domingo, 13 de janeiro de 2008

Noite de Sines

Inicialmente era uma sensação que atribuia ao facto de ter outra idade e naturalmente outra disposição, depois tornou-se conversa comum entre pessoas de várias gerações e foi-se o argumento da idade. Agora é notório que a "noite" de Sines perdeu público, bares, cafés, numa palavra "andamento". Durante anos o destino de diversão nocturna era Sines até à hora da discoteca, depois o rumo era em direcção a Santiago.
Ontem voltei a constatar que o movimento de "sábado à noite" em Sines não se distingue de um qualquer bairro da periferia ou pequena vila do interior do País.
A explicação passará pela existência de novas tecnologias, nomeadamente internet; pelo êxodo de gerações mais novas para Santiago e Santo André, no final da década de 90, em virtude da especulação imobiliária em Sines; inexistência de universidade ou politécnico na Cidade; estabelecimentos nocturnos pouco apelativos; centro histórico degradado e abandonado; existência de um sentimento de insegurança, etc, etc, etc...mas não se esgota aqui. O que se esgotou foi a noite Siniense. Existirão muitas mais teorias e argumentos, entretanto a "noite" de Sines vai minguando até ao limite do ridículo.

1 comentário:

Anónimo disse...

boas bras.
quero apenas reforçar as palavras que leio, dizendo que em 3 anos a viver p cá passei do 8 ao 80 em saidas a sexta e ao sabado (ponto e alex) pois a crescente degradaçao do ambiente pouco convidativo fez com que a opçao sofá fosse a constante senao a unica alternativa com categoria para passar um bom fim de semana regado a tinto boa companhia bom apetite..e umas ervinhas p relaxar.. da dez a zero á noite de sines..
abraço