sexta-feira, 13 de maio de 2011

CDU - Outro Episódio de Poluição

Divulgação

Outro Episódio de Poluição


Mais uma vez os sineenses foram confrontados com a poluição nas suas águas costeiras com resultados que, para já, se saldam por várias toneladas de pescado contaminado, algumas delas com destino à exportação.

De acordo com vários relatos de pescadores, a poluição fez-se sentir a partir do dia 24 de Abril e deve-se à presença de uma mancha de hidrocarbonetos, todavia, salientamos o carácter difuso de toda a informação recolhida porque as autoridades competentes nada fizeram para mitigar os efeitos da poluição e muito menos para aferir as responsabilidades e a origem daquela mancha. A única excepção que confirma a regra foi a capitania do Porto de Sines que interditou a pesca a norte do emissor submarino da ETAR da Ribeira dos Moinhos, cerca de quinze dias depois da ocorrência!

A pesca foi proibida e os barcos estão parados, porém resta saber quem vai compensar os pescadores pelos prejuízos.

Quanto aos órgão autárquicos, o único que demonstrou a sua indignação e preocupação quanto ao ocorrido foi a Assembleia Municipal de Sines pela aprovação por unanimidade de uma moção apresentada pela CDU.

A Câmara Municipal de Sines até 5 de Maio, a única posição que tomou nas palavras de uma vereadora foi o envio de uma carta à Administração da Região Hidrográfica do Alentejo. Tamanho empenho e esforço é deveras clarificador da sua postura face a um assunto tão importante e delicado para a população de Sines. Ao contrário, o desvelo é canalizado para acções de propaganda camuflando a sua incompetência. Por exemplo: a falta de conclusões e resultados práticos do GISA (projecto de Gestão Integrada da Saúde e do Ambiente no Litoral Alentejano); o arrastar da solução do problema da contaminação da água do aquífero; a incapacidade para resolver o problemas dos cheiros pestilentos que com regularidade invadem a cidade, donde o menor dos problemas é o cheiro, preocupando-nos mais a origem e o que está por detrás dele.

Como o esquecimento apenas serve os incompetentes, relembramos as denúncias há cerca de três anos sobre o mau funcionamento da ETAR da Ribeira dos Moinhos por parte dos trabalhadores e do seu sindicato.

Adivinhando o previsível argumento da preservação da imagem de Sines, apenas adiantamos que bem pior e à laia dessa chantagem, é fazer perigar uma actividade económica que apesar de tudo ainda resiste em Sines e alimenta muitas famílias, ou mesmo mostrar aos sineenses que na sua terra reina a impunidade e irresponsabilidade em nome de jogos de bastidores cada vez mais a descoberto.

P’la CDU

Sines, 9 de Maio de 2011
____________________________________________________
Nota do editor do Blog:
Este post foi recolocado hoje, dia 13 de Maio por ter desaparecido, curiosamente, por alegada manutenção do espaço.
Pela minha parte, e sem qualquer responsabilidade pelo facto, as devidas desculpas à Coligação responsável pelo texto. Aos leitores informo que já estão disponíveis os comentários que entenderem fazer.
ef

33 comentários:

Anónimo disse...

Está tudo na retranca para ver quem é o primeiro a avançar.
Quem lê este blog (pessoal da n/zona) sabe perfeitamente o que se passa e ninguém quer avançar com o que se passou.
O terreno está fértil para os PC's avançarem para o "ataque".
O M.Coelho nada diz porque a "fome" de poder é grande e nesta altura de eleições as palavras são como "balas" que matam o 1º. que não acertar.

Anónimo disse...

E muito simples de apanhar quem fez isto
Basta o Dr COELHO querer
Sera algum patrocinador do FMM

Anónimo disse...

Eles tentam silenciar os problemas de todas as formas.
Agradeço à CDU por ter a coragem de colocar o problema na praça pública.

Anónimo disse...

A CM Sines também já emitiu um comunicado face à situação. Também convinha publicar aqui!

Está em www.sines.pt.

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 10:42 PM, Maio 13, 2011,
Publicar aqui porquê?
Não está publicado no site da CMS?
Dar voz a quem a não têm, a CMS não precisa. Aliás sobre este assunto o sr.Presidente até é apologista que o mesmo deve ser "camuflado" para não se afastar os turistas. Daí não ver razão para que se reproduza aqui o que está publicado no site da CMS.
Por outro lado ao publicar o comunicado da CMS aqui, mais não se iria fazer do que relevar o pouco que foi feito por esta entidade em relação a um assunto de extrema gravidade. Ao fim de praticamente um mês após o ocorrido a CMS, na pessoa do seu presidente, limitou-se a reuniões, que pela leitura do comunicado, se mostraram inconclusivas no apuramento de responsabilidades. Manifestamente pouco para tão grave problema.

Anónimo disse...

Mais uma vez se prova que a sede do poder (Manuel Coelho) é grande .
Tudo isto é o espelho da vida politica do nosso País.
O Presidente C.Sines,pela necessidade de manter uma certa ligação aos actuais mandantes do poder, cala-se e refugia-se nos turismo.
Pena é que as "cabeças" a rolar em todo este processo devem ser do "peixe miúdo".

