sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Contra factos, há notícias


Criar notícias para esconder factos, é por estes dias a estratégia do executivo da autarquia de Sines a par dum invulgar e singelo pedido de desculpas.

Calamitoso o estado das ruas e estradas do Concelho, publique-se a aprovação do projecto de regeneração urbana; Colapso da falésia que poderia facilmente resultar em homicídio por negligência, publique-se a requalificação do centro histórico, a recuperação da falésia,a transformação da avenida, o elevador e o que mais se há-de ver; Ruptura financeira da autarquia, avancem os jornais com a nova escola de música e a aquisição de dos imóveis no centro histórico; se não houver projectos aprovados, publique-se a realização de mais estudos. Quando na verdade a autarquia necessita é de um estudo aos estudos efectuados em todos estes anos. E sempre assim, para cada desgraçado facto, existem "amanhãs que cantam".

Quando um projecto é financiado a 70 ou 80%, significa que a autarquia tem de suportar os 30 ou 40% restantes, mais a previsível derrapagem financeira. A alavancagem financeira resultante dos apoios a fundo perdido só faz sentido quando o investimento é necessário e teria de ser feito com recursos a capitais próprios, caso contrário é como comprar barato nos saldos, aquilo que não se necessita.

Por fim fica sempre por contabilizar os encargos com a manutenção dos projectos, que por sempre financiado excedem normalmente as necessidades, mas estes custos pague o sr. que se segue, porque a obra fica para quem a fez. 

A autarquia de Sines lembra cada vez mais as lojas de comércio a retalho, antes da era da informática e dos inventários permanentes que fechavam portas e colocavam o famoso aviso "encerrado para balanço".

7 comentários:

Anónimo disse...

Preparem-se para ver Sines, sem esplanadas, vejam o exemplo da XAI-XAI.

Informem-se e não digo mais

Anónimo disse...

A nossa CMS tenta tapar os factos com muita informação , mas ficam tapados como os buracos do PORTO COVO ou seja voltados ao contrário. Assim tanta divulgação chamou a atenção dos média para Sines, e provavelmente o efeito para a CMS não vai ser o desejado? Tenho conhecimento of the record, que está a ser preparada uma grande reportagem numa revista de noticias semanal em parceria com um canal de TV nacional. Digo vos só que as imagens foram sendo captadas ao longo do ano e retrata o turismo, as caravanas os monstros cinzentos e a degradação actual de Sines . O titulo sugerido será “ Sines tinha tudo para dar certo” mas ainda não é definitivo. Fiquei bastante curioso vamos esperar para ver!

Anónimo disse...

Vai ser uma maravilha ver as nossas ruas livres de movimento sem as referidas esplanadas com todo o passeio e largos para os transeuntes que por lá não vão passar pois, a meu ver, a maioria das esplanadas dá uma maior movimento ás nossas ruas mas, talvez culturalmente não seja benéfico para alguna olhos.
Tudo isto para dizer que a nossa camara não é que não queira as referidas esplanadas, julgo eu, mas com as taxas a cobrar pelas mesmas não resta outra alternativa aos seus donos senão desmonta-las.
Mas enfinm são as taxas que foram aprovadas pela nossa assembleia municipal e em que a grande maioria dos sineense confiaram os destinos da nossa terra através do seu voto.
Viva os grandes projectos
Abaixo os pequenos comerciantes.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Conheço alguem que tem uma esplanada e é um grande defensor do movimento SIM
Amanham vou lá tomar um café só para falar-mos no assunto

Anónimo disse...

Não sou contra as esplanadas, antes pelo contrário.
As esplanadas dão "prazer" aos seus utentes de estar ao ar livre, desfrutando da sua bebida ou petisco.
As esplanadas dão vida às ruas de qualquer Terra.
A questão que se pode colocar é da qualidade das mesmas.
A autarquia terá a obrigação de apresentar aos seus donos, uma planta arquitectónica ou determinadas condições para a fixação das mesmas, conforme o local onde se pretendem instalar.

Mas o que se passa actualmente é que cada um faz a "esplanada" a seu belo prazer e depois vai lá o fiscal autarquico tirar as medidas para cobrar a respectiva taxa de ocupação da via pública.
Isto mostra que o único interesse do executivo é o "recebimento" de mais uma taxa...cada vez mais alta, tal como todas as outras que foram aprovadas pela Assembleia Municipal...
Esplanadas SIM, mas enquadradas paisagísticamente e que sirvam de atracção a toda a gente...

Ze lourenço disse...

sera que a lage que caiu na avenida sera um aviso ao sr presidente .naquele lugar deviam por uma estatua com os dizeres coelho obrigado vais ser recordado para sempre tal como o rei d sebastiao

Anónimo disse...

TODOS PARA A RUA
EXEMPLO DA TUNÍSIA E EGIPTO