sábado, 15 de janeiro de 2011

Por favor NÃO!



Escrevi o último post, sem adivinhar que no mesmo dia a mais recente edição do surreal Sineense, viria reforçar a minha opinião. Sobe a contestação, reforce-se a propaganda.

Logo na capa, para que não restem dúvidas do que nos espera, o futuro elevador. Paradoxal símbolo fálico dum poder local impotente para resolver os mais simples problemas de gestão e organização, ergue-se sobre a cidade, sobranceiro à Baía de Sines, simbolizando a esmagadora opressão do actual poder local sobre a sociedade civil em geral e os seus opositores em particular e em contraste com o passado do centro histórico, expressando a sanha voraz do actual edil em apagar a história de Sines e dos sinienses, por fim o betão, a imagem de marca dos últimos anos em Sines, em que os empreiteiros construíram na exacta medida das necessidades do exaurido cofre municipal - a venda de património municipal e obtenção de taxas que permitiram pagar parte dos desvarios e incompetente gestão. Pagar parte, porque a outra ainda está em divida.

Nunca Sines teve tão alarve obra pública como o patético, ridículo e tragicamente hilariante falo de betão, cujo custo de demolição, num futuro próximo deve ser desde já uma preocupação, para futuros candidatos à autarquia.

Nunca nada em Sines, mereceu tanto a aplicação do consagrado no n.º 3 , art.º 52  da Constituição que confere a todos, pessoalmente ou através de associações de defesa dos interesses em causa, o direito de acção popular nos casos e termos previstos na lei, incluindo o direito de requerer para o lesado ou lesados a correspondente indemnização, nomeadamente para promover a prevenção, a cessação ou a perseguição judicial das infracções contra a qualidade de vida, a preservação do ambiente e do património cultural.

Apenas o divórcio definitivo dos Sinienses, e principalmente dos partidos políticos, da sua cidade justifica a mera suposição de tal aberração ver a luz do dia.

16 comentários:

Anónimo disse...

Uma ENORME aberração na paisagem da falésia.
Nada tem a ver com a paisagem existente.
Não se enquadra em NADA com o que envolve aquele zona de Sines.
NÃO FAZ FALTA.
Qual é a justificação para tamanha obra?

Sobre o NÃO ENQUADRAMENTO paisagístico já bem conhecemos os GOSTOS deste executivo autárquico, ao construirem o CAS onde o fizeram e com a arquitectura que fizeram...uma aberração para aquele local...

Outro elefante branco a somar ao CAS...

Se os autarcas fossem pagar com o cú no cepo do tribunal as aberrações que fazem, bem podiam lá passar muitos anos...
Mas "alegam" maioria no executivo para fazerem "todas" as loucuras que lhes vem à cabeça...E ainda há "oposições" que "aprovam" (abster tambem é aprovar) tudo isto...

Onde é que isto irá parar?...

Anónimo disse...

As escadinhas da praia como o povo sempre chamou metem nojo de tanto lixo
Comessem a limpar e deixem-se de grandezas

mar do alentejo disse...

Oportunamente votei contra a aberração. Também o PS na câmara propôs em alternativa que o elevador acompanhasse o declive da falésia integrando~se nela. Depois não entendi o abandono da proposta inicial e a condescendencia (?) com a aberração. Penso que a democracia pode derrotar a "coisa"
francisco do Ó pacheco

mar do alentejo disse...

Oportunamente votei contra a aberração. Também o PS na câmara propôs em alternativa que o elevador acompanhasse o declive da falésia integrando~se nela. Depois não entendi o abandono da proposta inicial e a condescendencia (?) com a aberração. Penso que a democracia pode derrotar a "coisa"
francisco do Ó pacheco

Anónimo disse...

Caro Chico do Ó. Estão a destruir a nossa terra. Estão a gastar balurdios em obras sem nexo. Não sou comunista, mas apreciei o seu mandato enquanto presidente. Só lhe peço o seguinte: Faça qualquer coisa para acabar com aqueles escandalos que pairam na autarquia.
Uma abraço

Sineense deseperado

Anónimo disse...

