quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sines a Crescer

Aristóteles disse que iniciar uma obra já é meio caminho andado, e a verdade é que já passaram sete anos sobre o início das actividades do terminal de contentores em Sines, e não obstante os constrangimentos que advêm do facto de existir apenas uma única via-férrea de entrada e saída de Sines, a actividade portuária naquele terminal, tem vindo a revelar-se um sucesso.

“Adamastor,” comandado por Mendes Cabeçadas entre 1863 e 1965, era um cruzador que prestou vários serviços em África ao serviço de Portugal, e à semelhança de outros tempos, hoje o nosso país continua a contar com homens e mulheres que fazem eco do nome de Portugal noutras paragens, como o provam a chegada a Sines de navios provenientes dos quatro cantos do mundo.

Neste pequeno rectângulo que é o grande Portugal, também os comandos do Porto de Sines, são reveladores do empenho daqueles que o dirigem, sendo que o ano de 2011 se afigura como mais um ano de sucesso, porquanto nos primeiros três meses deste ano, a quantidade de navios de contentores que já escalaram o terminal daquele porto, soma já 155, tendo recebido só em Março 59.

Cada vez mais se chega à conclusão de que não basta sonhar, sendo também necessário agir para que os projectos a desenvolver possam constituir uma janela de oportunidades para o enriquecimento do país, pelo que se a verdadeira grandeza consiste em ser grande em coisas pequenas, cada homem e cada mulher envolvidos no projecto Porto de Sines, são pequenos átomos que contribuem para fazer grande este país que é Portugal.

Américo Lourenço

6 comentários:

Mário Pinto disse...

Eu só gostava de entender a ligação entre o porto de Sines e o "Adamastor". Este cruzador alguma vez esteve ancorado em Sines? O texto não o esclarece.
Se era para deixar uma nota de muita saudade pelos "vários serviços prestados em África", acho que foi conseguido. Será que é politicamente correcto perguntar que serviços foram esses?
Sim, pode ser que o saudosismo dos tempos em que Portugal era um dos donos do Mundo atenue esta enorme e vil tristeza que nos envolve. Velhos tempos esses, em que o Rei de Portugal era também dos “Algarves, d’aquém e d’além mar em África; Senhor do Comércio e da Navegação da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia”.
Saudades? Tenho sim, mas do futuro, como diz o poeta.

Truta disse...

o que aconteceu ao castelo de Sines? está com alguma doença estranha? passou a ser malhado por alguma razão desconhecida a quem fex o trabalho? Aquela espécie de reboco agora branca é produto de que brilhante mente? quem é o responsável por tal intervenção? como se justifica perante tamanho atentado? quem responde pelo imenso disparate?

Anónimo disse...

Átão voceses não veêm que o gajo ainda não tá quêmado do sóli por isso é que o gajo ainda têi a pelagem branca não me digam que já iam culpar o magano da Câmbra.

Anónimo disse...

parece que se os gaiatos não se entenderem Portugal vai faser parte das provincias espanholas porque eles não estão para aturar mais tempo os gaiatos que só sabem é fazer birras

Anónimo disse...

É verdade cresce tanto que os montes de terras que estão na costa do norte já estão mais altos de que a estrada técnicos nao admira já de qualquer calhaú com 2 olhos fazem um técnico.

Anónimo disse...

este ano até o FMM vai crescer vão ser duas semanas a bater nas latas será que a água chega para tantos gajos tomarem banho e estragar á vontade no parque de campismo