quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Projecto “Cálculo da exposição da população à poluição atmosférica”

Conclusões do Projecto: “Cálculo da exposição da população à poluição atmosférica”
A constatação de que a qualidade do ar e seus efeitos na saúde humana é uma preocupação dos portugueses, levou-nos a realizar este trabalho. Para efeitos de saúde humana, compreende-se que uma análise de resultados seja mais relevante se for apresentada em termos de exposição humana, do que expressa em valores de concentração para cada poluente atmosférico.
Os efeitos dos poluentes estudados estão apresentados na seguinte tabela:
Poluente Efeito
O3 (Ozono)
• Inflamação e irritação do pulmão
• Irritação do sistema respiratório – incapacidade de respirar profundamente
PM2,5 (Partículas finas)
• Contribui para problemas relacionados com a visibilidade
PM10 (Partículas grosseiras)
• Efeitos significativos na saúde a longo prazo
• Aumento de doenças respiratórias e destruição do pulmão
• Possibilidade de morte prematura
NOx (Óxidos de azoto)
• Maior susceptibilidade para infecções respiratórias
• Diminuição do funcionamento do pulmão
No projecto verificámos que o sistema de previsão da qualidade do ar, previamente validado, apresentou um desempenho muito satisfatório, tanto para os parâmetros meteorológicos simulados, como para todos os poluentes considerados. Estes factos garantiram a utilização dos valores obtidos por este sistema como dados de entrada no módulo de exposição humana desenvolvido.
Os resultados obtidos para a exposição humana indicam os valores mais elevados na zona de Lisboa e Porto e na zona industrial de Sines e de Setúbal. A primeira situação é concordante com o elevado número de diversas fontes emissoras de poluentes atmosféricos e a elevada densidade populacional nas áreas urbanas referidas. Os valores encontrados nas zonas industriais são justificáveis pelos elevados valores de concentração de poluentes atmosféricos, apesar da densidade populacional ser inferior às das grandes cidades.
Os valores máximos de exposição humana às partículas (PM10 e PM2,5) apresentam-se no Inverno. O aumento de fontes emissoras no interior das habitações (lareiras e/ou fogões a lenha)
provoca um aumento das concentrações de partículas no ambiente atmosférico, ao contrário dos
restantes poluentes, que têm o seu valor máximo no Verão.
O O3 e as PM10 apresentam os valores mais elevados de exposição humana por habitante, visto também serem os poluentes que apresentam maiores valores de concentração a nível nacional.
Entre estes dois poluentes, os valores mais elevados de exposição humana correspondem às partículas. Como as pessoas passam grande parte do seu tempo em espaços interiores estão mais expostas às partículas do que ao ozono.
Como conclusões gerais dos resultados obtidos para Portugal Continental neste período de teste de aplicação do módulo de exposição humana (2007) verifica-se que as principais áreas urbanas se apresentam particularmente críticas em termos de exposição, nomeadamente Lisboa e Porto e as áreas industriais de Sines e Setúbal, com valores elevados tanto para as partículas como para o ozono.
Verifica-se ainda que a exposição é influenciada pela época do ano em que se procede à análise e varia por poluente.
Também se comprovou que a variação temporal (ao longo de 2007) da exposição em locais críticos revela a grande variabilidade destes valores confirmando a importância de aprofundar e melhorar o sistema de previsão, para que permita identificar e prever episódios de poluição e despoletar acções e medidas a curto prazo para a gestão eficiente da qualidade do ar.
Esperamos ter contribuído para a informação e esclarecimento de algumas dúvidas, nomeadamente o efeito de alguns poluentes na saúde humana.
Para tal continuamos disponíveis até ao fim do mês de Setembro, através do e-mail:
ar_saude@dao.ua.pt
Ana Rita Caçoilo e Filipa Caíres
Projecto do 5º ano de Engenharia do Ambiente
Departamento de Ambiente e Ordenamento
Universidade de Aveiro

4 comentários:

Anónimo disse...

Novidade? Zero, só para o Coelho e a vereadora verde

Anónimo disse...

Quanto a mim a qualidade do ar, o ambiente, saneamento básico, emissões industriais, etc, deviam ser as principais preocupações de Sines, da população, dos partidos na oposiçãO, dos poderes politicos locais, das colectividades, etc. Mas todos comem um pouco dos subsidios dos poluidores, depois ficam sem margem de manobra para refilar para não se acabarem os euros.

Anónimo disse...

Essa é que é essa...

Anónimo disse...

Faz falta um estudo à saude da população de Sines. Um acompanhamento por uma equipa criada para esse efeito para se saber quais as sintomatologias e patologias mais comuns, quais as zonas da região mais complicadas, os efeitos que a industria provoca na saude da população, nos produtos horticolas locais, etc. Uma especie de observatório multidisciplinar com patologistas, ambientalistas, biólogos, agrónomos, etc. Se já existe isso, eu não conheço.