Anónimo disse...

POVO DE SINES, voces desculpem lá mas são muito tapadinhos.

Na sequência da mancha de poluição detectada na costa norte de Sines, a Câmara Municipal de Sines aprovou, por unanimidade, em reunião de Câmara extraordinária de 13 de Maio de 2011, uma posição sobre poluição marítima que exige o apuramento das responsabilidades junto das entidades competentes e a atribuição de indemnizações pelos prejuízos causados a pescadores, armadores e comerciantes afectados pelo problema.

fonte CMS

Anónimo disse...

Olha os politicos mentirosos de Sines agora tambem vem para aqui dizer umas mentiras tal é este bando de incompetentes e mentirosos se alguma vez eles fizeram alguma coisa a favor dos pescadores ou doutras situações quaiqueres grnde bando de mentirosos é o que são os politicos de Sines

Anónimo disse...

Pedia ao anónimo das 2:39 PM, Maio 15, 2011, que explicasse a um dos "tapadinhos" de Sines o seu comentário.

Anónimo disse...

Então? depois do meu post ja ninguém mais tem nada a dizer ficou tudo esclarecido, é fácil criticar quando se desconhece a realidade.
Façam-me um grande favor informem-se, não seijam tapadinhos, pois e de coisas graves como estas que temos de nos preocupar.
CDU, PS, PSD, CDS e defunto BLOCO, Não critiquem quando não sabem, não querem e não lhes interessa fazer melhor.
Atenção muito importante não basta olhar meus amigos, tem de se saber observar!

Anónimo disse...

Então? depois do meu post ja ninguém mais tem nada a dizer ficou tudo esclarecido, é fácil criticar quando se desconhece a realidade.
Façam-me um grande favor informem-se, não seijam tapadinhos, pois e de coisas graves como estas que temos de nos preocupar.
CDU, PS, PSD, CDS e defunto BLOCO, Não critiquem quando não sabem, não querem e não lhes interessa fazer melhor.
Atenção muito importante não basta olhar meus amigos, tem de se saber observar!

Anónimo disse...

Uma imprecisão no comunicado do CDU, a referir: quem proibiu a pesca na Costa Norte não foi a Capitania, mas sim a Delegada de Saúde, conforme comunicados divulgados pelas duss entidades .

Anónimo disse...

Sr tapadinho das 10:26 AM, Maio 16, 2011 so nao entende quem nao quer... esta escrito.

Anónimo disse...

Mas este blogue agora é da CDU?

Anónimo disse...

Da CDU?Acha???Este blog note-se bem pela inteligencia que emana nos seus posts ser dos "outros".
Os da CDU não debatem assuntos,pois votam sempre nos mesmos,independentemente da coisa,são carraça de ideológia louca e impraticável,nem mesmo eles no seu dia a dia a conseguem fazer vingar nas suas vidinhas voltando-se para a prática do oposto.São por norma pessoas sem sentido,existem apenas.Por isso o blog não pode ser CDU,certo?Aqui...

Anónimo disse...

As coisas são complicadas com alguns tapadinhos que não querem ver além da ponta do seu nariz, aqui a miopía é mental. Se os homens não dizem nada são coniventes e corruptos se denunciam são falsos e mentirosos. Vá se lá entender esta gente. Uma coisa é verdade: foram os únicos.

Anónimo disse...

Andam aqui alguns a querer tapar o sol com a peneira.
Só mesmo quando empurrado é que o executivo da CMS fez algo. E mesmo aquilo que fez acredito que tenha sido por pressão dos vereadores da oposição e porque continuar sem fazer nada era mau para a sua própria imagem.
E depois quer se goste ou não os comunas foram os unicos que publicamente fizeram alguma coisa.

Anónimo disse...

Mas fazer um comunicado é, de facto, fazer alguma coisa? Ainda por cima um comunicado deturpador da realidade?! Qual o efeito prático deste comunicado? Em que é que ajuda os pescadores e a população de Sines no geral?
Se os problemas de Sines e do país se resolvessem com comunicados e discursos demagógicos...

Anónimo disse...

Para alguns o registo tem de descer ao nivel deles. Corremos sempre o risco de ser cilindrados devido à farta experiência do adversário. Mas cá vai.
Ó anonimo das 11:31 AM, Maio 19, 2011, quer que lhe pergunte ou assume de livre vontade uma de duas coisas, ou ambas: que é parvo(a) ou quer fazer dos outros estúpidos?

Anónimo disse...

Este ou outro comunicado ajuda aque as coisas não fiquem na gaveta do Sr. presidente e nunca mais de lá saiam. Os meus parabéns pela iniciativa

Anónimo disse...

E vai mais um episódio de poluição, desta feita a afectar não o mer, pescadores, armadores e comerciantes, mas o ar e todos nós. São 23:20 horas do dia 19 de Maio e está um cheiro nauseabundo.
Irá a CMS pedir o apuramento de responsabilidades às entidades competentes e a atribuição de indemnizações a todos os afectados pelo problema pelos prejuízos causados? Ou será que os subsídios expectáveis tomam o papel de indemnizações - mas não aos afectados pelo problema?
Os suspeitos são os do costume...

