sábado, 12 de março de 2011

À Rasca

De que têm medo os diversos poderes?

Hoje à tarde, em várias cidades do país, os Jovens apelidados por alguns "imberbes" bem conhecidos como geração rasca, ou parva segundo outr@s, irão manifestar-se contra a preccariedade de que são alvo todos os dias, pelo direito ao trabalho digno e pelos direitos de cidadania.

São manifestações chamadas apartidárias mas que não poderão ser consideradas "apolíticas"

Alguns líderes politoco-partidários com algum medo de perder  algum "comboio que esteja passando" apressaram-se nos últimos dias a dizer num tom paternalista que, esta manifestação até razão de ser, que em Portugal há o livre direito à participação democrática e que o direito de manifestação é um dos direitos democráticos mas...aqui o mas é que revela algum medo. MAS, não participarão!

Vimos isso ontem do lado do PS, do lado do CDS mas também do Lado do PSD.

De que tem medo esta gente? Que coerência é esta? Será que os "jotinhas" não irão participar? E se participarem os seus "jotinhas" será que serão excluídos? Ou será que ser "Jotinha" é um meio caminho andado para ascender à área do poder num futuro próximo tal como alguns o são no presente?

Este grito de alerta que, a ser contundente não pode parar, tem que ter consequências, quer a participação seja mais ou menos expressiva.

Não admitindo o conflito de gerações, temos que assumir todos, que há responsabilidades acrescidas da sociedade em geral pelas políticas seguidas principalmente nos ultimos 20 anos. Ainda vamos a tempo de mudar mas, a mudança tem que ser feita com todo o vigor. Não uma mudança para ficar tudo na mesma.

Daqui a uma semana, a CGTP promove uma manifestação de INDIGNAÇÃO E DE PROTESTO onde Todos devemos participar.

7 comentários:

Anónimo disse...

Tenho seguido como muitos Portugueses a convocação manifestação, convocada através do dos mais diversos meios.
Considero isto um tipo de "revolta" por parte da nossa juventude, principalmente por aquela que não se revê nos partidos e sindicatos.
Devemos estar atentos e verificar que o que se está a passar .
Lamentar, que certos partidos se queiram "encostar" a esta manifestações, quando por outras vias não conseguem fazer acreditar que podem mudar alguma coisa.
É ou não verdade que a maioria das pessoas diz que os partidos são todos iguais e que depois de estarem "lá dentro" fazem todos a mesma coisa!
Oiçam a voz dos jovens.
O mundo mudou, pensem nas pessoas e não sejam correias de transmissão das direcções dos partidos.
Algo vai mudar.

Anónimo disse...

Se A Revolução está na rua com todo este povo, os Líderes que se cheguem à frente e proponham ao PR a Demissão imediata do poder.

Anónimo disse...

sábado lá estarei, em defesa dos meus direitos, contra a precariedade de que sou obrigado a ser alvo.

Anónimo disse...

"Felizmente" não é tudo igual, contrariamente a alguns comentários que vi ou li ou ouvi hoje.
É que há grandes diferenças entre os gestores públicos ou privados e naquilo que auferem e os seus trabalhadores.
Há grandes diferenças nas prioridades que os políticos do poder aplicam há 20 anos e as que seriam realmente necessárias. Convém não esquecer mesmo que so dinheiro investido no BPN daria investimento em meios de produção úteis e que criariam milhares de empregos, por exemplo.
É preciso dizer que igual mesmo é...
Vocês sabem

Anónimo disse...

Niguém deve ficar indiferente ao que se passa em portugal, e estas manifestações desta juventude e não só, e que têm todo o meu apoio, são o espelho das más politicas,dos sucessivos governos que nos têm desgovernado desde há muitos anos a esta parte, e também desta guerra constante entre os vários partidos políticos, dos quais eu não me revejo em nenhum deles, pois todos eles me parecem apenas grupos, uns maiores e outros menores, em que lutam apenas pelos membros desses seus grupos, esquecendo tudo aquilo em que têm prometido em altura de eleiçôes, fazem sempre o contrário daquilo que prometem, pôem o pais e a maioria dos portugueses na miséria sem qualquer dó nem piedade.
Acabaram com a agricultura, com as pescas, fecharam fábricas, acabaram com o comércio, deram fortunas a fundo perdido para abrir hipermercados por o país inteiro, onde hoje a maioria dos empregos além de precários, esses trabalhadores são escravizados porque são obrigados a trabalhar por turnos em todos os dias da semana, quer seja domingo ou outro qualquer, auferindo vencimentos de miséria,e não podendo reclamar sobre ameaça de ir para a rua. Verificamos depois que essas empresas têm lucros extraordinários, e tudo isto à conta de escravatura. Mas não são só estas empresas,são todas as outras também que têm recebido grandes fortunas de apoios a fundo perdido, e que mesmo assim hoje estão-se borrifando em criar novos postos de trabalho condignos.
Resultado estamos todos a pagar essas fortunas em dinheiro que veio da comunidade europeia, para os nossos governantes o darem a essas empresas que hoje estão cada vez mais ricas, e que em resultado disso nos oferecem desemprego, escravidão e ordenados de miséria, e depois ainda nos dizem que é melhor assim do que nada, e que é preciso estudarmos mais para podermos competir com a comunidade europeia.
É tempo de abrirmos os olhos, e de não permitir-mos mais que nos continuem a escravizar e a atirar lama para os olhos, basta.
Temos que trabalhar por o nosso país, mas com dignidade e respeito pelas pessoas, assim como também devemos respeitar e zelar por quem zela por nós, e não ao contrário.
a.c.

Anónimo disse...

Aí está alguém, este último anónimo que começa a pensar que, afinal não somos todos iguais. Há de facto gente em Portugal que se aproveita de tudo e de todos para enriquecer.
mas não será tempo de tirarem as "palas" e olharmos mais alargadamente?
É QUE FELIZMENTE AINDA NÃO SÃO TODOS IGUAIS. HÁ UNS MAIS IGUAIS QUE OUTROS

Anónimo disse...

O CDS legitima o direito a manifestação, mas demarcou-se da mesma, nem estando a Juventude Popular presente. Foi uma manifestação apartidária que certos poderes de esquerda tentaram capitalizar.