Para se calcular bem o aspecto que o mamarracho terá esqueça-se a projecção da capa do Sineense , pegue-se na fotografia da pág 4 e imagine-se o resultado da sobreposição na paisagem dos socalcos em betão e do avanço de um corredor aéreo para vencer o desnível da barroca, tudo a culminar numa estrutura de muitos metros de altura que quebra completamente a leitura que hoje se tem da mesma barroca.
Até hoje a baía de Sines tinha sido destruída por entidades externas (GAS e APS). O sr. coelho, os seus satélites SIM e os vereadores idalino e mascarenhas (é preciso dar os nomes, para que todos saibam quem são os culpados) podem gabar-se de fazer parte do único executivo municipal que contribuiu para a completa destruição da baía (baía essa que, como era, poderia sem favor integrar a lista das mais belas baías do mundo). Se a posição do SIM já era esperada, pois ninguém se atreve a discordar da voz do dono, já a posição do PS é incompreensível e vergonhosa. Sempre votei PS nas municipais, apesar de achar o idalino um sujeito absolutamente falho de carisma e com o mesmo poder de argumentação da minha caturra. Mas nas próximas eleições não o farei, pois agora sei que além daquelas "qualidades" os vereadores PS participam das características dos cata-ventos.
Quanto à acção popular, estarei disponível para a subscrever e inclusivamente para pagar a minha parte dos honorários de advogado. Será que o PCP - visto que o Chico pacheco foi o único com a visão e a coragem para se opor a este aborto (embora não publique alguns posts meus não ofensivos...)- não pode tomar a iniciativa da "coisa"? É que é preciso capacidade de organização, organizar uma comissão, ou pelo menos um grupo de pessoas, e nisso os comunistas costumam ser bons.
Desde já me comprometo a participar, passando procuração e pagando a minha parte para o advogado.
José das Dornas

Anónimo disse...

Estive a ler o Sineense e foi a primeira vez que vi o projecto do elevador. Tenho uma ligação afectiva muito forte a Sines, onde costumo ir muitas vezes porque moro em Santo André. Acho o projecto ou desenho do elevador, simplesmente horrivel. É verdade que este tipo de novidades precisam de tempo para serem melhor digeridas pela população que no inicio desenvovle sempre algumas resistências com projectos deste impacto. Em todo o caso parece-me um mamarracho patético, só ultrapassado pelo mamarracho de Stª Catarina. Pelo andar da carruagem um dia destes Sines vai ficar conhecida pela capital dos mamarrachos do litoral alentejano.

MLança disse...

Ao ler o ultimo boletim vi na capa um desenho que me assustou, era o famoso elevador que este executivo teimosamente quer ver construido. Eu por mim julgo que não tem qualquer cabimento pois alem de ser caro e náo se inserir na paisagem quem quizer ir á avenida pode ir pelas escadinhas devidamente arranjadas e limpas com luz adequada,ou então utilizar o acesso junto da rua Vasco da Gama que apesar de ter sido motivo de reportagem da SIC manten-se arreliadoramente ao abandono sujo degradado com a sua fonte oitecentista abandonada. É assim que o nosso edil trata daquilo que Sines tem coisa que não lhe merece o minimo respeito,e não me venha o senhor dizer que não sabe.
Por aqui se pode ver atraves destes dois exemplos o que nos espera ou seja, o que é nosso e sempre foi, degrada-se, e em vez da sua recuperação fazem-se obras de duvidosa utilidade caras mas que lhe alimentam o ego.
Na proxima ASS.MUNICIPAL lá estarei a protestar e espero que quem aqui se manifesta contra fassao mesmo.
BASTA.

Anónimo disse...

Hoje dia 17 de Janeiro,o Celestino Cova, pôs termo à vida no seu local de trabalho. É um dia muito triste! Apesar de, quem com ele trabalhava, alertar para este desfeicho que veio acontecer, pouco ou nada se fêz poe ele.
Que mundo este, que não se compadece com os mais fracos e difêntes. Há minha frente tenho jornal nunicipal o sineense. Que contraste!!! Apeteçe-me chorar.
Que Deus elumine o teu caminho Celestino,te conceda a paz.

Anónimo disse...

Amigo MLança, também irei à AMunicipal acompanhá-lo na Sua/Nossa indignação...
Por acaso já viu nalguma acta das A Municipais, descrita alguma das Suas intervenções ou de Outros Munícipes?...
Eu ainda não vi nada...parece que só intervêem Deputados e só em votações, que é o que se vê nas actas, "resultados de votações"...nada de intervenções de ninguém, parece que vão lá, votam e veem-se embora...
Estranho.........

S. Vieira disse...

O projecto do elevador vai recair numa zona classificada, como é aquela área toda devido ao castelo. Eu gostava de saber se o Igespar (antigo Ippar) já se pronunciou sobre o elevador, porque o projecto tem que passar primeiro pelo Igespar, que tem que o aprovar antes de ser feita a obra. Em Lisboa, o João Soares em tempos também queria fazer um elevador desde a baixa até ao castelo de S. Jorge, só que a sociedade civil levantou-se em peso e o projecto teve que ir para o lixo. Este projecto de Sines tem algumas semelhanças com o elevador do João Soares, em Lisboa. Fazia falta em Sines uma associação de defesa do património, mas qualquer cidadão pode meter uma acção popular contra o municipio, incluindo uma providencia cautelar para travar o elevador caso este se entenda como uma aberração, um atentado contra o património, vá contra a legislação de protecção de património classificado, etc. Eu pessoalmente se fosse cidadão de Sines participava em tudo o que fosse possivel, desde abaixo-assinados, petições, providências cautelares, etc, para impedir a construção deste elevador porque me parece chocante ir meter uma estrutura destas naquele local, quando haveriam soluções mais interessantes e com o mesmo resultado que preservavam a imagem original daquela zona da falésia. Um concurso de ideias, debates sobre o assunto, várias propostas para confrontar e discutir, é o que acho que devia ser feito e não aquele elevador como sendo a única solução e a única obra possível para o local.

