terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pelos caminhos de Portugal...

imagem meramente ilustrativa, não se refere ao concelho de Sines, até porque esta estrada tem sinalização horizontal



O presidente da CM de Sines, em entrevista à antena Miróbriga, pediu "compreensão” e "desculpas” aos automobilistas e munícipes pelo mau estado em que se encontram as estradas do concelho de Sines.

Manuel Coelho diz compreender o descontentamento dos munícipes e garante que é responsável pelos danos causados às viaturas danificadas em estradas municipais, desde que existam comprovativos.

Um presidente de uma autarquia pedir compreensão e desculpas aos seus munícipes poderá ser entendido com um acto de humildade face a actos imponderáveis, mas trata-se de um gesto de humilhação quando se deve à incapacidade de resolver problemas mais que previsíveis.

Quanto a ser responsável pelos danos das viaturas, decorre da lei (decreto-lei n.º 48051, de 21 de Novembro de 1967, sobre a responsabilidade civil extracontratual do Estado e demais pessoas colectivas públicas por acto de gestão pública (diploma substituída pela Lei n.º 67/2007 de 31 de Dezembro). Mas também no Código Civil Português.), não da sua boa vontade, como parece sugerir e quem os paga é o município, ou seja todos nós. Seja directamente se a companhia de seguros não atender ao incidente, seja indirectamente através do aumento do prémio de seguro nos anos seguintes.

O estado das vias, como o bom e regular abastecimento de água, a recolha de lixo, saneamento, limpeza das ruas, etc, fazem parte dos serviços básicos das autarquias, para as quais são canalizados parte substancial dos nossos impostos. O cumprimento eficiente destes serviços é uma obrigação e a sua realização não deve representar motivo de orgulho.

As ruas do Concelho de Sines chegaram a um estado deplorável e inaceitável por mau planeamento da sua manutenção, fraca qualidade construção ou reparação anterior, que deveriam envergonhar qualquer autarca.

Falar das chuvas é escamotear as responsabilidades de quem de direito, recentemente atravessei Portugal, onde seguramente também tem chovido, e não vi nada que se assemelhasse ao que se passa no nosso Concelho. Os caminhos rurais de tantos Concelhos estão melhor asfaltados que as nossas pretensas avenidas.

Mas falar dos buracos é menorizar um problema de trânsito maior do nosso concelho. Depois do asfalto, faltará a sinalização horizontal e vertical e o fundamental plano de circulação da cidade, para deixarmos de andar a brincar aos labirintos.

Nota: Em caso de acidente para ser ressarcido dos danos que podem não ser apenas materiais, mas físicos, deve o lesado munir-se da documentação necessária (auto de ocorrência da PSP, documentos do veículo, orçamento/factura da reparação, comprovativos médicos, receitas, guias de tratamento, etc.). Depois, deve recorrer à via graciosa (esgotando a cadeia hierárquica) e só em último lugar recorrer à via judicial. Apesar de, genericamente, a jurisprudência ser quase sempre favorável aos condutores, o montante da reparação é fundamental, uma vez que poderá sair mais caro recorrer à Justiça (no caso ao Tribunal Administrativo) do que a própria reparação.

Certo é que é exigível das entidades públicas ou equiparadas que diligenciem no sentido de que as estradas que estão sob a sua alçada não tenham buracos. Se assim não procederem, é-lhes imputável a título de comportamento omissivo de natureza voluntária por facto ilícito e culposo o acidente de viação causado pela existência de um buraco na estrada, de que resultaram danos de ordem patrimonial e moral na esfera jurídica do acidentado.

19 comentários:

Anónimo disse...

Ultimamente parece-me que o MC não sabe fazer mais nada do que pedir desculpas
Penso eu de que está na hora de o Sr Dr pedir demissão e ir para a reforma

Estação de Sines disse...

Soube uma história curiosa que marca a diferença cultural entre os povos. Num municipio em França perante uma situação semelhante a população começou por colocar disticos a avisar os automobilista e a manifestar o seu desagrado para com o maire, este reclamou na autoridade policial que passou a impedir os cidadãos e se manifestar daquela forma, alegando que podiam originar a distração dos automobilistas.
De seguida optaram os cidadãos por tapar os buracos, de novo a autoridade impediram, alegando que estavam a executar trabalhos não autorizados em propriedade pública.
Finalmente os cidadãos fecharam as ruas com barris, pneus, troncos e barricaram-se, veio a comunicação social e menos de uma semana depois estavam as estradas arranjadas.
Contam-me que desde então não voltou a ganhar eleições.

Enfim outros povos.

Anónimo disse...

