e à sua pressão e temperatura de fornecimento. Garantir ventilação adequada.
EPI´s específicos:
Aparelho de respiração autónoma
Garrafa de emergência (rápido escape)
Luvas de PVC
Óculos de protecção química ou viseira
Fato e Botas de PVC
Derrame/ Fuga Acidental
Precauções individuais: Evacuar a área. Utilizar equipamento de respiração autónoma de pressão positiva quando entrar na área, a não ser que se comprove que a atmosfera é respirável. Assegurar uma adequada ventilação do ar. Tentar eliminar a fuga.


Métodos de limpeza: Deixar evaporar em segurança. Ventilar a área.
Fazer descer ou dispersar a nuvem de gás, com água pulverizada.
Combate a Incêndios
Meios adequados de extinção: Qualquer meio de extinção

Equipamentos de protecção e procedimento: Usar fato totalmente protector. Em espaços fechados, usar aparelho de respiração autónoma de pressão positiva.

Métodos específicos: Eliminar a fuga, se possível. Afastar o recipiente ou arrefecê-lo com água a partir de um local protegido. Usar água pulverizada, para se possível, fazer descer os fumos provocado pelo fogo.

Perigos específicos: A exposição ao fogo pode provocar rotura e/ou explosão dos recipientes. Não é inflamável.
Primeiros Socorros
Inalação: Retirar a vítima da área contaminada, utilizando equipamento de respiração autónoma. Manter a vítima quente e em repouso. Chamar o médico. Aplicar respiração artificial se a vítima parar de respirar.

Contacto com os olhos: Lavar com água abundante durante pelo menos 15 minutos. Se a irritação provocada persistir, recorrer ao médico.

Contacto com a pele:. Lavar a zona afectada, com água abundante. Remover a roupa e o calçado contaminado.
Ingestão: Pouco provável devido à natureza do produto. Caso ocorra, consultar imediatamente o médico

Anónimo disse...

Alguém já sabe mais alguma coisa do que aconteceu? Resultado da autópsia? A causa está relacionada com o trabalho ou não?

Anónimo disse...

Ao senhor enciclopedista e a outros sabe-tudo da mesma índole. O meu lamento por tão infestante praga atingir assuntos que deveriam ser tratados com seriedade e competência.
Se calhar até foi por isso mesmo que o Cebolinha morreu. Estou farto de teóricos e de blá blá. Garantir que outra morte em iguais condições não vai acontecer, só tem uma maneira, é serem aplicadas as medidas que garantam que nenhum gás (além do ar que respiramos)possa entrar no espaço ocupado por qualquer pessoa.

Anónimo disse...

segundo consta na pouca informação que circula sobre este suposto incidente, não foi detectada a presença de gases tóxicos no local.
Então alguém me responda a duas questões:
Quando tinham sido feitas as últimas medições, dia e horas?
Porque razão a equipa de resgate usou oxigénio (algumas botijas e das grandes)

Anónimo disse...

Apenas posso responder a uma pergunta. As botijas de gás fazem parte do procedimento de segurança. Ninguém arrisca retirar um homem caído dentro de um espaço confinado sem botijas de oxigénio

Anónimo disse...

Épá quando dizes isto " Porque razão a equipa de resgate usou oxigénio (algumas botijas e das grandes)""

Vê-se logo que segurança para ti é igual a ZERO

Anónimo disse...

se quizerem posso fazer um desenho!!

Anónimo disse...

Só um membro directo da família e informo, que neste momento ainda não existem informações legais sobre o relatório da autópsia, como neste blog existem várias pessoas interessadas em saber o que se passou assim que tiver o resultado da mesma informo.

Obrigado aos amigos.

Anónimo disse...

Alguem dos comentadores anteriores que afirma repetidamente que o azoto não é tóxico ...já ouviu falar da narcose do azoto..e de pressão parcial de um gaz...?

Anónimo disse...

So um pequeno comentário...
Como ex-trabalhador da refinaria do Porto, a responsabilidade de arranjar funcionários qualificados, não é da Petrogal, mas sim da empresa em questão. O mal destes casos é que os prazos têm que ser cumpridos e as empresas de empreitada para lucrar, e cumprir com os prazos contactam pessoal sem experiência nenhuma. Quanto em equipamentos, estes têm que ser cedidos por parte da empresa de empreitada e não pela petrogal. As empresas de empreitada já recebem o seu incluindo o custo desses equipamentos. A petrogal tem em sua parte culpa, mas como os empreiteiros é que têm a obrigação de cumprir as normas de segurança, acabam sempre por fugir as responsabilidades.

Anónimo disse...

Eu sei porque tava presente porque a minha firma faz la serviços nesse dia foi inalaçao de um gas muito perigoso.

Anónimo disse...

se a segurança fosse igual a da holanda se se calhar se se tinha passado nada , quem trabalha em espassos confinados deve ter uma formação ,que deve ter uma mascara com ele eum vijilante sempre de olho no trabalhador.mas a petrogal so quer o traqabalho feito para lucrar

Anónimo disse...

Pois o que mais lamento em tudo isto, é que estas situações aconteçam e continuam a acontecer.
Como ontem mesmo ouve mais um lamentável acidente mortal na mesma refinaria.
E assim continuam as pessoas a empurrar as responsabilidades uns para os outros e ninguém é chamado á responsabilidade.
Lamento tudo isto, pelas vítimas e principalmente pelas famílias que após estas situações ficam destroçadas e abandonadas, sem que nada se faça.
Ass.LNP