quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Convite do Partido Socialista

Cerca de 4 anos, depois, eis que surgiu um convite do PS Sines - a Federação de Setúbal nunca deixou de fazê-lo, apesar de eu também nunca aparecer -, transmitido por viva voz, de um dos históricos socialista locais, por quem nutro especial admiração e reconhecimento.
Convidava-me a assistir à apresentação da recandidatura de Vítor Ramalho à Federação Distrital de Setúbal - a quem não aprecio especialmente - na sede da secção do PS Sines.
Confesso que me causou estranheza, e somente não compareci, por obrigações pessoais e profissionais, inadiáveis.
Para ter um amostra do que podia esperar eis um excerto da apresentação da mesma candidatura no Barreiro:
"O Governo P.S. aprovou projectos para o nosso distrito que vão provocar uma verdadeira revolução nos próximos anos através de investimentos públicos e privados: Projectos Turísticos de grande qualidade, na indústria petroquímica através da REPSOL e GALP, criação de Plataformas Logísticas e reforço da capacidade na Actividade Portuária de Sines e Setúbal com ligações rodoviárias e ferroviárias à Europa, a T.T.T. Chelas / Barreiro e a ligação entre as capitais europeias pela Alta Velocidade, a construção do Novo Aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete, entre outros.” – refere um comunicado assinado por Amílcar Romano, Dinamizador da Campanha de Apoio a Vítor Ramalho no Concelho do Barreiro.Colocar de novo o Distrito de Setúbal na linha da frente do desenvolvimento “Esta estratégia do Governo P.S., vai colocar de novo o Distrito de Setúbal na linha da frente do desenvolvimento económico e social e acabar com o estigma do Distrito das bandeiras pretas…
Vítor Ramalho contribuiu de forma responsável no anterior mandato para afirmar o P.S. junto dos empresários, das instituições e das pessoas em geral. Hoje, é um garante para consolidar uma grande convergência política com capacidade para assumirmos com confiança os processos eleitorais de 2009, um garante para continuar a afirmar o projecto do P.S. no Distrito, como um projecto de esquerda, contra a demagogia do P.C.P., que continua a privilegiar as lutas contra os governos e acantonar-se nas Autarquias como espaço de oposição, favorecendo as lógicas do quanto pior melhor, ou contra a incoerência política dos dirigentes do P.S.D., que para sobreviverem vão alimentando as alianças com o P.C.P. na gestão das câmaras.”
Seis questões que gostaria de ver respondidas pelo candidato:
1. Qual a posição da Federação sobre a poluição no Concelho de Sines, e que medidas preconizaria para monitorizar e reduzir o seu nível? Porque o Governo não disponibiliza a verba necessária à realização integral do projecto GISA?
2. Porque a par do desenvolvimento industrial, não surgiu o desenvolvimento urbano com a aprovação de um projecto Polis, QREN, etc?
qual a posição da secção de Sines, pequena em militância, mas de uma importância estratégica, quase ímpar no Distrito?
3. Apoiaria a criação de uma federação do Litoral Alentejano?
4. Qual foi a posição e iniciativas da Federação acerca da localização da Galp Power e da Refinaria Vasco da Gama?
5. Para quando um candidato de Sines a deputado à Assembleia da República, em lugar elegível?
6. Quais as principais medidas e acções da Federação de Setúbal, durante o seu mandato, para o engrandecimento da secção do PS Sines?

18 comentários:

Anónimo disse...

Boa.
Aguardamos as respostas, ansiosamente e com curiosidade.
Esse de um deputado à AR num lugar elegível já faz falta há muito tempo mesmo que eu ache que os deputados trabalham mais fora da AR do que lá dentro e deviam ser obrigados a exercer em regime de exclusividade e não acumularem com universidades, escritórios de advogados, conselhos de administração de empresas, etc.

