quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Maior refinaria parada 40 dias para manutenção

A refinaria de Sines (da Galp), a maior unidade do país, vai parar completamente a produção por cerca de 40 dias. A operação de grande manutenção vai realizar-se a partir do dia 15 de Setembro, mas o normal abastecimento não será afectado.

Fonte: Diário de Notícias
Eis o melhor de dois mundos, incremento de postos de trabalho, sem poluição atmosférica.

8 comentários:

Anónimo disse...

Boa noticia para o nosso concelho. Espero que a manutenção decorra bem

Anónimo disse...

Tens razão quando falas do período durante a paragem, mas como também deves saber o que antecede uma paragem (todo o período de "degasagem") é extremamente poluente.

Seria curioso, fazerem análises à qualidade do ar durante esses dias, ou melhor, à noite quando os gases “ditos perigosos” são queimados e não são visíveis os rastos que deixam no ar.

Essas paragens são importantes e essenciais para a se proceder à manutenção e reparação de equipamentos. É vergonhoso que, para as grandes companhias pouparem algum dinheiro no tratamento de resíduos as populações locais paguem um preço tão elevado.

O projecto onde estou também vai entrar em fase de “paragem total da fabrica” (uma Petroquímica da TOTAL em Le Havre (França)) e durante 10 semanas.

Aqui tal como em Portugal no que respeita à poluição…. é frustrante que os interesses económicos falem tão alto!

Provavelmente deve-se à falta de lucros destas empresas!

Estação de Sines disse...

Igualmente perigoso é a redução de tempo de paragem. Hoje fazem-se paragem, com supostamente o mesmo nível de intervenção a nível de equipamentos, mas em muito menos tempo, do que antigamente. Tal não se deve somente aos avanços tecnológicos, ou a maior manutenção preventiva, mas a uma maior pressão por parte das refinarias.

Anónimo disse...

40 dias sem poluição da refinaria,
A EDP em carga reduzida, só fica a repsol e a carbogal...
SINIENSES de GEMA:
Encham esses pulmões de ar!

Anónimo disse...

Ah Forasteiro continuas a mesma coisa,PENSA homem PENSA, acabas-te de reafirmar o que já tantas vezes fizeste.
Embora vocês (edp)jurem que não, afinal sabem que a poluição existe por cá.
E o vosso amor aos Sineenses de gema, até faz doer os olhos.
Podias para disfarçar, ter usado minúsculas, na frase, como eu fiz, porque sou de cá.
Mas isso é um amor, que da vossa parte não pára de crescer.
Toma cuidado, lembra-te do ditado popular: AMOR COM AMOR SE PAGA.
Ah não és da (edp)tá bem, mas olha conheces-lhe bem o valor das cargas.
PENSA homem PENSA. E quando conseguires, o melhor é ficares calado.

Anónimo disse...

Ficar Calado porquê?
A unica coisa que este último "totó" disse porque é o seu instinto "parvo" foi para eu ficar calado.
Pois é. Há outra coisa que este "estúpido" tem razão. De facto, nem palha lhe devia eu ter deitado porque ele não sabe o que come, melhor dizendo, fala-se em bugalhos e ele entende logo alhos, enfim...
Há de facto umbairrismo pavo em Sines e umas palas nos olhos de alguns que nem lhes deixam ver a luz do sol.
Felizmente que não são todos assim.
Se a este forum não fosse permitido o anonimato, calavam-se que nem ratos...
Nem a edp nem outras me pagam para os defender da onda inconsistente contra a poluição. O que não aceito, e parece-me que há gente que não entendeu, é que no mundo dos poluidores não há santos e pecadores

Anónimo disse...

DISCUTIR ASSIM POLUIÇÃO, NÃO VALE A PENA.

O que não vale a pena, são estas vizinhas regateiras virem para aqui gritar coisas do género:
És muito mais puta do que eu, porque eu, sou infiel ao meu marido só quatro vezes por dia e tu seis.
È verdade, mas eu faço-o com preservativo, e no fim até gargarejo.
Depois grita outra do prédio em frente, badalhocas cheiram tão mal, eu também o faço mas lavo-me toda a seguir, e o mau cheiro que se sente não é meu é da gaja aí do prédio do lado sul que dá oito por dia, e não se lava. Mal vai o bairro, quando a coisa anda assim…….e tende a ficar pior.
TODAS as fábricas do nosso bairro são poluidoras (e quanto a isto batatinhas), não vale a pena tentar tapar o sol com a peneira, e tampouco argumentar que esta dá quatro quecas/dia e a do lado dá seis quecas/dia, porque no fim das contas, todas elas são putas, mas vêm para aqui usar aquele ardil: chama-lhe filha antes que ela te chame a ti, sem que isso conduza a lado nenhum.
Ou cada um de vocês, vem aqui dizer o que sabe sobre os poluentes emitidos por cada uma das vossas fábricas, o que elas já fizeram, fazem, e ou estão a pensar fazer para minimizar a situação, quem as fiscaliza e com que regularidade e eficácia. Ou ponham a toalha ás costas e vão prá praia, não percam tempo com regateirices e não façam os outros perder o deles, a tentarem ler o que vocês não escreveram.
Aproveitem o vosso tempo e leiam com atenção os comentários do RConceição, que a mil e duzentos kilometros daqui, faz uma descrição precisa sobre uma paragem mas ainda deixou muito por dizer, até agora nenhum de vocês foi capaz de fazer nem pouco mais ou menos uma descrição assim, e trabalham nas fábricas aqui do bairro.
Há por aqui alguns que até já referiram, que o vento dominante é sempre de Noroeste (e não é que têm razão), que grande e sobretudo barato sistema de tratar efluentes gasosos, para os que não são obrigados a saber, (é aquela merda mais ou menos branca, que sai pelas chaminés, e que vai pelo céu até onde a vista alcança), e afinal de contas quem é que mandou os gajos do Cercal (1) morarem lá?! Estão mal mudem-se, ora essa.
Mas ó diacho, lembrei-me agora, em relação ao mar e aos solos e mais uma porrada de partículas que o vento não consegue empurrar, os efluentes ficam aqui pelo bairro. Porra.
Afinal. TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA.
O pensamento não é meu, acho que foi de um gajo que se chamava Fernando Pessoa, se o tivesse conhecido, tinha-o abraçado.

(1) Do Latim – Os que moram no lado oposto ao Noroeste.

Anónimo disse...

disseste o queim?
blá, blá, blá...