quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Caravanas Expulsas, em Santo André

GNR expulsa 40 autocaravanas de uma praia no Alentejo. A Quercus denunciou o estacionamento de 40 autocaravanas sobre uma duna primária na praia de Santo André. Havia lixo e os veraneantes satisfaziam as necessidades fisiológicas numa duna primária

Segundo o jornal Público, um elemento da CCDR e efectivos da GNR chegaram na segunda-feira à praia de Santo André, concelho de Santiago do Cacém, e, após registarem as matrículas de 40 autocaravanas, ordenaram a sua retirada do local.
A maioria das viaturas pertencia a espanhóis e franceses. Apenas cinco eram nacionais. Em declarações ao Público, o vice-presidente da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza, Carlos Santos, afirmou estarmos perante um dos casos mais graves do género passados no litoral alentejano.
O impacto desta forma de turismo vai além do provocado pelas viaturas, explicou. «A maioria transporta cães» que andam sem trela e numa área que é interdita aos animais dos restantes banhistas. Além disso, há acumulação de lixo e as necessidades fisiológicas são satisfeitas nos canaviais próximos da duna.

Sol Online

Depois do Campismo Selvagem, urge acabar com o caravanismo selvagem. Devem as autarquias definir ou pretendem manter estes "visitantes" e têm de criar espaços próprios, ou então proibi-los de "acampar" na via pública.

5 comentários:

Anónimo disse...

Sendo adepto do caravanismo, entendo que, a pesar dos autocaravanistas pagarem os seus impostos na compra da viatura, etc, tendo o direito a uma acomodação em locais previligeados, não têm o direito de sujar, estragar, poluir, invadir o Ambiente de dejectos e outras porcarias.
Há no entanto que estar atento ao evoluir da sociedade.
As Autarquias podem com custos reduzidos, criar espaços controlados, onde este tipo de viajantes possam estacionar com segurança fisica e ambiental.
Com um prteço simbolico por dia estacionado (para não ser de borla), concentrar as autocaravanas seria uma mais valia.
Acho que vale a pena pensarmos nisso!
O País é deficitario em instalações de apoio ás caravanas e autocaravanas, mesmo nas autoestradas não há... Não podemos continuar a ignorar o fenomeno.

Anónimo disse...

É preciso distinguir as coisas. Há caravanistas e caravanistas. Estes foram bem expulsos de Santo André. Vão fazer merda para outro lado, que gente desta não interessa à região. Mesmo que no local não existissem estruturas de apoio aos caravanistas isso não lhes dá o direito da porcaria que faziam nem de deixar cães à solta na praia e dunas quando para nós, banhistas, isso está proibido. É evidente que as autarquias devem criar alguns espaços e estruturas de apoio a este segmento de turismo cada vez mais crescente e com mais adeptos. Não são assim investimentos tão grandes que as autarquias não os possam fazer. E depois é vigiar e fiscalizar para ver se as regras são cumpridas e expulsar aqueles que usam outros locais e/ou não cumprem as regras.

Anónimo disse...

Bem expulsos. Até que enfim que autoridades começam a actuar. Nada de contemporizar com este tipo de situações e é cortar logo o mal pela raiz antes de alastrar.

Unknown disse...

Este último anónimo não é digno de viver em sociedade.
Não são os verdadeiros autocaravanistas que fazem a porcaria, pq as autocaravanas tem instalções sanitárias próprias. Quem faz a porcaria são aqueles que vem em furgons (cujo livrete nem sequer em de autocaravana)e que não tendo condições não devem ser permitidos. E há tb que ver que os turistas que vem de carro também fazem as suas necessidades atrás de qualquer arbusto, porque não tem mais onde ir; esses sim, e parece ser o caso deste ultimo anónimo que pôs o comentário; será que ele faz as suas necessidades para um saco plástico e leva para casa?
Quanto aos cães, são só os das autocaravanas que os levam; eu também não concordo com eles, mas não serão de punir todos os que os levam para locais proibidos? Ou são só os das autocaravanas?
Os autocaravanistas não sujam e deixam muito dinheiro no comércio local.
Já reparou que campsimo e autocaravanismo são coisas completamente diferentes?
A autocaravana é, em termos legais, equivalente a habitação. Se não sabe cultive-se.
Amigos autocaravanistas unamo-nos e denunciemos.
PS: A semana passada emtive la Lagoa de Stº André e não tive nenhum problema.

Maia Pires - 29-07-2009

viper disse...

De facto há uma grande diferença entre autocaravanismo e campismo selvagem.
Também sou caravanista e não deixo lixo sem ser em contentores especialmente criados para tal fim.
Quanto a despejos apenas em áreas de serviço para caravanas. Já começa a haver varias espalhadas pelo país sem pagar nada. Como é referido num post anterior deveria ter um valor nem que fosse para pagar a agua.
Aqui há a meu ver, um problema mais grave é que os Autarcas estão a servir-se de argumentos infundados e sem suporte legal para proibir e expulsar as caravanas de determinados locais que deveriam ser públicos, desde que utilizados dentro do que a lei determina. O que querem é que vão encher os bolsos dos donos de parques de campimo sem nenhumas condições para este segmento, ou então que vão para os hoteis.
Quem é que me pode proibir de estacionar ou parar a minha caravana em espaço publico desde que cumpra o codigo de estrada? Eu pago todos os impostos que paga outro qualquer detentor de outro veiculo!!!
Não estando eu a acampar nem com toldos esticados porque motivo posso ser obrigado a abandonar um parque de estacionamento?
Quem estiver a fazer campismo fora das areas previstas para isso, concordo que seja multado e obrigado a abandonar o local.
Penso que há que ter bom senso pois o que não faltam é praias do outro lado da fronteira, os "nostros hermanos" não se importarão que gastemos por lá os nossos €.