Anónimo disse...

se gostava de ver respondidas essas questões porque é que não perguntas directo?
pede o telemovel do homem que ele atende sempre...
podes sempre aparecer dia 30 em st andré.ou tambem taz ocupado?~

já perguntaram neste teu blog qual a tua versão da história. eu acho que tens razão em não aparecer, deve ser vergonha. a tua atitude com aquele mentecapto do fernando é no minimo baixa. ficas-te abaixo dele. ele é um zero mas a tua atitude de inveja de um zero passas-te a ser -1 ou menos ainda.

justificas a tua saida com a carta que nunca chegou a sair para a concelhia? ou atitude do cacique salvador? ou mesmo do idalino?

eu sei muito da história ao contrário do pedro ventura e do outro anónimo, mas ainda não entendi as tuas razões para fazeres o que fizes-te.

sais-te a atacar um partido que embora funciona-se mal funcionava contigo dentro, fazes parte da historia recente. pelo que sei aquilo que tu criticas abertamente ao ps presente fazias-o tu com a expresão pessoal " fogo á peça.." eram coisas menores...

existem caciques, alguns merdas, mas tens uns tipos lá dentro que são inteligentes e que fazem politica séria, mas precisam de tempo para se afirmarem.

mostra que eu não tenho razão e aparece. ou conta aqui a tua versão da história. ou existe alguma coisa que pode prejudicar a tua imagem. ter um blog é muito bom controlamos sempre a informação que entra. o mesmo faz o coelho com o noticias de sines.

é um tipo inteligente, mas acredita não és o unico. perdes mais atacando em todas a direções do que ganhas. atacar todos não implica ganhar.

sem mais

Estação de Sines disse...

"se gostava de ver respondidas essas questões porque é que não perguntas directo?
pede o telemovel do homem que ele atende sempre..."
Se perguntasse directo, apenas eu saberia as respostas, e parte delas eu sei, agora você e parte dos visitantes não. Se as receber escritas publico, se as ouvir, não o farei.
Em relação à disponibilidade do candidato, devo dizer-lhe que mudou muito desde o tempo em que Sines "não valia a pena". Alegra-me saber que as pessoas mudam para melhor.

"já perguntaram neste teu blog qual a tua versão da história. eu acho que tens razão em não aparecer, deve ser vergonha. a tua atitude com aquele mentecapto do fernando é no minimo baixa. ficas-te abaixo dele. ele é um zero mas a tua atitude de inveja de um zero passas-te a ser -1 ou menos ainda."

Não existem versões, mas uma versão, com várias interpretações, como em tudo na vida. Em relação ao Fernando, primeiro não considero, nem nunca considerei mentecapto, nem um zero. A minha atitude, foi muito claro, defender os interesses de Sines primeiro e do partido depois. Acreditando que o PS era o melhor para Sines, nunca pus nem ponho em causa a sua capacidade profissional, porque não me compete ajuizar, mas pus legitimamente em causa a sua capacidade politica, para com a nomeação de director do Centro de Emprego alavancar uma campanha já de si dificil. Fiz o que muito não fazem, arrisquei uma amizade, dizendo o que pensava e que seria melhor para Sines. Os amigos são aqueles que de nós esperam ouvir somente a verdade. (só a um amigo dizemos que está mal vestido, tem mau hálito, etc)

"justificas a tua saida com a carta que nunca chegou a sair para a concelhia? ou atitude do cacique salvador? ou mesmo do idalino?"

Para quem diz saber a história e não conhece a minha carta de demissão, então conhece a história que lhe contaram. O Salvador tomou atitudes arbitrárias e ao arrepios das decisões unânimes da Concelhia. Caciquismo são palavras suas, assim como chamar aqui o Idalino.

"eu sei muito da história ao contrário do pedro ventura e do outro anónimo, mas ainda não entendi as tuas razões para fazeres o que fizes-te."
Saber a história sem conhecer as minhas razões plasmadas na carta e dirigida a todos os membros da concelhia de então, é o mesmo que ir à bola e só ver a 2ª parte.

"sais-te a atacar um partido que embora funciona-se mal funcionava contigo dentro, fazes parte da historia recente. pelo que sei aquilo que tu criticas abertamente ao ps presente fazias-o tu com a expresão pessoal " fogo á peça.." eram coisas menores..."

O partido não funcionava apenas mal, mas muito mal, como todos os partidos que não estão no poder local, ou nas grandes cidades. A parte das minhas criticas e do "fogo à peça" não consigo relacionar, agradecia tradução. Mas de facto é uma expressão que ainda hoje uso, com o significado mãos á obra, não sei qual a sua interpretação, que menoriza tal expressão.

