quarta-feira, 10 de agosto de 2011

TSU a baixar - IVA a SUBIR. A quem serve isto?

Aí está o Governo a servir os "Tubarões"

Se alguém tinha dúvidas sobre os desígnios dos Governos de direita, e que fervorosamente, defende a tal economia de mercado onde haja menos Estado e melhor Estado, aqui está mais uma medida onde o Estado deixa de o ser para se submeter ás exigências da "finança" e do roubo generalizado dos cidadãos.

Todos sabemos que ao longo dos últimos mais de dez anos que a Segurança Social (aquele serviço que nos paga as reformas e pensões, os subsídios de doença, o RSI, o Apoio à Infância e 3ª idade, os subsídios de desemprego, etc), tem as contas muito apertadas pela redução das contribuições derivadas dos mais variados factos, entre os quais o aumento do desemprego que faz aumentar a despesa e reduzir consequentemente a receita.

A acrescer a isto tudo há o "buraco" no fundo de estabilização financeira da SS que durante os anos 2003 a 2005 quando governavam Durão Barroso e Santana Lopes com Bagão e Portas pelo meio, não meteram sequer "um tusto" naquele fundo. É importante referir que aquele fundo, deve manter-se suficientemente estável para em caso de crise agravada nas contas do estado, possa servir de almofada para durante um ano permitir pagar reformas e pensões.

Assim, a Segurança Social é uma instituição solidária que vive à custa de quem paga (Trabalhadores e Empresários) e está visto com muitas dificuldades por razões óbvias.

Quando se propõe baixar a Taxa Social Única para as Empresas (mas pelos vistos não é para todas), no meu entender está implícita a destruição financeira da Segurança Social, a não ser que o aumento do iva nos bens e serviços seja transferido directamente para a Segurança Social. Claro que isto só acredita quem quer ou quem for "burro". Porque será que  a redução da TSU não desce também para os trabalhadores?

É lugar comum dizer que este Governo pretende destruir todos os benefícios que eu chamo direitos, emergentes dum Estado Social, arduamente conquistados há muitos anos pela sociedade civil. Mas isto é mesmo Verdade!

O Pontapé de saída sobre este ataque à Sociedade é importante não esquecermos que foi dado pelos Governos anteriores "xuxialistas" que tendo o apoio maioritariamente popular, governaram à direita e sempre com os mesmos objectivos da direita.

O Povo quando correu com aquela corja foi  e é soberano e não votou nesta "senhora" porque gostaria de o ver no poder, Votou contra Sócrates e seus muxaxos pela "merda que foram fazendo ao longo dos anos.

Agora, lixamo-nos todos, excepto alguns Tubarões que dominam cada vez mais o mundo.

Nunca os Estados estiveram tanto nas mãos dos Tubarões da Finança e da especulação.

Dar a volta a isto será uma tarefe muito difícil mas, Não Impossível. Onde anda o ânimo?
ef

17 comentários:

Anónimo disse...

e não fica por aqui ainda vai vir mais obra é bom para aqueles que tem o cabresto enfiado nas orelhas a canga no cachaço e agora vão levar um bolso enfiado pela cabeça que só podem comer quando o dono quizer

Anónimo disse...

E MELHOR MUDAR O NOME DA ESTAÇÃO DE SINES PARA ESTAÇÃO DA CDU OU APU

efernandes disse...

Ao seu anónimo das 11:21 PM, Agosto 10, 2011...
Explique bem o seu problema porque pode estar a precisar de ajuda.

Alberto disse...