Isso em França resultou, aqui não resultaria...porque, se algum SINEENSE tentasse cortar alguma estrada, seria "atacado" por:

- amigos e simpatizantes da Associação que suporta o poder local,
- GNR,
- amigos e simpatizantes da "oposição" que nada faz, antes pelo contrário, cala-se perante as barbaridades que se fazem e se querem fazer nesta terra.

Nós somos o Povo dos brandos costumes, da revolução dos cravos, não somos o Povo da tomada da bastilha, do maio de 68...
Já lá vão muitos anos deste a tomada das cidades e vilas aos mouros, das "conquistas" por esse mundo fora, de 1640, e tantos outros feitos heróicos na História relatados.

Nunca mais seremos aquilo que já fomos...
Agora "comemos" e calamos...
A teia do "poder" em que estamos envolvidos, "prende-nos" tudo...até a língua...para não falarmos...com medo que no-la cortem...

Anónimo disse...

Caro Braz.Andas tu neste Blog,andam
os leitores e participantes a creticar a actuação da CMS.Todos temos razão esta Câmara é uma aberração.No entanto para seres coerente contigo mesmo,tens que despir acapa do teu partido PS,que
te impede de seres aquilo que queres ser (TU MESMO).Tens de admitir que o teu PS é conivente com esta situação.E já não vale a pena andares a enterrar a cabeça
na areia,com conversa ás vezes de treta.
Vejamos:No último orçamento faraónico a posição do PS.
Um Deputado do PS votou favorável-
mente o orçamento viabilizando-o
os outros Deputados do PS abstive-
ram-se(nem se dignaram votar contra)VERGONHOSO.Amigo tu sabes
disso tão bem quanto eu e nada dizes,tudo isto é uma combinação,
enquanto não te conseguires emancipar desta situação não vale apena andares a falar nestes assuntos.Eu pessoalmente vejo em
ti uma possibilidade para num futuro próximo mudares Sines,mas
para isso é preciso dares um golpe de asa,denunciando a emiscuidade
e podridão que graça neste PS de Sines.
UYm amigo.

Estação de Sines disse...

Caro amigo,

antes de mais alguns esclarecimentos, sou obviamente de equerda e identifico-me com a ideologia socialista (que tantos socialitas desconhecem) e com o Partido Socialista Português, o que não quer dizer necessariamente
que concorde ou apoie acriticamente as suas posições, nomeadamnete a nível local.

a minha leitura é que o Partido Socialista adpotou uma estratégia politica a nível distrital de "aceitar" uma viragem à esquerda - divergente da estratégia nacional - nomeadamente para conquistar as autarquias da CDU. O caso de Sines parece estar a servir de exemplo aos ideólogos desta estratégia.

Existe uma clara aproximação de Manuel Coelho e do Movimento SIM ao PS, nomeadamente à cupula distrital do partido e uma aceitação passiva da Concelhia de Sines. Onde suponho a questão não seja pacifica, entre aqueles que defendem a visão distrital e os outros.

Em minha opinião o PS de Sines teria condiçõe para alcançar uma vitória autárquica, como já demonstrou noutros tempos. Seria mais dificil, exigiria mais esforço, não não seria refém nem da Distrital, nem de eventuais acordos pré ou pós-eleitorais.

A gestão de Manuel Coelho é tudo menos satisfatória e as criticas deveriam de surgir da oposição e mesmo de dentro do prório SIM.

Diaria que na situação actual se aplica a famosa frase: "Mais vale morrer de pé, do que viver de joelhos."

Se para ganhar as eleições autárquicas em Sines, o PS tiver que hipotecar a sua alma, mais vale perder e aguardar a "sua" vitória. Nem tudo justifica a vitória, nem na política.

Por fim, digo-lhe que não tenho ambições políticas. Muito por culpa dos políticos a politica já não tem a nobreza de outros tempos, e estou convicto que posso servir melhor a sociedade - algo de que não abdico - fora da política.

Espero ter esclarecido e desejo-lhe um bom ano

Anónimo disse...

O Braz faz bem em não querer meter-se no lodoçal em que a praxis politica se transformou, e nada o impede de denunciar e dissecar certas questões. A questão da posição dos vereadores socialistas na assembleia municipal, é para cada um de nós tirar as respectivas conclusões. O post centra-se no estado das ruas e estradas do concelho, que deixam Sines muito mal. Já não de agora, nem deste Inverno, mas sim de uma ausência de politicas efectivas que as mantenham em boas condições. Os alvos têm sido outros projectos, e há sempre algo que fica para segundo plano. Mas este é um tema que devia ser sempre uma prioridade em qualquer câmara municipal. Está muito em jogo da nossa qualidade de vida e da imagem do municipio para os forasteiros. E o Carnaval já não está longe!

Anónimo disse...

