sábado, 20 de setembro de 2008

Complexo Desportivo Municipal de Sines

A um equipamento como o projectado Complexo Desportivo Municipal (que insisto, deveria ser inter-municipal) de Sines, com um valor previsto de 16 a 17 milhões de euros, que com facilidade ultrapassará os 20 milhões, 6 dos quais financiados pela Galp, exige-se que além fomentar e incentivar o desporto e a actividade física da população, promova e projecte a imagem de Sines.
A realização de provas de âmbito nacional, cativam jovens para a prática desportiva, onde vêem os seus ídolos, significam acréscimos competitivos aos atletas locais e promovem a imagem e desenvolvimento económico, pelo público que movimentam.
Estando prevista uma pista de atletismo de 400 metros, que permite a realização de provas oficiais, as suas 4 pistas limitam as referidas provas a regionais, apenas mais duas pistas permitiriam a realização de eventos de âmbito nacional.
Mas nada ultrapassa a bizarria da existência de campos de Paddle (???). Essa modalidade desportiva, cuja tradição, entre a população da região e mesmo de Portugal se perde nos tempos e que tanto campões e sucessos tê trazido para Sines.

11 comentários:

Anónimo disse...

Curiosamente hoje li um artigo do pedro ventura, socialista com assento na assembleia municipal, a falar do complexo desportivo muncipal. Para ele trata-se de algo só complexo, nem desportivo, enm muncipal.
Afirma que é grande. Para quem sines, santigo, santo andré, para o litoral alentejano, para o alentejo?
Quais os deportos que quer ver ali representados? três campos é muito, eu acho pouco. Escolinhas, infantis, inicidos, juvenis, juniores, seniores, baixa de são pedro e particulares, ainda acha muito?

Pelo contrário o braz, foca 3 aspectos importantes, porquê não um equipamento intermunicipal, adequado aos deportos da região e com grandeza e dimensão nacional?
Ao correrem com os melhores o PS perdeu quem sabe e pensa a cidade, para ficar com um segundo nível de politicos, com um preço pago nas urnas e deixando-nos a nós reféns: não querendo a CDU no poder,também não podemos votar neste PS. Fiacmos em casa.

Anónimo disse...

Não querendo ser desmancha-prazeres, mas acho que mais uma vez em Sines se vai cair na futilidade de despender muito dinheiro apenas para mostar obra.

Penso que todos estaremos de acordo, que é essencial a criação de um complexo desportivo munido de todas as condições para a prática de diversos desportos, especialmente aqueles nos quais temos atletas em alta competição.

Daí a esbanjar dinheiro em muitas infra-estruturas desconhecidas de 95% da população (quantos de vocês foram ver ao dicionário o que era o “Paddle”!?!?).

Sejamos realistas, actualmente apenas uma pequena parte da população de Sines tem por rotina praticar desporto, não podemos esperar que de um dia para o outro os hábitos da população se vão alterar.

Mais que gastar dinheiro em muitas insfrastuturas esperemos que seja criado um núcleo serio e capaz para dinamizar esse espaço.

Falta em Sines o que há alguns anos havia bastante em Sto. André, capacidade de organização para dinamizar os espaços existentes.

Esperemos que mais que investir em muitas infra-estruturas, saibam realmente investir na dinamização e capacidade de cativar a população, para que este não se torne numa segunda versão do IOS.

PS- Provavelmente colocar este espaço ao serviço de duas ou tres autarquias possa ser a solução para este problema.

Anónimo disse...

Recordar é viver.
Ao ler est post recordei de repente que há vinte anos, foi colocado exactamente no mesmo sítio que agora tanto se badala, irá acolher a Cidade Desportiva de Sines.
Já naquela altura o ia, diziam ELES mas a corrosão do cartaz fê-lo desintegrar-se e o vento sempre presente varreu-o, até da memória da maior parte dos Sineenses.
Se a tivessem construído naquela altura, provávelmente já teríamos visto o nome de alguns dos nossos moços daquele tempo, inscritos nos anais da ginástica, para essa geração já é tarde demais, perderam-se as hipóteses.
Mas a vida continua e nunca é tarde para se construir a tal Cidade, temos aí novos moços prontos para a prática desportiva e ardentes de chegar ver e vencer.
Mas espero que ELES ouçam algumas vozes que se levantam sobre a dimensão da tal Cidade, porque depois de feita, feita está.
E tal como diz o Povo "Enxoval que não vai com a noiva, nunca mais vai".

Anónimo disse...