Com o risco de me chamarem reaccionário, também certamente já me chamaram pior, gostava de fazer um pequeno comentário acerca deste post. Se estamos no estado em que estamos, devemo-lo a uma pseudo esquerda corrupta, aburguesada e caduca. A esquerda com os seus ideiais que tanto me fizeram sonhar com uma sociedade mais justa, morreu, acabou. Marxistas, Maoistas, Trotskistas, Libertários são palavras que deixaram de fazer sentido, ultrapassadas e desfasadas do sec. XXI. Doa a quem doer, na minha opinião o PCP é bom para festas e sardinhadas, é necessário na AR, mas tem o discurso riscado, não se renovou, não se adaptou à realidade dos nossos dias, está obsoleto, próprio para "alentejanos debaixo do chaparro". Infelizmente nem esquerda nem direita serão solução não só para um país podre mas para um mundo doente e em queda vertiginosa. Dominados por uma economia cujo funcionamento a maioria não entende, por individuos sem escrupulos e cuja ganancia não tem nada a ver com politica ou "bem estar" mas sim com embriaguês do dinheiro e do poder que ele transmite, será que nos resta ver o "fim" pela televisão ou será que alguma vez poderemos ter um papel mais activo no nosso destino?

Anónimo disse...

Eu não diria que o comentador Alberto é reacionário mas, anticomunista é de certeza e isso nem é o principal problema.
Parece-me que se sente como um orfão depois da dita esquerda socialista ter falhado redondamente e estes boys laranjas terem agora caminho para fazerem o que querem.
Quem travará esta gente? Não creio que sejam os socialistas até porque fazem parte da mesma "troika".

Anónimo disse...

O Alberto anda é talvez um pouco confuso. Sempre lhe disseram, e ele acabou por interiorizar, que o “seu” PS era um partido de esquerda. Descobriu agora que o andaram a enganar durante todos estes anos. Vai daí, e à falta de melhor, lança-se contra os “comunas”, misturando alhos com bugalhos. Esquece que quem nos governou não foram os “comunas”, logo não se lhe pode assacar a responsabilidade do estado a que isto chegou. Dizer mal da actual situação, e depois passar para o discurso riscado, a não renovação, a não adaptação à realidade, etc, do PC, mais não serve para exorcizar os seus fantasmas, e esconder de si próprio a própria realidade. É mais fácil assim. O Problema desta nossa sociedade são mesmo os “Albertos” que a constituem. Eles esquecem que a tal pseudo-esquerda aburguesada de que tanto falam é constituída por eles próprios. No essencial eles até estão de acordo que algo não vai bem, mas deixam-se estar quietinhos no seu canto, pois, com aquilo que para eles “sobeja” vai dando para terem uma vidinha melhor que a do “vizinho”. A sua participação cívica, enquanto cidadãos, pois é disso que se trata, muito mais o que uma participação na política, não lhes interessa, é aborrecido, não leva a nada, pode dar chatice. E na altura em que poderiam ter uma palavra a dizer, ou se ausentam, ou escolhem mais do mesmo, ou um pouco pior. Só faltou no discurso do Alberto outra das características comuns a este grupo de pessoas: o discurso da inevitabilidade, tão em voga nos tempos que correm. De resto está lá tudo.

Anónimo disse...

SR. efernandes SE O SR. pertencer aos recursos humanos da Petrogal alinho na sua ajuda ! J.R.

Anónimo disse...

Já esqueceram que a culpa da crise foi de um governo de ESQUERDA SOCIALISTA ? Não foi a Direita... Quantos aos intervenientes deste Blog estão a escrever de acordo com as convicções políticas por isso nada de novo ai.