"existem caciques, alguns merdas, mas tens uns tipos lá dentro que são inteligentes e que fazem politica séria, mas precisam de tempo para se afirmarem."

O segredo está em ganhar a concelhia, não prestar vassalagem à federação, e depois da casa arrumada conquistar Sines. Com os novos elementos necessários, e os mais antigos que é necessários convencer e com, mais importante a independência da politica e do poder que é necessária, desejo-lhe mais do que sorte, vão precisar.
Quanto aos caciques e merdas a opinião é sua (de pronome possessivo e não do verbo suar).


"mostra que eu não tenho razão e aparece. ou conta aqui a tua versão da história."

Reles desafio. Outra expressão que uso é: já dei para esse peditório. Quando não se consegue mudar por dentro, foi o meu caso, espero que outros mudem.

"ou existe alguma coisa que pode prejudicar a tua imagem. ter um blog é muito bom controlamos sempre a informação que entra".

Quem se preocupa com a imagem é politico, mulher ou vigarista, como não estou em nenhuma dessas categorias, assumo a minha entidade tranquilamente. Descubra um visitante que tenha enviado um post não publicado, para depois poder falar em controlo de informação. Se pretendesse tal, pura e simplesmente não possibilitava o envio de comentário. Elementar, caro Anónimo, este blog serve de diarreia publicativa, tudo o que entra rapidamente sai, publicado.

"perdes mais atacando em todas a direções do que ganhas. atacar todos não implica ganhar."

Se entende que ataco em todas as direcções quando digo o que penso, lamento mas é a minha forma de estar, se pensa que pretendo ganhar algo, então não entende a minha forma de estar.

Nota: em relação à referida carta, já tive tentação de publicá-la, não o fiz porque refere-se a pessoas e actos da vida interna do partido, contudo estou disponível para pessoalmente ou via mail, explicar-lhe tudo o que se passou. Confesso-lhe, que me inquieta, pensar que não leram a carta aos membros da Concelhia e contaram a história que entenderam.

Ao teu dispôr

Anónimo disse...

Vi a carta mostrada pelo meu amigo Braz. Não tive na reunião em que supostamente deviam ler a carta, mas penso que não o fizeram.
Existe algo de importante o Braz tinha sido candidato a vice presidente, era o vereadora mais esclarecido, que mais arriscava e mais oposição fazia, era vice presidente da concelhia, era um pouco - muito talvez a alma do partido, e nas suas e nossas costas o Presidente da Concelhia, manipulado por alguns elementos, que o Braz considerava seus amigos, pretendeu decidir quem era o candidato, começou a fazer reuniões no seu restaurante com mais 2 ou 3 elementos do partido, e ignorava a concelhia. O braz deu um "muro na mesa" foi acompanhado por a maioria da concelhia que não se revia naquela palhaçada.
Contudo, também achei a sua saída extemporânea para quem já tinha passado por tanto.
De algo não o podemos acusar, saiu quando tinha sido convidado para n.º 2, tendo ele próprio auto-excluído-se desde a primeira hora de candidato. De noemeações também não pretendia, quando suriu essa insinuação pôs na mesa o recibo de vencimento e disse não tenho idade para perder dinheiro e pôr em causa a carreira profissional.
As coisas tavam complicadas e adivinhava-se o pior, terá sido covardia do futuro, nele não creio, mas infelizmente sucedeu tudo o que ele previu.
Hoje estive na sede, parecemos um bando de fantasmas arrastado-se, é nestes momentos que te compreendo.

Para saberes quem sou, telefonaste-me a informar da tua saída e jantamos nesse dia.

Um abraço. Na senda das expressões "a caravana passa e os cães ladram"

Anónimo disse...

As cumadres zangadas!
ihihihihih
Venham de lá as verdades!

Anónimo disse...

Devias ter aparecido , ias ao perdoa-me e ficava tudo bem, ninguém te fazia mal e eras bem recebido.Logo hoje não podes-te aparecer ,mas que grande azar, para a próxima tens de nos dar a tua agenda.
Como diz o outro,na senda das expressões " lá é que se vê".

Anónimo disse...