Anónimo disse...

É verdade os cheiros estão cada vez piores e são cada vez mais regulares, sempre por volta das 22 ou 23h. É uma vergonha o que se passa em Sines, só espero que a CDU não se fique apenas por um comuniicado. É preciso muito mais, agora que o Manuel Coelho já vem à descarada apoiar o Sócrates.

Anónimo disse...

Sinceramente não percebo! Vivo á mais de 15 anos em Sines, e os cheiros nauseabundos sempre foram frequentes. Só agora, que a CDU não está no poder é que deram por eles?!

Anónimo disse...

Mais vale tarde que nunca. E por acaso já contou os mortos por doenças oncológicas, de há quinze anos para cá? Acha que é coincidência? Tem filhos? Não teme pela saúde deles?

Anónimo disse...

Ao anónimo das 3:16 PM, Maio 20, 2011,
Sempre houve cheiros e os Sinienses sempre se manifestaram contra a falta de medidas concretas por parte de quem dirige a CMS. Já no tempo da CDU existiam queixas. O problema é que a CDU dos ultimos anos teve um problema chamado MC. Felizmente para a CDU, ainda que de modo algo atabalhoado, esse problema está resolvido.
Depois o problema aqui não é o comunicado da CDU. O problema é a falta de actuação de quem devia ter actuado e não o fez. O problema é de quem tendo a incubência de gerir e zelar pelo nosso concelho desvalorizou o assunto e assobiou para o lado. O problema é de quem através de um discurso "sentido" e coisa e tal o remata com a questão de não se levantar muita celeuma para não afastar os turistas.
O problema aqui é daqules que como o anónimo não conseguem quebrar as amarras, que não ideologicas, mas sim de subserviência ao dono e ficam "indignados" porque a CDU emitiu um comunicado na defesa dos legitimos interesses dos Sinienses.
Ora bolas para si caro (a) "Siniense" que de tanto "cheirar" deixou de pensar pela sua cabeça.

Anónimo disse...

Sendo verdade que as mortes por doenças oncológicas tem vindo a aumentar em Sines nestes últimos 15 anos por causa da poluição porque não se fáz nada sendo o Presidente da Camara Dr.Manuel Coelho Médico não sabe ver o que se passa.
E nós os que aqui vivem não conseguimos ver o perigo ´para a nossa Saúde ou os ordenados que as empresas pagam obrigam a calar a boca.

efernandes disse...

A Interdição continua porquê? Os cidadãos têm direito a mais explicações.

Anónimo disse...

Pergunta o moderador porquê!
Porque os "peixinhos" ao ingerirem o crude , podem levar meses a "limpar o sabor a petróleo".
Ainda mimguém se lembrou de perguntar à Galp a "MERDA" que fizeram.
Eles sabem!

Pitchauba disse...

se não adianta nada, os comunicados da CDU, se não adianta nada estar ao lado dos trabalhadores, neste caso dos pescadores, se nada tem adianto, então é porque a tua inteligencia estagnou.

Anónimos falam falam mas não FAZEM nada!

AMANHA, TERÇA FEIRA ÀS 9H NO PORTO DE PESCA DE SINES. Vê lá se és capaz de ter uma conversa com pescadores e andar para a frente com o intuito de levantar estas dúvidas que no fundo TODOS os Sineenses têm!

Sai da cama, larga o monitor e AGITA-TE!

Força amigos, militantes, independentes, seja o que for ou quem for! Apoio incondicionalmente quem está ao lado de quem tem razão e por minoria é sempre abafado!

Anónimo disse...

quando se trada do poder nada cheira mal o coelho mandou calar a boca por causa dos turistas e manda fechar oparque de campismo isto .e de loucos

Anónimo disse...

Então e os "outros" partidos não DIZEM nada??????...porquê?

Anónimo disse...

E os PERCEBES, já se podem comer?

É que já vi percebes à venda em cervejarias de Sines e achei estranho...

Eu pensava que os mariscos que vivem nas rochas da costa do norte (percebes, mexilhões, lapas, etc) sofreram mais com a poluição que os próprios peixes, que andam de um lado para o outro e se limpam em águas mais limpas...

Será que as autoridades estão a fiscalizar bem as rochas?
Não deveriam exigir às marisqueiras/cervejarias os comprovativos da origem dos mariscos?
Não será a saúde das pessoas que está em causa???????

Anónimo disse...

Ontem, dia 29 de Maio, andavam dois individuos a apanhar percebes em cima da Aguião, à vista de toda a gente...só as "autoridades" não vêem nada...nem agora, em que está em causa a saúde pública...
A fiscalização deveria ser mais apertada...neste período...
É a "nossa" saúde que está em causa...
Os que vêem de "fora" se forem fiscalizados, dizem que desconheciam a proibição e safam-se, se não forem apanhados, coitados daqueles que vão comer o marisco...
É uma vergonha...