Tenho dúvidas que saia mais caro recorrer aos tribunais. È que desde 2009 quem perde a acção paga também os honorários do advogado de quem ganha, bem como as despesas, porque vai tudo contado em custas de parte. Portanto, meus amigos, é ferrar processos ao município.
E pergunto-me mesmo se sabendo o executivo camarário que as estradas estão como estão, se houver um acidente com mortos, feridos ou até só danos materiasi, causado por algum buraco, se não se pode fazer uma queixa crime directamente contra o sr coelho e vereadores por negligência - homicídio por negligência, ofensas corporais por negligência, etc.
É que enquanto for o município a pagar esta malta está-se a rir de nós, só quando a coisa arder em cima deles é que se vão mexer.
José das Dornas

Anónimo disse...

Eu acredito que se o Cavaco Silva voltar a Sines estes buracos serão logo tapados, desculpem, "pintados" de alcatrão. Sugiro que se conte e meça todos os buracos , quantifique a quantidade de betuminoso e se divida a quantia por todos os simpatizantes e apoiantes do SIM. Isto porque é devido a estes 3.000 que os pavimentos asfalticos Sinienses se encontram neste estado. "uma ideia errada defendida por 1000 pessoas , continua a ser uma ideia errada".
Passem bem ( mas ao lado dos buracos...)

Anónimo disse...

Calma já foi apresentada uma candidatura ao QREN para arranjar os buraquinhos!

Anónimo disse...

A culpa das ruas de Sines estarem como estão não é do Sr Doutor Presidente.
A culpa é do excessivo trânsito que, desde o início das obras da refinaria, da artemis e outras. Vieram muitos trabalhadores e muitos veículos.
As obras de reparação do piso das ruas e estradas deveriam ser pagos por aquelas empresas e não pela câmara, que não tem culpa nenhuma dos carros andarem a gastar o alcatrão, bem como os passeios que estão a ser gastos pelas botas dos trabalhadores...
Sr Dr Presidente, não deixe as obras acabarem sem exigir que as empresas arranjem o que andam a estragar...o Sr não tem culpa nenhuma. Também não tem culpa do caos que é o transito em Sines, com o excesso de carros que vieram para cá, por causa das obras. Também não tem culpa da confusão de carros a pararem de qualquer maneira, nas ruas, para descarregarem e carregarem trabalhadores, emperrando o transito.
Sines até era uma terra linda e pacata, antes de virem para cá estes milhares de trabalhadores portugueses, espanhóis e outros, que, para não gastarem dinheiro no comércio local, alguns deles dormem e vivem em contentores na ZIL, zona exclusivamente reservada para a indústria local pela câmara de Sines.
A culpa não é do Sr Dr Presidente, mas sim das AUTORIDADES que deveriam FISCALIZAR estas e outras situações, mas não o fazem, vá-se lá saber porquê...
A culpa não é dos 3000 votantes no Sr Dr Presidente mas sim de cada um desses 3000 votantes, cada um por si, todos somados é que o meteram nesse cargo, mas quem o mantem lá são os deputados da Assembleia Municipal que APROVAM os orçamentos...
Todos sabem que não há dinheiro para fazer nada de novo, no entanto APROVAM (abster também é aprovar) o orçamento com obras que não lembram nem ao diabo.
Aprovassem um orçamento com as obras só necessárias à manutenção do que há, durante um ano ou dois e endireitavam as contas para depois poderem fazer obras condignas em Sines...

Anónimo disse...

câmara, que não tem culpa nenhuma dos carros andarem a gastar o alcatrão, bem como os passeios que estão a ser gastos pelas botas dos trabalhadores...

Proponho a criação de um novo imposto municipal, só para ajudar a autarquia sineense. Como cada peão deve contribuir , com os seus sapatos, para a deterioração do pisos de ruas e passeios, seria criado um imposto municipal de circulação pedestre, cujo pagamento seria comprovado pela afixação, na ponta dos sapatos, de um selo autocolante. A GNR seria competente para fiscalizar o pagamento, tarefa que nos levaria a desculpá-la por depois não ter tempo para multar e rebocar os carros que estacionam em cima dos passeios.
Uma noite destas, na rua marquês de pombal, eram seis com as 4 rodinhas bem em cima do passeio, aproveitando aquele simpático espaço em frente ao prédio novo e à imobiliária saraiva.
E o mundo é dos espertos...
José das Dornas

zé joão disse...

