quinta-feira, 17 de julho de 2008

É uma praia pequenina, às bolinhas pretas, que eu vi...

Trabalhos de remoção das "bolinhas de crude", na Praia de Morgavel.

Depois dos trabalhos de remoção de crude na praia Vasco da Gama, em Sines, na sequência do "pequeno" derrame ocorrido no porto, terem interditado os banhos até à sua conclusão, agora a Praia de Morgavel. De acordo com as autoridades marítimas, a interdição a banhos nas praias só será levantada quando terminar a remoção de crude e se concluir que as praias estão limpas e as condições de higiene, segurança e salubridade dos banhistas estão asseguradas. Até lá, as praias em questão ostentarão a bandeira vermelha, ficando ainda impedidas de içar a Bandeira Azul.
Se é possível estimar os custos que estas "bolinhas" significam para a restauração e comércio local, já não é mensurável quanto vale um dia sem ir à praia preferida, não poder tomar banho, ou qual o custo que significa para a imagem de Sines.
Apesar do meritório, esforço da autarquia e entidades de Sines, para manterem uma imagem de harmoniosa convivência entre a indústria e o turismo, a verdade é que Sines é uma Zona Industrial, com as vantagens e os riscos daí decorrentes. Não nos enganemos.

3 comentários:

Anónimo disse...

É uma pena, mas este é o preço da excessiva industrialização do concelho que em tempos devia ter sabido fazer a discussão certa sobre o que mais conviria a Sines. Agora é muito tarde e epsiódios como este haverão ter repetição no futuro. Amanhã ? Daqui a um mês? Um ano ? Não sabemos, mas a espada paira sobre a cabeça (território) de Sines.

Anónimo disse...

Muito acertado este comentário. Concordo em absoluto

natural de SINES disse...

Será que nunca ninguém se quetionou porque é que isto acontece?
Já pensaram que sempre que as nossas praias vão a ter mias condições, e o numero de turistas começa a aumentar acontece sempre derrames?
É esquesito e dá que pensar.