M. Lança disse...

Sobre a resposta do Alberto só não estou de acordo com essa do discurso riscado do PC para Alentejanos á sobra do chaparro. Ou então teremos que destrinssar os alentejanos porque alguns á sombra desse disco riscado de que fala enriqueceram quais tubarões esfomeados, comeram tudo e não deixaram nada, ou pouco ficou.
Não vou dizer que este Blog é assim uma especie de Avante nem orgão oficial da CGTP, mas anda lá perto, e sobre isso nada digo cada um come do que gosta, agora vir para aqui escrever que esta situação grave que vivemos é culpa deste governo é uma mentira. Não quero acreditar naquela de que uma mentira mil vezes repetida acaba por ser verdade. É querer tapar o sol com uma peneira sem rede.
Todos sabem a verdade essa já se sabe, estava tudo bem, os juros a subir mas tudo bem, até ao limite do impenssavel, 12% e depois mais e mais.
Obviamente que Socrates sabia que pisgando-se e deixando a batata quente na mão dos outros era mais facil e se melhor penssou melhor o fez, pisgou-se.
Deixou os outros com as calças na mão, e se agora a situação é dificil e é, isso deve-se como alguns socialistas como Mário Soares reconhecem á teimisia cega de Socrates.
Para o PC e BE que nunca tiveram responssabilidades governativas, e ainda bem tudo isto é um roubo, qualquer aumento é roubo mas com calma e comparando politicas autarquicas chegamos á conclusão que roubados somos todos. É só ver os preços da agua com as taxas todas que pesam e de que maneira nos bolsos dos municipes. Quem aprovou? Sabem quem foi? A maioria da CDU, mas aqui não há roubo há ajustamento. Será?
Para o administrador do blog que de acordo com o que escreve demonstra solidos conhecimentos acerca das finanças nacionais diga lá qualquer coisinha das finanças municipais diga que o POVO agradece reconhecido, mas diga.
M.Lança

efernandes disse...

Sr M lança,
Como deverá compreender, não será facil dissertar sobre as finanças Municipais, até porque cada caso é um caso e nestas coisas meter tudo no mesmo saco, corre-se o risco de se ser injusto para alguém e não é essa a minha forma de estar. De qualquer forma sou obrigado a reconhecer que alguns municípios sem referir quais, poderiam estar em posições muito mais confortáveis se não fossem algusns "desvarios" que alguns eleitos foram tendo ao longo dos tempos e que actuam ou gerem como se fossem os donos da quinta.
Referindo-me a um ou outro comentario que duma forma incorrecta conota este blog a organizações como a CGTP quero dizer o mesmo que você disse. cada um come do que gosta e ninguém me vai impedir de dizer o que penso sobre qualquer questão nacional ou local, doa a quem doer. É óbvio que não podemos estar sempre todos de acordo porque até na Santa madre igreja isso não acontece.
relativamente a alguma "aurea" que pretende pôr neste Governo atacando o anterior, devo dizer-lhe que este governo só existe porque Sócrates foi o carrasco socialista dos Portugueses e estes não votaram pelo psd. Votaram contra Sócrates.
mas diga-me lá uma coisa se se admite o que este governo está ja a fazer sempre em desfavor de todos excepto dos mais abastados. Justifica-se este aumento do IVA para a Energia em geral?

Anónimo disse...

O Sr. Lança no seu estilo próprio monta um ardil político com dois objectivos ainda que um não seja assumido. Ao comparar o orçamento municipal com o orçamento geral do Estado coloca duas matérias tão diferentes entre si que as torna impossíveis de ser comparadas. O Sr. Lança sabe disso mas como o seu propósito é acusar a CDU e os comunistas está tudo bem mas não é sério. A par da sua sanha contra os comunistas aparece a estafada tentativa de desculpar a política do actual Governo com a do anterior ou dos anteriores esquecendo-se que um e outros foram sempre da responsabilidade do PS, PSD e CDS. Iludindo que um dos principais responsáveis pelo estado do País é o actual Presidente da República, por sinal do mesmo partido que o Sr. Lança tendo sido durante os seua mandatos e por figuras destacadas desse Governo, criado o BPN e que agora outros ainda que do mesmo partido do Sr. Silva e do Sr. Lança, entregam de mão beijada ao Sr. Amorim e à Srª Santos por uma bagatela após o Estado lá ter enterrado 2400 M€ de Euros.
O Sr. Lança esconde que as principais medidas deste Governo atingem apenas e só os trabalhadores deixando de fora quem realmente pode e deve pagar a crise. O Sr Lança sabe que nós sabemos que ele sabe que este governo será derrotado mais cedo que tarde e que os interesses que defende são ilegítimos e que não foram sujeitos ao escrutineo do Povo simplesmente porque foram escondidos.
Cumprimentos
NG

Anónimo disse...