A primeira ilação que se tira daqui é clarinha como a água: O PS em Sines está mal, muito mal. Se estivesse bem, não haveria este ressabiamento com o A. Braz. O Braz já tinha passado à estória. Desta forma, estão apenas a reconhecer (meritóriamente, diga-se) o valor do Braz e fazem sentir que ele faz falta ao PS de Sines. Com isso, não só desvalorizam os dirigentes que estão na concelhia socialista, como mostram não ter capacidade ou coragem para abrir um novo ciclo na estrutura com as alternativas existentes. Por fim, só falta responsabilizarem o Braz por tudo o que o PS de Sines não tem feito, não consegue fazer, e, mais grave, não tem capacidade, nesta altura, para se afirmar como alternativa à CDU nas eleições de 2009. Com tudo isto, o que se vê no horizonte são nuvens negras, muito negras para o PS de Sines.
Sem o dizerem implicitamente, alguns aqui, pela prosa e pelo que se pode ler nas entrelinhas, reconhecem o que nós, atentos à realidade de Sines, sabemos. O Braz tem capacidade e inteligência suficientes para se sentar um dia na cadeira principal dos paços do concelho, e vai fazê-lo. Só não se sabe quando.

Anónimo disse...

Já que nos ficamos pelas expressões, lá vai mais uma "Só se atiram pedras ás árvores que dão frutos".

Anónimo disse...

Oh Toino , afinal quem convidou o Braz ? Foi o PS SINES ?
Não foi!!!!
Então vai-te catar que tens pulgas...

Anónimo disse...

Catar pulgas, daquelas atrás da orelhinha? Quem as tem? Quem? Tu.
Ajuda o teu PS já, senão como dizia o Coelho o Jorge LEVAS, tás a ver ó meu, centra-te nisso.
Braz tou contigo, vai em frente que incomodas muita gente, para pulgas e carraças o tratamento é outro, que as há há. Eu é que sou Toino???
Até já.

Anónimo disse...

Este blog de alguns dias a esta parte dedicou-se a só falar de "Lixos e Limpezas".
Ora, por aquilo que se vai lendo por aqui, podemos constatar que não são só as ruas, a falésia e outros locais de Sines a estarem num estado lastimoso de limpeza.
De quatro em quatro anos, os Sinienses de forma responsável, têm procurado confinar estes "entulhos" a uma área que não os prejudique e que não cause impacto visual a eles e a quem nos visita. Acontece que volta, não volta, vá lá saber-se porquê, os “entulhos” teimam em incomodar os Sinienses. Ele é porque o presidente da concelhia dos “entulhos” é, ou têm, atitudes de ditador, ou porque o irmão da santa casa é melhor que o engenheiro, ou porque o que veio de fora, não devia ter vindo. Porque o deputado P. V. é uma segunda escolha, ou porque o boy do centro de emprego é assim um pouco para o incompetentemente e como tal não devia ser responsável por nada (volta margarida que estás perdoada) e finalmente porque o” D. Sebastião de alguns dos Entulhos” ainda não encontrou a sua manhã de nevoeiro.
O que é triste no meio desta “Lixeirada” toda, é que todos os Sinienses pagam, por terem como seus representantes ou pseudo candidatos a representantes, que normalmente abandonam o barco antes da viagem começar, logo não sendo possível aferir das suas reais capacidades como timoneiros, um preço alto.
A falta de uma oposição credível, capaz, responsável e que olhe efectivamente para os interesses dos Sinienses em primeiro lugar, e só depois para os seus interesses colectivos e individuais, é tão necessária, como uma boa gestão daqueles a quem o povo deu a primazia de dirigir e zelar pelo destino do seu concelho. Como se pode verificar, nas meias palavras dos comentários a este post, esta gente, está em primeiro lugar preocupada consigo própria, em segundo lugar com o partido que optaram representar e só depois como os Sinienses. Nem para serem oposição têm postura etica, quanto mais para gerirem o concelho.
Quando alguém, que pelo menos não desmente que assim seja, ambiciona a servir os seus conterrâneos, deve legitimamente levar avante essa sua aspiração. O que já não é legítimo, é que o tempo de o fazer seja aquele que mais lhe convém. Ora segundo os críticos que por aqui passam, e corroborado pelo “ Desejado Candidato”, a actual gestão é de péssima a ruinosa para Sines. A ser assim, só existe uma a atitude a tomar: Avance Homem! Avance!
Pois já me esquecia, existe aquele pequeno problema de só ir ter um pequeno ordenado de pouco mais de 50 mil euros anuais.
Faça-nos um favor: Não ofenda o povo trabalhador de Sines!

