terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Desemprego entre licenciados cresceu 63,6% com José Sócrates

“A falta de planeamento na educação em Portugal gera custos elevados, desemprego e atraso”, assegura Eugénio Rosa e diz também que "o desemprego nos licenciados disparou".
De acordo com um estudo efectuado pelo economista Eugénio Rosa sobre a educação em Portugal a falta de planeamento na educação tem gerado no nosso país “custos elevados, desemprego e atraso”. O economista assegura que "em 2007 a percentagem de portugueses empregados com ensino superior era inferior à média europeia". Eugénio Rosa salienta o facto de "entre o 1º trimestre de 2005, data em que Sócrates tomou posse, e o 4º trimestre de 2007 o desemprego total ter aumentado 6,5 por cento e no caso dos licenciados ter crescido 63,6 por cento".
"A falta de adequação das saídas tanto do ensino secundário como do ensino superior às necessidades de desenvolvimento do país também tem contribuído para o aumento do desemprego", frisou o economista. Acrescentou ainda que esta questão "resulta da ausência total de qualquer planeamento na área da educação e do facto de se acreditar pura e simplesmente na actuação do mercado".

Tendo em conta de grande parte dos contratados a recibo verde e dos estágios profissionais são o “emprego” de muitos licenciados, temos que questionar onde tem estado o papel de regulador do mercado que o Estado têm obrigação de assegurar, para já não falar do tão apregoado sucesso do choque tecnológico.

Sem comentários: