terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Educação ambiental

Quando ouvimos falar nas questões ambientais e na degradação do planeta que é a nossa casa, a nossa tendência é culpabilizar os outros, esquecendo-nos que nós também temos a nossa parte de culpa através de pequenos gestos. Escudamo-nos no facto de não ser um pequeno papel, ou uma simples beata de cigarro que se deita para o chão, que vai fazer a diferença, porque há gestos bem mais graves.
Quando em crianças nos enviavam para a escola para que aprendessemos a ler e a escrever, também nos deveriam ter ensinado que o respeito pela natureza, era condição fundamental para que nos dias de hoje não ouvissemos falar em catástrofes naturais, que mais não são dom que o preço do nosso descuido ou comodismo.
Talvez fosse eficaz a introdução nas escolas, de uma disciplina de educação ambiental, e uma politica mais penalizadora para determinados empresários, para os quais o lucro importa mais, do que a preservação do meio ambiente, esquecendo que o preço a pagar será bem alto para as gerações futuras

Sem comentários: