quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Na Concentração do dia 24 de Outubro, em São Francisco da Serra, foi aprovada por unanimidade uma resolução que junto anexamos.


Por um Serviço Nacional de Saúde: Universal, Geral e Gratuito

A população de S. Francisco da Serra, de Santiago do Cacém em conjunto com as Comissões de Utentes do Litoral Alentejano e os autarcas da região reunidos no Largo da Junta de Freguesia de S. Francisco da Serra no dia 24 de Outubro de 2011 tomou a seguinte resolução em defesa do Serviço Nacional de Saúde e da prestação local de cuidados de saúde:

1.    Combater a política deste Governo PSD/CDS que tem, contrariamente ao instituído na Constituição da República Portuguesa, tornado os cuidados de saúde pagos, escassos, de fraca qualidade e distantes das populações.
2.    Combater a política de cortes cegos na Saúde evidenciada com a proposta de encerramento dos postos médicos e extensões de saúde com menos de 1500 utentes sem qualquer critério associado às distâncias a percorrer pelos utentes, pelas condições socioeconómicas e envelhecimento das populações afectadas e sem salvaguardar a existência de uma rede de transportes públicos capazes de mitigar os efeitos destes encerramentos.
3.    Combater a política que permite que grande número de cidadãos não tenha acesso a médico de família (6.000 em Grândola, 7.500 em Santiago do Cacém, 1.500 em Sines e 4.000 em Odemira).
4.    Combater esta política de encerramentos e estrangulamento financeiro das unidades de saúde que coloca em causa o acesso a cuidados primários e em risco a saúde das populações ou invés de promover uma gestão eficiente e criteriosa dos recursos humanos, materiais e financeiros.
5.    Combater esta política de cortes nas comparticipações dos medicamentos, nos transportes e aumentos generalizados nas taxas moderadoras e no acesso aos serviços de saúde
6.    Combater esta política que agrava as já precárias condições de acesso à saúde e empurra os doentes para as urgências hospitalares e para os serviços de saúde privados.
7.    Saudar os profissionais de saúde, que pela sua qualidade e empenho, nível de prestação e eficiência mantém o Serviço Nacional de Saúde no 5.º lugar da OCDE.
8.    Defender o Serviço Nacional de Saúde como o sistema mais justo, eficaz e sustentável de prestar cuidados de saúde aos cidadãos.
9.    Afirmar a oposição e discordância aos cortes previstos para o orçamento da Saúde para o próximo ano que restringirá ainda mais o acesso aos cuidados de saúde num ministério que já vive em suborçamentação crónica.
10. Reafirmar a reprovação pela forma como o Litoral alentejano e os seus serviços de saúde têm sido considerados pelo Governo e repudiar qualquer tentativa de encerramento ou transferência de serviços.
11. Reafirmar a necessidade de garantir a prestação de cuidados de saúde às populações do Litoral Alentejano e de melhorar o seu nível de qualidade através do reforço de recursos humanos, técnicos e logísticos.

A saúde é um direito e sem ela nada feito


S. Francisco da Serra, 24 de Outubro de 2011

8 comentários:

Anónimo disse...

Ao ler esta moção fico com a sensação que há mais de um governo Português.
Sabem porquê: Parece-me que há o governo PSD/CDS que é mau para as populações e o governos do PC, do PS ou do BE é que são os bons para a população .
Até parece que os habitantes de S.Francisco e de (algumas) freguesias do nosso concelho são todos simpatizantes do PC.
O SNS é um bem de todos e não de alguns e deu muito trabalho a construir.

Anónimo disse...

realmente não compreendo estas pessoas de são Francisco quando votaram PSD CDS e PS já sabiam que iam ser tratados abaixo de cão só tem o que merecem

Anónimo disse...

Vou entender a não publicação do meu comentário como uma prova de que tenho razão nos argumentos invocados.
Pensava qeu que a censura tinha terminado em Abril de 1974,mas enganei-me.
Começo mesmo a acreditar que os extremos se tocam e, por conseguinte, se contagiam e este caso é um bom exemplo disso mesmo.
Eu compreendo. É sempre mais agradável quando as cabeças estão formatadas ao gosto do "partido". Peço desculpa por insistir em pensar pela minha cabeça.

Anónimo disse...

este ultimo anónimo deve ter a mania da perseguição.
A formatação de uns não dará o direito de outros, mesmo que anónimos criticar outras opiniões. Identifique-se e pode ser que as suas opiniões sejam publicadas...O lápis azul deve ter mais a ver consigo, não acha!?
Arrisco-me pelo anonimato a não ver publicada esta mensagem mas...que se lixe, não tratei mal ninguém

Anónimo disse...

Eu pensava que a crítica é salutar mas estaria a exigir muito, não é?
Eu compreendo.
Por outro lado, os post que publica não são também de crítica? Então?
Quanto ao anonimato, lanço um desafio. Proiba todos os comentários anónimos, incluindo os escritos por si. Ou quer convencer-me de que o comentário logo a seguir ao meu é de uma outra pessoa?
A anonimato é uma faca com dois gumes, certo?

efernandes disse...

Caros Anónimos, Já mais do que uma vez foram informados que o critério (subjectivo é claro), da publicação ou não de alguns comentários obedece ao entendimento de quem assume a publicação dos mesmos. Já em tempos idos, um dos autores de algumas publicações viu-se confrontado com processos de judiciais por causa de anónimos ou quase anónimos.

A Crítica aqui no blog como na vida mais real é sempre bem vinda e salutar e se algum anónimo quiser apresentar queixa contra a liberdade de informação ou comunicação está à vontade para o fazer.

Posto isto, o meu comentário é:

Os comentários anteriores, inclusivé este, já agora, foram uma boa(?) forma de não se comentar um assunto de interesse regional, municipal, de cidadania. Entrou-se pelas politiquices e deu no que deu.
Só temos o que merecemos...
Fim...


PS: quanto a outros que desejam o fecho deste espaço, garantidamente lhes digo que, até poderá acontecer um dia mas, não serão esses que o decidem.

Anónimo disse...

Afinal como alguém dizia nos tempos da Revolução a politica entra em tudo, até nas necessidades fisiológicas.
Verifico que o moderador, não suporta que digam que as atitudes tomadas pelo seu partido, têm sabor a hipocrisia.
Querer, fazer disto "politiquices", faz-me lembrar aquela que nos tempos quentes da revolução diziam que só podia haver uma Central Sindical, quando outros trabalhadores não concordavam. Claro que isto tudo são actos politicos e não politiquices e bom que haja , confronto de ideias.
O nosso País está como está, todos têm culpa. As cúpulas dos dirigentes politicos não concordam, mas fazem, não recusam.
Já viu algum dirigente partidário recusar benesses do orçamento do estado e escrever que recusou!
Continue, pois os tempos que aí se avizinham, vão trazer à tona muita coisa.

efernandes disse...

Já viu algum dirigente partidário recusar benesses do orçamento do estado e escrever que recusou!

Deve andar tão distraído caro (des) comentador...