domingo, 14 de agosto de 2011

Saúde a quanto obrigas...

A Saúde é um direito e sem ela nada feito

Mas, ao fim de semana ou feriados se os cidadãos do Litoral Alentejano ou quem nos visita precisarem de fazer um qualquer tratamento de enfermagem só tem duas hipóteses onde recorrer:

HLA
Clinica Privada

Porquê?

Porque os centros de saúde estão fechados!

Como o HLA principalmente nesta altura está muito concorrido, nada mais resta aos cidadãos do que pedir por favor a um ou outro enfermeiro que conheçam, para que pagando, possam fazer o favor de lhe dar uma injecção ou fazer curativo a algum ferimento.

É de facto curiosa este tipo de gestão dos Centros de Saúde Públicos (de todos nós), que durante os dias de semana funcionam em horários de escritório e ao fim de semana fecham para descanso do pessoal como se a saúde ou neste caso a falta dela tivesse horas pré-determinadas.
Só falta de facto fecharem para férias do pessoal.

Parece-me assim que a revisão da constituição da república que os "troikos" apregoam a propósito da crise que construiram para atacar a saúde, a educação, o trabalho e a cidadania, se vai fazendo  à margem da própria sede e, o povo se vai calando...

3 comentários:

Anónimo disse...

Estou de acordo com o comentário, mas não posso deixar de fazer um desabafo!
Efectivamente o Centro de Saúde de Sines está fechado ao fim de semana, mas assim cada um já sabe com o que conta e procura outros meios se necessitar.
Aberto só por estar não faz sentido. Poucos médicos, poucos enfermeiros, poucos administrativos, poucos auxiliares...não é possível assegurar serviços ao fim de semana. Pagamento de horas não há, a politica é tirar as horas trabalhadas em compensação, o que ninguém quer como é óbvio, porque todos trabalhamos mas queremos receber por isso, se não dedicávamo-nos ao voluntariado!
E o Zé povinho parece que até gosta de ser esquecido, pois mantém-se impávido e sereno a assistir a este triste espectáculo de perda de direitos....pelo menos aqui na nossa santa terrinha assim tem sido!

Anónimo disse...

É verdade este Zé povinho, desgraçadinho não reage absolutamente a nada até faz confusão, desde que ainda consiga comer umas sopinhas, ir á praia, ver o futebol e ir passear aos centros comerciais de sines, vive assim feliz e contente.
Também é preciso realçar de que no que toca á saúde havia muitos abusos, mas aí havia que alterar muitas outras coisas também, e ter mais atenção no que toca a partes mais sensiveis, porque estamos a falar de um bem essencial á vida humana, o sistema nacional de saúde se não estou em erro foi criado no estado novo, portanto se ele foi criado nesse tempo, é porque tinha viablidade e era necessário, tal como o continua a ser ainda hoje, não queiram tirar o que pessoas boas criaram.

efernandes disse...

O SNS público e universal foi criado já na era democrática pelo então ministro da Saúde António Arnaut.
Antes já havia o serviço de saúde mas noutros moldes mas até esse estes tipos querem retirar.