Anónimo disse...

Vamos lá a por isto mais ou menos claro:
O nosso PS em sines é o que é, tem servido para uns quantos entrarem para alguns lugares em empresas, como o PSD já fez tb, outros estão na espectativa sempre "legitima " de agarrarem algo tacho, talvez deputado isto se alguma vez aquela escumalha de Setubal deixar o que duvido, e depois mas só muito depois vem a politica cá da terra.
E o que temos? Dois vereadores caladinhos como convém, aliás o Coelho é mais esperto que eles todos juntos combina com o Socrates como não fazer ondas, deixa todos os socialistas cá do burgo de boca á banda com as negociatas, posse de vias, acordo escolar e o mais que se verá. Para remate tem o PS um presidente de Junta o de Porto Covo o nosso querido José Manuel Arsénio, que não tem feito outra coisa que dar um arraial de facadinhas nas costas de todos os que nele votaram, pois votando tudo mas tudo mesmo apresentado na Ass. Municipal, por parte da CDU orçamento, plano de actividades etc, presta um mau serviço ao Partido que nem a desculpa esfarrapada de ser independente o isenta das lamentáveis posições que tem tomado. Ainda ninguém tinha falado do José mas ele tem sido mais um elemento da maioria que da oposição perguntem ás pessoas de Porto Covo ou não é verdade? Enfim o PS é o que é, reuniões nos galegos ali á porta a cortar em tudo o que é socilista não dá. Guinote deves estar a rir as bandeiras despergadas com esta autentica calamidade.
Braz vai para a frente não ligues as vozes da desgraça, as aves agoirentas ainda bem que há blog senão a pasmaceira decorria até ás vesperas das eleições cá para o burgo.
Quanto aos outros temos:
CDU - o aparelho funcionando em pleno, acordos com o governo(O Jerónimo sabe disto?), acordos com a Galp, boas relações com as grandes empresas o que apoio, e mais que se saberá, porque da terra já não se fala e quando se fala o Coelho não gosta e zás levam para tabaco.

Até já.

Setembro 26, 2008

Anónimo disse...

Não sei se o A.Braz seria um bom presidente, ou até um bom candidato (são coisas diferentes - vide o Guinote), agora é certo que este jovem por onde passa vai deixando marca, até aqui na blogoesfera - ou não é este o melhor blog da região?
Contudo uma coisa são 30 ou 50 pessoas, informadas, participativas e esclarecidas que vêm ao blog e aceite que ele, poderá ser a solução que Sines procura, outra a realidade, lá fora, de centenas de pessoas que não o conhecem, nem tãopouco ao seu trabalho.
Agora pelo que conheço do A.Braz, sou de opinião que é uma das soluções mais válidas para esta terra.

Anónimo disse...

Ao user que pede o regresso da Sra Margarida e que diz que ela está perdoada, por favor tenha trambelho.
Tenha pena dos sineenses, não merecemos o seu regresso, a Sra está muito bem onde está.

Anónimo disse...

As coisas têm o seu timming,e o timming do Braz surgirá naturalmente. Não concordo que hajam só 40 ou 50 pessoas que conhecem o Braz. Nem pouco mais ou menos. É mais conhecido do que muitos pensam, embora tenha ainda que trilhar mais algum caminho até ser amplamente conhecido.
Quanto ao timming, não é uma questão de interesse pessoal. É de conjuntura. São decisões que têm reflexos em vários aspectos e que não podem deixer de ser bem amadurecidas e reflectidas.

Anónimo disse...

Estou a adorar isto.
Para além de ser o melhor blog do Alentejo Litoral, como sineense tenho orgulho em haver um espaço de liberdade onde se trocam ideias, se debate o concelho de Sines, e sem trocas de mimos ofensivos o que em espaços anónimos é cada vez mais raro. Parabéns a todos pela elevação e respeito com que escrevem.

Estação de Sines disse...

parece que o "homem" nem telemóvel, nem mail, nem nada. Simplesmente não responde. ponto final.

Anónimo disse...

em terra de cegos...
QUEM TEM UM OLHO, É ...