Caro Anónimo das 5:27 pm o seu comentário é para animar a malta que vem aqui á estação de Sines ,tudo o que diz no seu comentário é brincadeira não é ? Vá lá! Confesse que estava a ser irónico com a nossa triste situação! Então eu também em jeito de brincadeira lhe digo que as mesmas obras tanto a da EDP , Ren ,Petrogal se iniciaram mais ou menos á 2 anos certo! Então puxem lá pela vossa memória para se tentarem recordar quando foi a ultima vez que viram as ditas mesmas estradas em condições ,pelo menos as de Sines porque as de Porto Côvo já nem a mim me ocorre e vivo por cá. O que acontece é que as mesmas estradas quando são feitas dependendo do tipo de perfil a partir dos 5 anos têm de sofrer manutenções periódicas ,é como nós nos nossos carros temos de mudar o óleo, filtros e afins de x em x km; e que é que acontece se não se faz isso? O motor do carro gripa e assim aconteceu com as nossas estradas gripárão. Quanto ao mais uso e menos uso das mesmas quando alguém projecta uma estrada nunca faz no sentido do uso actual mas sim contando com o aumento de tráfego ao longo dos anos. Um bem haja e muito obrigado por este momento de boa disposição.

Anónimo disse...

Sr Zé João, se não comentarmos com um pouco de humor, de vez em quando, só nos dará vontade de chorar, tal o estado a que vimos chegar a NOSSA TERRA.

Sempre disse que "nasci, vivo e hei-de morrer em Sines"...mas estou a repensar esta minha anterior convicção, e talvez não venha a morrer em Sines...

A Terra que tanto me orgulhou, está agora a envergonhar-me...

Já não digo com aquele anterior sorriso nos lábios que "sou de Sines", quando me perguntam de onde sou...digo-o com tristeza...e em voz baixa...

Sílvia P. disse...

"Todos os dias mais um pedaço de Portugal desaparece(...). É ganância. Insensibilidade de labregos.(...) mata-se a nossa identidade. Passei o Natal em Porto Covo - na fabulosa costa alentejana-, e constatei: o avanço da besta não pára. Multiplicam as construções anacrónicas, destroem a paisagem. E no desaforo, deixam as estradas degradarem-se. Doeu-me a alma. Não progredimos enforcamo-nos. (Manuel Poppe in JN, 9 Janeiro 2011)

Anónimo disse...

"Multiplicam as construções anacrónicas, destroem a paisagem. E no desaforo, deixam as estradas degradarem-se."

Minha cara Sílvia P.,
A multiplicação de construções anacrónicas (sem nada que ver com o Alentejo, já para não dizer sem nada que ver com o bom gosto)só é possível devido a dois factores: o 1º é que o dinheiro nem sempre está de mãos dadas com um pouco de cultura, e o 2º é que as câmaras estão sempre de braços abertos para receber taxas de loteamento, taxas de construção, taxas de RSU, IMTs E IMIs. Assim, juntando a alarvidade de alguns particulares com a ganância das autarquias, chegou-se ao que sabemos no Allgarve e não tenhamos dúvidas que iremos chegar ao mesmo na costa alentejana. É só mais alguns PINs, PANS e PUMs.
Como se interrogava Byron, “A nation swoln with ignorance and pride”, “poor, paltry slaves! yet born ’midst noblest scenes – / Why, Nature, waste thy wonders on such men?”
José das Dornas

Ze lourenço disse...

sr presidente faça como o tal martins do ex gabinete fuja de sines antes de ser expulso . sera que nao fez ja mal que chege . por mim fica uma estatua que lembra ra para sempre aquele que enganou todos os sineenses

Anónimo disse...

Os caminhos de Sines estão como sabemos. O cruzamento da rua do parque com a rua da floresta é um perigo e um factor de desalinhamento da direcção de viaturas, na rua maria lamas há um buraco de respeito, na rua da reforma agrária podem plantar-se couves,na rua antónio aleixo reza-se para não se projectar nenhuma pedra contra peões ou carros, e a rua... e a rua...
Dizem aqui (os defensores do sr. coelho?) que não há dinheiro para comprar alcatrão, mas já há para a câmara adquirir por 26.000 euros uma viatura em segunda mão para o serviço da presidência.
Haja decoro.
José das Dornas

Anónimo disse...

Uma viatura de 26000€, em segunda mão?...

NÃO ACREDITO...

Se fôr um autocarro já acredito...

Se ISSO é verdade, é mais um BOM exemplo de BOA gestão...para uma autarquia "empenhada" até aos ...******s.
Gastar dinheiro no que faz falta para a qualidade de vida dos seus Cidadãos não se pode, porque NÃO HÁ...mas se fôr para aumentar a "qualidade" de vida de algum autarca, já se "arranja"...

Como dizia o outro: "Eu quero fugir daqui, eu quero ir para a ilha..."

Anónimo disse...

ANÓNIMO DAS 7:44 DE 11/01

Pode acreditar. É o próprio sr. coelho que dá a informação em acta de câmara de 07/10/2010, basta verificar no site do município.
José das Dornas