quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sines: Trabalhadores da Compelmada, Metalsines, LPCede e VCS continuam com salários em atraso

Não pagar salários é CRIME
De facto "quando se puxa pelo fio à meada" ela vai-se desenrolando.
Desde há muito tempo que se fala que há dezenas de trabalhadores nas obras do complexo de Sines com salários em atraso e alguns mesmo sem salário.
As queixas aparecem um pouco de boca em boca, anonimamente por email e telefonemas e, mais recentemente por email's também anónimos para a Rádio Sines.
Os trabalhadores alvo, pelo que se sabe estão identificados, as Empresas de Trabalho temporário também, mas, algo está a faltar ao que se supõe.
Reconhecendo a importância da comunicação social para a denúncia dos problemas, há estruturas representativas que  podem ajudar estes trabalhadores mas, pelo menos perante estas, não podem ser anónimos.
Todos sabemos que se fala por aí em clima de medo. Há que pôr fim ao medo muitas vezes infundado.
Ter medo é contribuir para o clima de medo e para a repressão da cidadania.
Que medo pode ter um trabalhador que não recebe o seu salário há 3 meses?

5 comentários:

Anónimo disse...

Se voce quiser publicar este texto, publique.
Também tenho conhecimento de situações dramáticas, principalmente de pessoal da minha geração (geração da guerra colonial). Neste momento não somos novos nem velhos, logo torna-se dificil arranjar novo emprego.
É bom falar de "catedra" quem tem emprego estavel como é o seu caso.
Lamentavelmente caímos todos num túnel sem luz ao fundo.
Voce acha que muitos de nós vamo-nos agarrar ao PCP para resolver a nossa vida! Depois do que foi anunciado ontem na comunicação social, vamos ligar-nos a alguém que mandou condolências ao sistema mais oprimido do mundo (Korea do Norte)!
Concordo que "agarrem" na situação e "desmontem" as fraudes que se estão a passar, principalmente das empresas que não pagam a estas empresas. É necessário agarrar o "boi pelos cornos".

Anónimo disse...

Enquanto hover inveja uns dos outros, enquanto uns pobrezitos com manias intelectuais continuarem a ter a mania das grandezas e sentirem vergonha de mostrar a sua real situação em que se inserem, e com isso defederem o inconcebivel, tudo continuará a afundar-se.

efernandes disse...

Agarrar o boi pelos cornos é em primeiro lugar, não ter "tabus";
Agarrar o boi pelos cornos é também olharmos para nós próprios e pensarmos o que é que nos serve e não vestirmos o mesmo fato de quem nos rouba, de quem enche o papo à nossa custa;
Agarrar o boi pelos cornos é ainda sermos solidários e deixarmos a inveja, caracteristicamente portuguesa, de lado.
Uma questão de cultura salazarenta que "grassa" um pouco por todo o lado e que em tempo de crise se agrava. Portugal está doente, os portugueses estão doentes, espiritualmente.

Anónimo disse...

A situação mantém-se ainda hoje dia 23 de Janeiro de 2012!!!!

Anónimo disse...

Não pagar facturas na altura em que se vencem também é crime...

De que matéria são feitos estes criminosos, que em cada dia que passa menos retorno têm do seu investimento e mais riscos correm?

Talvez essa matéria seja mesmo a coragem!

Hoje ser empresário em Portugal é ser criminoso e dos violentos.

Fantástico o ponto de vista dos "cegos"!