A sorte é que em sines, todos vivemos bem.
E com respeito á saúde, acho que isso de haver falta de médicos em sines, ou de o centro de saúde estar encerrado em certos periodos de tempo, ou até mesmo o hospital estar congestionado, tudo isso é mentira, porque além de haver médicos com fartura, também o centro de saúde está sempre aberto, com muito boas condições, e bom atendimento, até o tempo de espera é bastante reduzido, e se for ao hospital,aí, ainda é tudo mais rápido e melhor.
Mas enfim, o que se há-de fazer? há sempre dois ou três aqui no blogue a dizer mal de tudo, vejam lá se há mais alguém a queixarem-se, isto é a melhor prova de que o que dizem é tudo mentira, e eu também sei que é tudo mentira, ainda hoje feriado estava tudo a funcionar a 100%, sem qualquer problema para a população de sines.

MLança disse...

Sr. efernandes
Sobre a gestão do municipio de Sines em concreto sou critico e cada vez mais, e disso tenho dado conhecimento ao executivo e á ass. Municipal, no entanto não sou cego e portanto sei ver o que é positivo, não sou portanto daqueles que sofrem de uma doença comum chamada "segueira idiológica", que não deixa ver para além do alinhamento defenido pelo partido respectivo.
Isto serve para lhe dizer tambem que no que ao governo diz respeito nem tudo está bem, longe disso, alguns aumentos são demasiado pesados para o cidadão comum que cada vez ve aumentar mais a sua factura mensal, as celebres gorduras do estado tem de ser cortadas e serão não tenho duvidas, no entanto é preciso ter em atenção os factos e eles são esmagadores, acredite que não há aureas que resistem aquilo que se vai sabendo, Portugal está falido ou praticamente falido esse é um dado objetivo e sobre responssaveis eles existem tem nomes todos os sabemos.
Julgo que será mais eficaz agora fazer alguma coisa para salvar a situação do que estar sempre a dizer que aquele é mais culpado do que o outro, o PSD está no governo porque votaram nele ou não? Foi contra Socrates? Eu prefiro dizer que foi por uma mudança de rumo e veremos, espero que não encalhe.
MLança

MLança disse...

Sr. NG
Sim sou do PSD, desde sempre, o que não me inibe no entanto de discordar quando é caso para isso, das politicas e decisões tomadas, e nesse aspecto estou distante daqueles que obedecem cegamente ordeiramente a uma disciplina partidária que não os deixa ver para além da janela pequenina.
Eu gosto mais de janelas amplas, tão amplas que dá para ver tudo, não só o que o governo faz, mas o que por cá se faz.
Por cá não há nada a fazer tudo o que foi feito tem os seus responssaveis e eles foram sempre maioritariamente da CDU. É verdade foi o povo que votou, eu sei mas afinal o povo também se engana, ou será que o engano é de sentido unico?
Não me vou perder em relacionar facos com este e aquele nome, sobre isso muito teria que dizer e tenho a certeza não chegariamos a acordo.
Creia NG que não tenho contra os comunistas nenhuma sanha nem sei o que isso pode significar, apenas temos respeitaveis pontos de vista diferentes.
MLança

Anónimo disse...

Aumentam o IVA da electricidade e do Gás natural....

E o IVA do GOLFE?...

E o IVA dos bilhetes do FUTEBOL?...

E o IVA dos CONCERTOS?...

E o IVA das GRANDES FORTUNAS?...

E o IVA d........


É este o "governo" dos SRS LANÇAS....

Anónimo disse...

quero saudar o Sr. Lança por ter vindo a terreno e contribuir para animar este espaço de dabate.
Vou sistematizar para ser menos fastidioso.

