segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Ligação à frente marítima

Dentre vários projectos consta nas Grandes Opções do Plano 2008-2011 para o Concelho de Sines:
"Preparação dos projectos que garantam um ligação de excelência da cidade com a frente marítima e com a envolvente paisagística..."

A posição altaneira de Sines constituiu durante muitos anos uma vantagem para a população, que deste modo se via a salvo - ou pelo menos concedia-lhe mais tempo - para os actos de pirataria que assolavam a costa.
Com a passagem dos anos, os piratas passaram a utilizar outros métodos de saque e o que era uma vantagem geográfica passou a ser um obstáculo económico e social.
Hoje Sines para além da ligação afectiva ao mar necessita de uma ligação fisica que aproxime a Cidade do mar como local de lazer sem comprometer ou acentuar o abandono do centro histórico.
A este propósito recordei-me da solução encontrada pela cidade de Barcelona nos acessos ao Parc Guell, onde as subidas são vencidas a golpe de escadas rolantes, accionadas por sensor e passíveis de ser alimentadas a energia solar.
Esta solução enquadrada por patamares ajardinados e com ligação ao futuro Parque da Cidade, resiste a qualquer arquitecto, engenheiro ou afim mais empedernido.

Sem comentários: