segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Complexo Multidesportivo do Litoral Alentejano

Desde sempre fui apologista da existência de equipamentos inter-municipais, pelas sinergias e economias de escalas e optimização de recursos que proporcionam e pela coesão social que fomentam, numa sub-região ( triângulo Sines/Santo André/Santiago) que tem o dever e responsabilidade de se afirmar como o motor de desenvolvimento a sul do Tejo. Assim quando se prepara a construção de um complexo desportivo municipal de Sines, eu proponho a construção de de um Multi Desportivo InterMunicipal do Litoral Alentejano, com diversos campos relvados de treino e jogo, pista de atletismo, pavilhões, ginásio, campo de tiro, centro de estágio, etc, que substituíse as instalações desportivas das três localidades e se constitui-se como um equipamento de referência a nível nacional. Um investimento impossível para uma autarquia, exequível para todos se unirem esforços.
Por isso quando o Prof. Eng. Manuel da Costa Lobo (IST), Coordenador da equipa de revisão do PDM de Sines afirma que: devemos "assumir uma nova dimensão tripla, o "Trevo"de Sines, Santiago do Cacém e Santo André, em que em vez de competirem pela respectiva existência, os três polos irão complementar-se e constituir um complexo urbano maior e de muitas valências", revejo-me nas suas sábias e doutas palavras.

1 comentário:

MJB disse...

Concordo plenamente com a proposta de um complexo multi desportivo do Litoral Alentejano, aposta usada há muito por inúmeros países europeus. Esta solução poderia também já ter sido pensada para o campo cultural, aliando de igual forma os recursos de dois ou mais Municípios e promovendo a interacção de públicos e programadores. Comunicando e projectando em conjunto cresce-se e pensa-se melhor.
MJBotelho