Boa Noite

Em primeiro um abraço ao Braz "um politico de primeira", segundo o Anónimo (deve ser medo de ter opinião...) em segundo lugar sinto-me ofendido de chamarem politico,( ainda bem que sou de segunda categoria),em terceiro o complexo Desportivo é de Sines. (ponto)è exageradamente grande para a dimensão deste conselho (14 mil habitantes, se 1% fizer desporto é muito ( infelizmente)). Quarto- é mal situado para a esperança de ter um complexo desportivo que chame equipas de "1º água" ( ventoso, ao lado dos Pipelines e com um cheirinho a gás). Quinto-este senhor anónimo, vive exclusivamente neste recanto e nunca deve ter saido daqui... mas fica a informação: em todos os paises ditos ricos ( europeus , claro está) não existe nem nas cidades de 40 mil habitantes complexos desportivos deste tamanho. Sexto- é no minimo ridiculo para não dizer um atestado de burrice passado á população de Sines ( todos são accionistas deste Municipio..) de investir 10 milhões num complexo quando: o deposito da água esta a cair; os arruamentos são um troço do rallie de Portugal; a estrada de Porto Covo está uma lastima; a Camara diz que já tem as contas em dia... com os fornecedores ... mas individou-se ainda mais com crédito ( pagam mais os juros, ou pensam que os bancos fazem de borla ao Drº???!!!); é das Câmaras mais individadas do país ( e das mais pequenas e que retira mais dividendos...) tem uma gestão que a todos prejudica ( falei lá atrás que é de TODOS e não da CDU. querem agarrar na divida e dividir por cada um? vejam qual é o municipe, a nivel nacional, que mais carga e suporta a divida da CM ...); sétimo- se o senhor é refem das suas ideias e da vontade de demonstrar que é capaz porque não se faz militante do PS ou outro que entenda, seria muito bom ter alguem mais elucidado dos que lá estão. Oitavo - Ninguem quer impor ideias ou sobressair em relação aos restantes, o meu objectivo foi cumprido, por a pensar. É o que falta a muita gente... deve-se pensar, discutir, apresentar ideias e SÒ depois se deve ter um resultado (que agrade a maioria...) e isto só é feito em democracia, nunca em Sines porque aqui pensam poucos ( e alguns são de segunda..., os que pensam e dão a cara são menos que o pessoal que faz desporto...) democracia é o que se vê.
por ultimo, mesmo sendo anónimo peço que escreva o meu nome com maiusculas, não andei consigo na escola e se andei, peço desculpa por não me lembrar de nenhum " Anónimo" nem da Silva nem outro.

Abraço ao Braz.

Pedro Ventura

Anónimo disse...

esqueci-me. Eu ( Pedro Ventura) NÃO ESTOU CONTRA UM PARQUE DESPORTIVO, tou contra o desposismo, contra a localização, contra as dimensões, contra a falta de aproveitamento dos potenciais recursos que este Concelho tem.

e como normalmente aqui neste blog se colocam ideias: porque não 2 campos ( 1 de treino e outro de jogo, com pista de corrida e todas as valencias para o atletismo.. ) e um Pavilhão Multiusos. Localização - ao pé das Piscinas ao lado da escola ( ficava tudo centrado, e servia os potenciais utilizadores, os miudos), é ventoso é certo, mas aqui em sines só se fosse na praia... é só o que falta passar para lá..

mais um Abraço ( 2 em pouco tempo..)

Pedro Ventura

Anónimo disse...

Parece-me a mim que há aqui algum equivoco, pois o parque desportivo além de campos de futebol, também vai ter campos de ténis, um espaço para uma pista de radiomodelismo, pista de atletismo, o multiusos, e um parque radical.
Não tenho nada a ver com os outros anónimos Sr Pedro, mas em minha opinião as suas contas não batem certo pois 1% da populalação de Sines pratica seguramente futebol nas camadas jovens do Vasco da Gama, isto para não falar nos praticantes das inumeras modalidades existentes em Sines.
É uma grande obra e deve ser feita, não se preocupem com o vento.

Anónimo disse...

essa das pistas, tá curiosa. qual o custo adicional, o zé manel, saberá o que é uma pista, ou comprou a ideia do arquitecto, não se faz um equipamento de dimensão nacional, para provas regionais. e o PS e PSD, com tanta gente a corer atrás de tachos, não sabem de atletismo.

Anónimo disse...

Já a piscina quando se fez , já estava desactualizada, quando já toda a gente constroi piscinas de 50m , nós fomos gastar uns aérios numa de 25m.
Para mim é assim, ou se faz ou não se faz, fazer de conta é gastar dinheiro.
Mas como tudo o que se faz é para fazer de conta , está bem assim a malta quer é festas e inaugurações.....

Anónimo disse...

E o pavilhão dos desportos, que o deputado pedro ventura, diz ser dos melhores do sul do país (vejam lá o que percebe de desporto) que por escassos centímetros não pode ter provas oficiais de vólei, e assim deixou de haver vólei, e o culpado? não há é do partido.

Anónimo disse...

Pedro Ventura

Será se eu começar a ofender, os anónimos dão a cara?

é sempre confortável falar (escrever ...) atrás de um anónimo.

Parece guerrilha mas ao contrário, eu estou na oposição e dou a cara, o "regime" esconde-se.

Por acaso não percebo nada de volei, mas percebo de muito mais coisas e uma delas é que nesta cidade fazem-se coisas em prol de poucos e nunca em beneficio de todos.

saiam daqui e vejam o que de bom se faz em muita autarquia que nem um décimo das receitas desta tem...

Conheço ALDEIAS que tem á muito mais tempo e com a mesma ou melhor qualidade: Piscinas, pavilhões deportivos até campos de relva sintética, zonas de estacionamento, ruas sempre cuidadas, parque agradáveis, mercados limpos e cheios de vida, festas para toda gente, mantêm e reavivam as tradições, tem as reais feiras gastronómicas ( onde se paga menos que no restaurante.. ex: Peniche), onde se desenvolve a terra em torno das suas figuras históricas, ( até a Vidigueira dá mais importancia ao Vasco da Gama),
onde se dá crédito e se apoia a quem desde á muito provou o seu valor.... e tantas coisas mais.

com um abraço ao Braz.

( não comento mais "incógnitos)

Pedro Ventura

Anónimo disse...

Pois é amigo Pedro , dizes muito bem "Conheço ALDEIAS que......mantêm e reavivam as tradições,...".
Mas em Sines é o contrário acabam com as tradições, tenho dito.

VIVA a EU ;);)