quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Futuras Instalações do Infantário Pintaínho



Depois de mais de três décadas a receber, educar e acarinhar gerações de sinienses, e não só, as velhas instalações pré-fabricadas, do Infantário Pintainho, cedidas pela então CNP - Companhia Portuguesa Petroquímica, foram abaixo. No seu lugar irá erguer-se, aquele que será seguramente o melhor equipamento de apoio à infância da região, quer pelas dimensões, pouco habituais, do espaço exterior, quer pela qualidade do edifício. Será o primeiro edifício público de Sines (pelo menos que eu tenha conhecimento) totalmente independente em termos energéticos e com aproveitamento de águas sanitárias e pluviais. A sua arquitectura promovendo o máximo aproveitamento da luz solar e a sua estrutura em vidro até ao limite do solo proporcionam aos mais pequenos a sensação de prolongamento do espaço exterior, o edifício é ainda dotado de um ginásio e um anfiteatro.
O valor do investimento, contemplando a construção, arranjos exteriores, equipamento de cozinha, painéis solares, etc, estima-se que seja de € 1.600.000, mais IVA.
Se a tudo isto juntarmos as actividades extra-curriculares, integralmente gratuitas, e a experiência e qualidade do pessoal, temos uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de que Sines se pode e deve orgulhar.
Nota 1: Para além da gestão do Infantário a Cáritas de Sines, a cuja direcção orgulhosamente pertenço, distribui alimentação e roupa a cerca de 150 famílias, o que corresponde a mais de 500 pessoas do Concelho de Sines
Nota 2: O facto da totalidade do investimento ser feito sem qualquer apoio governamental, autárquico ou recurso a fundos comunitários, enche-nos de orgulho e mais valoriza os apoios - poucos - privados.

17 comentários:

Anónimo disse...

Mais de três décadas. Parabéns.
Confirmo que é verdade, os meus filhos andaram lá, quase no começo.
Está tudo dito no post, não tenho nada a acrescentar, só quero reforçar com um ditado popular "Faz mais quem quer do que quem pode".
Continua estás a agradar.

Anónimo disse...

quando se deixa a política para fazer obra desta, sem a lemechice do peditório do dinheiro público, só lamento que o braz e o PS não se tenha incompatibilizado mais cedo.

Anónimo disse...

Bom,bom daqui a pouco estão a dizer que foi o Braz o mentor da obra, tenham cuidado.

Anónimo disse...

Não foi só o mentor, mas também o impulsionador e angariador de verbas.
Há quem não goste mas connosco, têm sido rigoroso mas justo. Promove o mérito e a dedicação e aposta muiti, mas muito forte na qualidade desta casa.

Fátima, funcionária

Anónimo disse...

Não sejam injustos, mas a obra que o Braz têm desenvolvido, naquela instituição é notável e irreprensível. Confesso que não o conheço bem, nem o acho especialmente simpático, mas tive lá os meus filhos e o mais novo apanhou 3 anos já com este senhor na direcção, e tudo mudou para muito melhor. Esta é matéria de facto, o resto são opiniões.

Anónimo disse...

Caro anónimo, o "mentor da obra" não foi o Braz, foi você.

Anónimo disse...

Não fui eu , mas não foi o Braz , tenho dito

Anónimo disse...

vai-se pagar qt para ter la um puto?! ui... deve de ser inflaccionada a mensalidade

Estação de Sines disse...

o tecto máximo das mensalidades são determinadas de acordo com a legislação em vigor, independentemente da qualidade das instalações ou de ensino. Deste modo teremos as mesmas mensalidades, com muito mais qualidade.

*** disse...

mudou tudo pa melhor??? ahaha

Anónimo disse...

Fico pasmado com tudo o que se disse aqui a respeito do Infantario Pintainho.So quero relembrar as pessoas que teceram comentarios que ou não sabem ou se esqueceram que tal Infantario é pertença da CARITAS PAROQUIAL DE SINES.É um serviço da Igreja Diocesana para a promoção da sua acção social ajudando os mais carenciados.

Estação de Sines disse...

Para esclarecimento cabal deste assunto: A Cáritas Paroquial de Sines é a entidade gestora do Infantário Pintaínho, sendo uma das respostas sociais que esta entidade sem fins lucrativo, presta à sociedade.
Deste modo a obra em questão, para o bem e para o mal, é da responsabilidade da direcção da Cáritas que com o seu trabalho volutário se propõe a executar uma obra social de grande significado para Sines e a Região. Esta como outra, não é uma obra de uma única pessoa, nem minha nem de ninguém em particular, é uma obra colectiva de alguns e para todos.

Anónimo disse...

Só uma pergunta...por que é que os comentários são todos "anónimos" excepto os da "Estação de Sines"?Que falta de cidadania...
O que interessa quem "faz" a obra?O resultado final é que vale!
Seria de supor que quem tem filhos os pudesse sustentar e não estivesse à espera de "borlas"...

Carla Santos disse...

Acho impressionante que a funcionária "Fátima", se realmente for a da Cáritas como tenta dar a entender, tenha enviado uma mensagem para o vosso BLOG sem ter conhecimento, até hoje, da existência do mesmo.
Relativamente ao que afirmou, prefiro não comentar para não ferir o EGO de ninguém.

Anónimo disse...

É o fado, que nos condena, e que condena portugal. Nem a obra tá feita, e já se discute quem fez, quem pensou, quem pagou, se quem comenta é real, quem é bom e quem é mau, o ego duns e de outros, insinuações, sugestões, palpites, etc.
Importante: que a obra seja feita, para o bem de Sines e dos nossos filhos e netos.
As obras ficam as pessoas passam. É triste tanta mesquinhice, quem tem razões de queixa faças no lugar próprio, quem tem méritos prove-os na devida altura.

Arte às Cores disse...

mim pouco mem interessa quem faz, fez ou deixa de fazer...que se faça...o que me interessa é saber quando é que esta feito..essa resposta é que tem sido dificil dar....

Maria disse...

isto realmente....
Se nao fazem mais obras em Sines, os sinienses queixam-se de que a cidade nao desenvolve e que gastam o dinheiro em coisas sem interesse!! MAS quando as obras são feitas e até teem algum interesse para a população os bem ditos dos Sinienses reclamam á mesma quem fez? de onde vem o dinheiro? bla bla bla será que nao sabem o que querem ou só estão a bem a criticar de uma maneira ou de outra??