quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

648 Anos de História do Sines

Sines celebrou no dia 24 de Novembro de 2010 os seus 648 anos de história enquanto vila, e desde 12 de Julho de 1997 enquanto cidade, sendo que ao longo dos anos tem havido mudanças consideráveis.
Sines é bem o exemplo de que os sonhos são de grande valor quando os colocamos em prática, e a verdade é que o sonho e o querer de alguns de há décadas atrás, fez de Sines o potencial que é hoje.
A Sines chegam hoje não apenas os tradicionais barcos de pesca e recreio, mas também navios cujo comprimento chega aos 366 metros, sendo de louvar o enorme esforço que tem sido feito para desenvolver Sines, e contribuir para tornar o país mais rico.
Quando a palavra que mais se tem ouvido nos ultimos tempos é a palavra crise, o terminal de contentores de Sines, conseguiu uma movimentação de 382.089 teus, o que correspondeu à escala naquele terminal, de aproximadamente 550 navios só em 2010.
O cidadão que diariamente assiste ao crescimento da movimentação de carga no Porto de Sines, interroga-se sobre se mesmo com a crise se regista este aumento considerável de movimentos, como seria se não houvesse crise?
Se antes o projecto de Sines foi apelidado de elefante branco, hoje e depois dos sonhos que alguns tiveram, e das apostas no crescimento consolidado desta estrutura, o denominado elefante branco, tem hoje uma cor mais viva, sendo os 648 anos de Sines, feitos destes e de outros sucessos marcantes

3 comentários:

efernandes disse...

Um artigo que engrandece de facto a Cidade, a regiaõ e as suas gentes.
Não terá (digo eu) grandes comentários porque não diz mal deste, daquele ou daqueloutro, enfim...
Continua Américo!

Anónimo disse...

Felizmente,que em tempos de crise é bom saber pela comunicação social, que o terminal de contentores, conseguiu a maior movimentação de sempre, e com tendência para o crescimento,agora a acessibilidades, essas ainda são as mesmas de há vinte anos atrás.
Agora que as águas já se acalmaram, proveito para desejar felicidades ao Braz, obrigado por nos ter ajudado a refletir a pensar a nossa terra. Um bem haja por existir.

MLança disse...

De facto hoje em dia ninguem podera negar o franco desenvolvimento de Sines.
Qual elefante Branco?
O seu tecido industrial cresce moderniza-se,
entretanto o Porto bate todos os recordes de movimentação de que os contentores são de facto o que tem merecido maior atenção pelo numero
e pelas prespectivas de crescimento que são muitas.
Enfim tudo isto são factos, factos que contrastam com o resto e o resto é o mais importante é SINES e as PESSOAS que aqui habitam.
Se é certo que somos Vila e Cidade com 648 anos tambem é certo que todo este tempo parece não ter sido suficiente para pelo menos nas ultimas decadas ter sido possivel dar as pessoas as melhores condições de vida nos mais variados aspectos.
Continuamos a não ter um centro de saude capaz pese embora todas as promessas, inadmissivel numa terra com as caracteristicas de Sines, somos confrontados hoje e todos os dias com uma degradação de vias e ruas que torna Sines a pior das localidades comparativamente com as mais proximas. Enfim Sines Vila/Cidade de apenas duas fregusias está mal, os seus problemas são variados e demostram um arreliadora ineficaçia dos serviços camarários que todos o reconhecem menos aqueles que podem e devem decidir e resolver estas questões.
Eu acredito em SINES espero que mais e mais gente acredite tenho disso a certeza.
SINES merece os SINEENSES merecem.
MLança