Episódio 1. Cegueira ideológica - normalmente e o Sr. Lança não foi original na sua aplicação, é no sentido pejorativo atirada àqueles que agem em coerência com os seus princípios e por eles se batem. A questão da ideologia política e sua diabolização também é, se me permite, mais do mesmo. Os próceres do sistema capitalista inventaram a morte da política exactamente para fazer passar a ideia do sentido único ou do fim da história como alguns se atreveram a dizer e a escrever.Assim, quando se fala na cegueira ideológica o que se verbera é a alternativa ao capitalismo aliás em coerência com a posição ideológica assumida pelo Sr. Lança. Agora pergunto: não será cegueira ideológica aumentar os impostos sobre o consumo e reduzir o poder de compra dos trabalhadores portugueses amarrando o país a uma espiral de depressão económica? como se consegue resolver os problemas de um país com graves defices de produção, dependente e endividado, com mais dívidas?
Sr. Lança, a cegueira ideológica está desse lado e se tem uma janela tão grande quanto afirma, certamente conseguirá ver a imagem que pinto ainda que através dos seus filtros ideológicos que são tão legítimos como outros quaisquer e que em nada o diminuem pelo contrário, inscrevem-no num sistema de valores e conceitos com os quais não concordo, porém consigo reconhecê-los e respeitá-los. Mais problemático é quando se torna dogmático acerca dessa pretensa desideologização a tal ponto que a utiliza como arma da arremesso contra pessoas que apenas contrariam as suas ideias. Não é o facto de reconhecer que um Governo ou executivo municipal faz coisas bem ou mal feitas que se torna mais ou menos plural e tolerante do ponto de vista ideológico. O grande problema consiste quando as nossas ideias políticas conflituam com a nossa consciência do certo e errado, o que muitas vezes acontece e leva à desilusão ou à negação, quando a nossa construção da realidade é arigida em cima de ideias preconcebidas vulgo preconceitos.

Abraço

Nepumoceno Guedelhas (NG)

Anónimo disse...

Episódio 2. diferença entre orçamento de Estado e orçamnto municipal de Sines.

O Sr M.Lança responsabiliza a CDU pelo estado de desequilíbrio financeiro do orçamento municipal local colocando por atacado a questão eleitoral de os eleitores se terem enganado ao votar para a câmara municipal.
Em grande medida a situação de insolvência financeira atinge a grande maioria das autarquias devido ao estrangulamento financeiro que aquelas sofreram por parte do orçamento do Estado ao longo de vários anos. Outro aspecto do mesmo problema foram os juros historicamente baixos que caracterizaram os últimos dez anos e que levaram ao embuste do crédito fácil, comum à situação das famílias portuguesas. Chegados aqui temos que avaliar o resultado do endividamento, isto é, a população foi ou não foi beneficiada. Na minha opinião, os investimentos realizados dotaram a cidade de equipamentos colectivos muito importantes. Dou apenas dois exemplos que me parecem esquecidos porém considero emblemáticos da opção de gestão da CDU, falo da Ludoteca que já não existe,(quantas cidades tiveram ou têm uma ludoteca para as suas crianças terem brinquedos?) e da Gaivota que presta um serviço muito importante à comunidade. As crianças de Sines usufruiram de actividades extra curriculares muito antes da generalidade das crinaças de outros concelhos, alguns deles também da CDU.
Se o Sr. M. lança disser que nos últimos anos houve um deslumbramento e esbanjamento de verbas posso concordar consigo e por isso os resultados conhecidos.
Como pode ver Sr. M.Lança os sinienses não se enganaram nem foram enganados.
Se insistir na comparação com o orçamento de Estado, veremos que a tendÊncia foi inversa à municipal, ou seja o investimento realizado beneficiou sempre os mesmos poucos retirando àqueles muitos que pouco possuem, tal como o actual Governo mais uma vez, agora com mais ânimo porque os estrangeiros exigem.
Sr. M.Lança, como podem votar milhares de pessoas contra os seus interesses? Talvez por serem enganados mas parece-me mais uma tentativa e esperança que alguma coisa melhore. O que nunca acontece porque a resposta e solução dos problemas do país não pode estar nos partidos e políticas que o levaram à crise deseperada que atravessamos.

Cumprimentos
NG