terça-feira, 19 de agosto de 2008

Recebido via mail

Caro António Braz

Parabéns pelo seu blogue.
No entanto apenas uma referencia:Tenho pena que não tenha sido feita nenhuma referência à Quinzena D. Carlos em Sines, tendo-se realizado regatas (o troféu D. Carlos) conferências no Centro de Artes, a visita do Senhor D. Duarte a Sines e a Exposição, patente no Edifício do Porto de Recreio e que termina no fim do mês.
Considero que se devem divulgar todas as iniciativas culturais e desportivas em Sines, em especial aquelas de iniciativa particular.
Junto envio o programa do que se realizou.

Cumprimentos

QUINZENA D. CARLOS - SINES
Troféu “D. CARLOS I” em vela sai amanhã de Lisboa com mais de 40 embarcações.
O troféu D. Carlos I, em vela, vai largar amanhã de Lisboa com mais de 40 embarcações. A competição vai ligar Belém a Sines, sendo uma organização da Associação Naval de Lisboa.
Neste âmbito vai decorrer ainda o Campeonato Nacional de Cruzeiros de 8 a 10 de Junho e o Troféu Vasco da Gama nos dias 13 e 14 de Junho, reforçando o papel de Sines como um local de grande qualidade para a prática de desportos náuticos, juntando muitos velejadores e visitantes nesta altura do ano.
Esta é mais uma iniciativa no âmbito dos 100 anos da morte do Rei D. Carlos. Sines e a sua costa foram diversas vezes visitadas por El Rei D. Carlos I, no âmbito das suas viagens e das suas campanhas oceanográficas, tendo algumas vezes sido referidas nos seus trabalhos científicos. Além da vertente científica, D. Carlos I e a Família Real foram grandes desportistas náuticos, tendo participado em diversas regatas, tanto à vela como em remo e a motor.
Aliás, a ligação da Família Real ao mar vem desde D. Pedro V, que fundou a Real Associação Naval de Lisboa, depois Associação Naval de Lisboa (ANL), de D. Luis I, o “Rei Marinheiro” e D. Carlos I, Comodoro do Clube Naval de Lisboa (CNL).
Neste âmbito, também vai estar aberta ao público, em Sines, uma Exposição sobre a figura do Monarca, salientando a sua vertente marítima, integrada no vasto programa nacional de evocação desta figura da História de Portugal.
A Exposição, que decorrerá no Edifício do Porto de Recreio em Sines, e que estará patente de 7 a 24 de Junho, vão estar, além dos painéis elaborados pela “Comissão D. Carlos 100 anos” uma série de objectos nunca antes expostos ou que nunca saíram de Lisboa, de vários coleccionadores públicos privados.
Paralelamente irão decorrer várias conferências, no Centro de Artes de Sines:
“D. Carlos e o desporto náutico” – Carlos Henriques – no dia 5 de Junho, na Associação Naval de Lisboa (ANL), Lisboa e"D. Carlos Marinheiro" - Alm. Henrique da Fonseca"O mar na obra pictórica do Rei D. Carlos" - Dra. Isabel Falcão"Contributo do Rei D. Carlos para o conhecimento do mar e seus recursos" - Prof. Doutor Carlos S. Reis“Investigação científica desenvolvida pelo Laboratório de Ciências do Mar” – Profs. João Castro e Teresa Cruz – Univ. de Évora – no dia 11 de Junho, ás 17.30 no Centro de Artes em Sines.
Ainda no âmbito deste evento irá decorrera a visita do Senhor D. Duarte a Sines, no dia 14 de Junho onde visitará o Porto de Sines, as obras de recuperação do castelo de Sines, a Exposição do Tesouro de Nossa Senhora das Salas e a Exposição D. carlos e o Mar.
Este evento tem a organização da Comissão D. Carlos 100 anos e de Francisco Lobo de Vasconcellos e conta com os apoios da Câmara Municipal de Sines, da Administração do Porto de Sines, da Associação Naval de Lisboa, do Clube Naval de Lisboa, do Aquário Vasco da Gama, do Museu de Marinha e os patrocínios da Volkswagen, da REN e da Caixa Agrícola da Costa Azul
Calendarização
5 de Junho
18.30 – Apresentação da “Quinzena D. Carlos” e conferencia “D. Carlos e o desporto náutico” – Carlos Henriques – ANL,
Lisboa 7 de Junho - 10.30 – Largada Troféu D Carlos (largada de Lisboa)
12.00 – Abertura da Exposição “D. Carlos e o Mar”
17.00 – Chegada prevista Troféu D. Carlos a Sines
22.30 – Festa no bar “XL” em Sines
8 a 10 de Junho – 12.00 – Campeonato Nacional de Cruzeiros – Baia de Sines
11 de Junho -17.30 – Conferências – Centro de Artes de Sines"D. Carlos Marinheiro" - Alm. Henrique da Fonseca"O mar na obra pictórica do Rei D. Carlos" - Dra. Isabel Falcão"Contributo do Rei D. Carlos para o conhecimento do mar e seus recursos" - Prof. Doutor Carlos S. Reis“Investigação científica desenvolvida pelo Laboratório de Ciências do Mar” – Profs. João Castro e Teresa Cruz – Univ. de Évora
13 e 14 de Junho –Troféu Vasco da Gama – Baía de Sines
14 de Junho
Visita de SAR D. Duarte a Sines o Programa (provisório):11.30 – Chegada ao Porto de Sines
11.45 – Visita ao Porto de Sines
13.00 – Almoço oferecido pela APS
15.00 – Visita à exposição “D. Carlos e o Mar”
16.00 – Visita às obras de recuperação do castelo de Sines, onde nasceu Vasco da Gama
17.00 – Visita à Exposição do Tesouro da Senhora das Salas
19.30 – Jantar festa no castelo (a confirmar), com entrega de prémios
24 de Junho – Encerramento da Exposição

Nota do administrador do Blogue: agradeço o seu mail, e concordo que se devem divulgar todas as iniciativas desportivas e culturais (e outras) em Sines, agora essa não é a obrigação deste blogue. Não que seja por falta de vontade, mas de tempo e conhecimento, para o que conto com a v. colaboração.

Sem comentários: