domingo, 2 de outubro de 2011

Encerramento da Extensão de Saúde de São Francisco da Serra


Divulgação
As Comissões de Saúde do concelho de Santiago do Cacém, tiveram conhecimento do encerramento da Extensão de Saúde de São Francisco da Serra, desde o dia 3 de Outubro de 2011.
 
   São Francisco da Serra é uma pequena freguesia, no concelho de Santiago do Cacém com cerca de 900 habitantes. A Extensão de Saúde mais próxima desta freguesia é na sede de concelho. Uma distancia de mais de 15km e onde não existe transportes públicos. A maioria desta população é idosa, com baixos rendimentos e sem viatura própria.
 
   O encerramento da Extensão de Saúde restringiu o acesso de todos os habitantes aos cuidados de saúde primários. O direito à Saúde está colocado em causa para esta população.
 
   O encerramento da Extensão de Saúde de São Francisco da Serra insere-se numa política de desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde, de redução e/ou encerramento de serviços e de redução dos profissionais de saúde, onde as questões economicistas imperam, em detrimento da prestação dos cuidados de saúde à população. A política de saúde não pode estar sujeita a critérios cegos.
 
   O Governo PSD/CDS tem a responsabilidade de assegurar a toda a população o acesso a cuidados de saúde com qualidade e eficiência. Cabe ao Governo PSD/CDS assegurar o direito à saúde, como está consagrado na Constituição da República, através do reforço do investimento público e assente numa política de proximidade, que dê resposta às necessidades da população.
 
   As Comissões de Utentes do concelho de Santiago do Cacém, informam que estão contra a mais este encerramento.

2 comentários:

Anónimo disse...

ainda vao fechar mais nao fica por aqui fiseram ouvidos mocos aos avisos do PCP e do BE e foram a fujir votar CDS PSD PS agora ja tem a paga cabresto enfiado nas orelhas e as palas nos olhos

Anónimo disse...

Tenho seguido este e outros post's
neste "santo" blog.
Como deste de pequenino estou habituado a ouvir ( sou do tempo em que mais do que 2 era uma manifestação contra o governo), resolvi , se me deixarem, intervir.
Estou farto da lenga-lenga do governo (conotado com um partido ou coligação). Os governos são eleitos ( bem ou mal) mas não são do partido x ou y .
A questão de S. Francisco e outras terras devia de ser discutido a nível Nacional e se há problemas na saúde, todos sabem a "trapalhada" de jogadas dos partidos (todos) em querer muitas vezes fazerem substituir as suas competências em determinadas áreas que não são do seu pelouro ( poder local principalmente).
Todos sabem que depois de restabelecida a democracia, muitas vezes ninguém sabia quem mandava em quem.
Chegou a altura de acertar as competências ( infelizmente com a pressão da tal de troika).
Vai doer, mas alguma coisa deve ser feita.
Nota: eu não votei neste governo. Mas como isto ainda é uma democracia tenho que saber ouvir.