sábado, 26 de julho de 2008

Questionário às forças políticas

Este Blogue, lançou recentemente um desafio, às três forças políticas com representação autárquicas, no Concelho de Sines. O referido desafio consiste em responderem a 3 questões colocadas via mail e respondidas da mesma forma. Foi intenção colocar questões, que se pretendem incómodas, e que a população fala em surdina, especula, extrapola e concluí, muitas das vezes sem conhecimento de causa.
Procuro deste modo ouvir os protagonistas. Destes, o PSD e a CDU, na pessoa do Presidente da CMS, aceitaram o repto, mesmo sem conhecerem as questões, honra lhes seja feita. Do PS, um silêncio ensurdecedor, como aliás, se tornou, desgraçadamente, o seu modo de estar na sociedade Siniense.
As questões colocadas forma:
Ao PSD Sines:
1. Quais os motivos que têm impossibilitado, um acordo pré-eleitoral com o PS? E em caso de um cenário de maioria relativa nas próximas autárquicas, o PSD estaria disponível para um acordo pós-eleitoral, com o PS ou CDU?

2. Uma medida para cada um dos seguintes problemas de Sines: poluição, segurança, divida municipal, associativismo e urbanismo.

3. A falta de alternância, na Câmara de Sines, deve-se ao mérito da CDU, ou à incapacidade da oposição? Qual é para o PSD, o perfil ideal de um candidato à Presidência da CMS?
Ao Presidente da CMS, na qualidade de representante da CDU Sines:
1. Porquê o recurso a assessorias? Os quadros técnicos e superiores da Autarquia e a formação profissional contínua, não permitem responder às necessidades? Para além do custo de construção, são os custos de funcionamento e manutenção de três dos mais emblemáticos equipamentos construídos em Sines nos últimos 20 anos - Piscinas Municipais, Centro de Artes e Bairro Social - que transmitem uma ideia de insustentabilidade económica. Qual o peso orçamental destes equipamentos e até onde poderá a Autarquia garantir o seu funcionamento, sem recurso a parcerias?
2. Dois dos aspectos que mais preocupam os Sinienses são a poluição e a segurança (ou a falta) desta, enquanto o Presidente da Autarquia transmite para a população, uma ideia de que se tratam de problemas menores. Trata-se de uma estratégia de desdramatizar, gerindo sensações, ou sente que realmente estes aspectos não assumem a dimensão que a população lhe atribuí?
3. Sente que a principal oposição ao seu desempenho autárquico, é desenvolvida pelos partidos da oposição, pela sociedade civil ou pela própria CDU? Numa frase: qual o aspecto que mais se orgulha da sua gestão autárquica, e qual a decisão que tomou que mais se arrependeu/preocupa?

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu só lhes fazia uma pergunta a todos, em jeito de pré-campanha eleitoral. Era a seguinte: dê-nos quatro ideias para desenvolver Sines. E depois é que iamos ver a capacidade dos nossos partidos.

Anónimo disse...

Está bem que ainda falta um ano para as eleições mas sinceramente tenho achado sines um bocado morta na parte politica. Não se vê nada dos partidos, até parece que todos estão conformados com a gestão da cdu. Acho isso mau para a nossa sociedade porque todos os partidos da oposição devem dar o seu contributo no dia a dia da população e não só quando governam. Mas pronto, eles é que sabem.