quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O elevador da (in) glória


Mais uma vez pude constatar a solução que neste espaço preconizei para o acesso à Avenida e Praia Vasco da Gama ao invés futuro elevador.

Esta solução permitiria o acesso com ou sem cobertura, funcionamento activado por sensores e esteiras rolantes alimentadas por energia solar.

Para além de ao contrário do elevador, provocar um reduzido impacto visual, porque ficaria quase dissimulado na vegetação da falésia, tem custos inferiores de construção e de manutenção.

Afirmar que os custos são maioritariamente financiados no âmbito QREN, apenas serve para omitir que a sua manutenção será suportada para sempre integralmente pela autarquia.

Se volto ao assunto não é que tenha a miníma esperança na reconsideração da construção do desnecessário elevador, mas apenas para reafirmar que existem melhores soluções em termos estéticos, funcionais, que exigem menor investimento e com menores custos de funcionamento e manutenção.

12 comentários:

Sineense disse...

O Elevador da (in)glória.
Na sugestão adiantada,concordo com os vários factores,nomeadamente os custos de construção e manutenção e o reduzido impacto visual.Só faltou acrescentar,sugerir o percurso.
Mesmo concordando com o elevador de acesso à praia,é evidente que neste momento há outras prioridades que não são o elevador e a avenida da praia,mas sim, o arranjo das estradas e ruas, a recolha de lixo (nós até pagamos a recolha também ao Domingo)o arranjo dos jardins, a limpeza das ruas etc.etc.etc.

Cantilena da Pedra disse...

Caros,
Para conhecimento: http://cantilenadapedra.blogspot.com
Cump,
Cantilena da Pedra

Anónimo disse...

Mais um alvo para ser vandalizado.
Eu só de pensar até me dá vontade de rir.
Esse elevador já tráz policia incluido? Se não tráz seria bom que o motocão lá coubesse, para apanhar fezes de canitos de duas patas.

Anónimo disse...

Não há uma única razão válida para a construção de um novo acesso á praia e muito menos de acessos mecânicos sejam eles passadeiras, escadas ou elevador vertical.
Todos eles não passam de meros sorvedouros de euros na sua manutenção e no consumo de energia e nunca conseguirão receita que cubra estas duas despesas, porque passado o verão quem é que vai passear para a avenida?. Ninguém, sejamos realistas até é um sítio desagradável á noite por ser húmido e ventoso, entre Outubro e Junho contam-se pelos dedos das mãos as pessoas que frequentam á noite a avenida.

Anónimo disse...

Vão mas é a pé para a praia.
Andam de carro, de autocarro, de elevador, de tapete rolante, etc... e depois gastam dinheiro nos ginásios e em sapatilhas para emagrecerem...

Os idosos ou deficientes podem usar o autocarro da câmara para ir e vir da praia.

Querem é mimo é o que vocês querem...
Vão a pé, como sempre foram.

Alberto disse...

Penso que andam a delirar na CMS. Já tem sido falado centenas de vezes o estado a que chegou a zona histórica. Quando um turista chega a uma localidade é a 1ª coisa que pretende ver, porque aberrações arquitectónicas deve ter na terra dele. A nossa é uma tristeza devido ao abandono e desleixo de quem pode e deve fazer alguma coisa além de promessas e desbaratar o nosso dinheiro. Alguns proprietários de estabelecimentos deveriam ser responsabilizados pela enorme quantidade de garrafas partidas que abundam naquela zona, pelo lixo depositado fora dos contentores, como garrafas de cerveja, caixas de sapatos, etc. Não é preciso ser muito perspicaz para saber os autores. Sem responsabilização aumenta o desleixo. O elevador poderia ter algum valor se a marginal tivesse algum assunto além de umas tasquinhas onde lavam loiça em alguidares durante um mês, mas não, serve simplesmente para andar para trás e para a frente com o mar de um lado e uma barroca inqualificável do outro. Claro que um elevador abriria a boca aos basbaques que admirariam a obra, o seu mentor e aos vandalos nocturnos que a pintariam a spray assim como demais actos enfumarados.
Geralmente culpa-se uma só pessoa egocentrista e esquecemo-nos de quem a rodeia, que provavelmente será tanto ou mais culpado destes delirios & desleixos.

Anónimo disse...

Vão mas é a pé para a praia.
Andam de carro, de autocarro, de elevador, de tapete rolante, etc... e depois gastam dinheiro nos ginásios e em sapatilhas para emagrecerem...

É isso mesmo. Quem pode deve ir pelas escadas, em vez de fazer step. Quem não pode deve ser servido pelos transportes municipais.
Comecei a ir para a praia pelo meu pé com dois anos e não me matou. Mais tarde, como não fosse suficiente descer a escadaria e ter de subi-la para regressar (antes lavava-se os pés na bica de Sta. Luzia), ainda subia as escadas escavadas na pedra, no Pontal. E não, não havia corrimão nem protecção contra quedas. Que me lembre ninguém caiu, e garanto que como eu moços com cinco, seis anos faziam aquilo várias vezes ao dia.
Como médico o sr coelho deve conhecer os beneficíos do exercício físico. E daí, olhando para o tamanho da barriga que ostenta, talvez não...
José das Dornas

Anónimo disse...

A seguir é um elevador para a costa do norte e outro para a praia do nudismo de Porto Covo que vão lá muitos bochudos

Anónimo disse...

SERÁ OUTRA IDEIA MEGALOMANA PARA GASTAR O DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES TAL COMO CENTRO DE ARTES E OUTROS O QUE LEVA A QUE MÁIS DE 10 CARROS DA C.M.S.ESTEJAM PARADOS POR FALTA DE EUROS.
ALGUM DEPUTADO MUNICIPAL JÁ QUESTIONOU QUANTO CUSTA O C.A. POR MÊS?
INCLUAM O Nº DE TRABALHADORES,DOUTORES E OUTROS E SEUS ORDENADOS.
EXPERIMANTEM E VEJAM ESTE CANCER QUE NOS CONSOME.

Anónimo disse...

Mais vale gastar dinheiro na manutenção das escadas,jardins e falésia.

Marreco, mas sempre direito. disse...

Então Sr. José, lavava os pés numa fonte que é indicada para lavar os olhos e ainda por cima abençoada pela Santa Luzia.
Eu também andei por essas paragens e digo mais só tínhamos aquelas escadas e estrada para acesso á praia e nunca se viu tanta gente na praia como nesse tempo, ás vezes ponho-me a pensar onde é que está a diferença e chego á conclusão que devemos isso ao actual presidente, porque o homem arranjou tanta coisa onde a malta passa o tempo que já nem há tempo para ir á praia.
Para rir mesmo é a afirmação de que o elevador serve também para levar ciclistas e as respectivas bicicletas para darem a volta pela ciclovia que há-de ser feira na avenida, já agora ponham funcionários da câmara lá em baixo que mediante pagamento pedalem por eles.
Velho estou eu e ainda faço todos os dias a avenida subindo e descendo pela rampa até casa com estes mesmos pés que lavei vezes sem conta na fonte de Santa Luzia.

Anónimo disse...

Hoje, dia 8, foi lançada a primeira pedra da obra do elevador...pela mãe natureza e não pelo Sr Dr Presidente, o que o terá deixado furioso, por concorrência desleal...

A falésia escorregou para a avenida da praia, na zona prevista para a construção de mais um "elefante" em Sines...

Talvez o buraco sirva para fazer as fundações do "elevador"...

O Tribunal de Contas não terá intervenção nestes "gastos" superfluos? Já que as oposições em Sines nada fazem para o impedir...?