terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

o homus politicus

Conheci e conheço muitos políticos, quase todos pouco respeitáveis. Tenho a tese que existe uma relação directa entre a qualidade do politico e a sua idade. Talvez devido à dignidade que lhe confere a idade, à coerência do percurso ou simplesmente porque sobreviveu no lodaçal dos interesses e da intriga.


Tenho também a tese comprovada que os políticos de outras gerações conhecem a ideologia que defendem, não apenas a estratégia momentânea que rege o partido, defendem mais os seus princípios e valores que os interesses pessoais, defendem o partido e não necessariamente o seu líder, resumindo obedecem à disciplina ideológica não à lógica partidária, que tantas vezes não coincidem.

Na minha geração depois de tanto criticarem os tecnocratas, chegaram os políticos de carreira pura e dura. Por incrível que possa parecer a sua vida profissional esgota-se na politica. Falamos de gente sem formação académica ou quando a tem passaram despercebidos em esconsas universidades, a sua experiência profissional limita-se às juventudes partidárias e as suas ideias e experiência de vida esgota-se no acenar da cabeça em concordância com o líder do momento e às palmas e agitar de bandeiras partidárias.

Entram pobres e saem ricos, para tantas vezes continuarem a enriquecer, e ai de quem lhes aponte o dedo.


Formam a nível central e local uma autêntica "corte" cujos privilégios e prerrogativas tem que ser mantidos, seja no aparelho de estado, em fundações e empresas participadas, institutos, empresas municipais ou para-municipais. É uma corte vasta e dispendiosa, cujo único contributo para o país é criaram problemas para apontarem as soluções, gerar necessidades para serem úteis.

E por muito que nos custe sairão ainda mais fortes desta crise para a qual tanto contribuíram.
Cada vez parece mais que o futuro a eles pertence.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu não!!!

um artigo muito pessimista este.

1. os políticos não são todos iguais.

2. os personagens desta triste rábula são produto de realidades concretas de partidos concretos.

3. a política e os políticos são fundamentais na vida em sociedade para não falar da democracia.

4 o problema não é da política, é do sistema económico cuja corrupção está no seu adn.

5. Há muitos políticos e políticas porém os interesses instalados na comunicação social utilizam essa ferramenta poderosa para manipular e distorcer a opinião pública de forma a parecer natural aos explorados continuarema a serem explorados. Aí entram os políticos de que falas.