Anónimo disse...

"parece que vão lá, votam e veem-se embora..."


Também já tinha reparado nas "actas" da AM. E a conclusão que retirei foi que nem o presidente nem o 1º secretário nem a 2ª secretária sabem o que é uma acta. Até as actas do meu condomínio estão mais bem feitas que aquilo. Aliás, aquilo não são actas porque não narram o que se passou em cada reunião do orgão.
Deviam fazer um curso de formação-subsidiado, já se vê- para aprenderem a desempenhar os cargos a que se candidatam...
Mas voltando à vaca fria, ainda bem que mais alguém se lembra do elevador do João Soares e do flop respectivo. Isto não é uma inevitabilidade, e gostaria de saber se há aderentes à minha ideia de formar uma comissão, uma associação, algo que mobilizasse as pessoas e diluisse os encargos com advogado para se pôr uma acção popular. A não ser que tenhamos cá um advogado disposto a fazer a coisa à borla... compensava com a notoriedade.
Penso que a próxima reunião da AM é em Fevereiro, mas alguém sabe o dia?
José das Dornas

Estação de Sines disse...

Amigo José das Dornas,

O que faz falta já não é avisar a malta, que hoje a malta já está toda avisada.

O que faz falta é todos e cada um de nós deixar de se preocupar somente consigo e com o rendimento, fruto do seu trabalho e tantas vezes do seu silêncio.

Manifestações populares espontaneas são praticamente impossíveis em Sines, porque rapidamente o poder instituído abafa-as - é a sua especialidade - depois se lideradas por um partido, surge a desculpa que é "só" politica. Por fim a ausência de reacção popular é a prova do istanciamento e do desinteresse especialmente dos mais novos da coisa publica.

Hoje manter um simples blog, carece de coragem e uns trocos para pagar eventuais indemnizações, agora imagine expor-se numa manifestação.

Anónimo disse...

"agora imagine expor-se numa manifestação."


Caro Braz, pelos vistos não me fiz entender. Eu não advogo nenhuma manifestação, não pelos motivos relativos a exposição, mas porque não acredito na eficácia de manifestações.
Acredito porém na eficácia de uma acção popular - não porque haja a garantia de o tribunal decidir bem, mas , perdoe-me o cinismo, porque com o tempo que o tribunal demorará a decidir já o sr coelho terá deixado de ser presidente. E atrás dos tempos tempos vêm...
Agora acho muito pesado pedir a alguém que individualmente assuma pôr uma acção popular - por mim não me importaria, em termos de exposição, pois que não dependo da câmara para nada, mas não acho razoável pedir-me que arque sózinho com o que o advogado cobrará. Agora se houver um grupo de pessoas, uma comissão, uma associação, que assuma que de facto aquele elevador é um atentado contra Sines, decida pôr uma acção popular e dividir os custos, ou arranjar maneira de conseguir dinheiro para pagar, não tenha dúvidas - é só dizerem onde tal entidade funciona que eu lá estarei, a contribuir e a expor-me. Não acredito que pelo menos os nativos da terra de Vasco da Gama tenham perdido de tal forma a coragem que se acobardem perante um beirão. As pessoas têm de pensar que a democracia não significa votar em determinados períodos e com isso passar um cheque em branco a quem foi eleito para fazer o que muito bem entender, contra os interesses da população (a que elegeu e os infelizes que não votaram nos eleitos, mas a quem é pedido que coma e cale).
José das Dornas

Anónimo disse...

Mas o PS também propôs "um elevador" ?...
Afinal há mais gente nesta Terra que não anda boa da cabeça.

Ainda ninguém "explicou" a necessidade do elevador.
Querem fazer um e pronto, fazem.
Para quê?
Para quem?
Porquê?
...
O PS também tem um projecto de elevador...custo a acreditar...ou melhor, não acredito...

Carlos André disse...

O Elevador da Glória está a caminho.

Com tantas prioridades andam sempre com ideias megalómanas que não servem a maioria dos habitantes de Sines.

Tenha mas é respeito por quem nasceu ou escolheu esta terra para viver! e tome atenção para o trabalho dos Presidentes dos Concelhos vizinhos, pode ser que aprenda alguma coisa...