sábado, 11 de dezembro de 2010

Quem é que o Governo ainda quer enganar?

Sócrates engana-se ou engana-nos (a alguns), quando argumenta que não mexe nos despedimentos, apenas os vai tornar mais baratos. Isto não é mais que estimular o aumento dos despedimentos colectivos.

Em Portugal, o problema é que assistimos a elevadas taxas de precariedade, à perseguição sindical, a falta de diálogo e de democracia nas empresas, a elevadas taxas de juro (mesmo do Banco Nacional a (Caixa Geral de Depósitos) para os investimentos e por isso temos a produtividade que temos.

José Sócrates já nos habituou a pensar uma coisa, dizer outra e fazer uma terceira. Por isso não é de admirar que sobre a legislação de trabalho faça exactamente o mesmo, ou seja, pensar que não altera, diz que Bruxelas não o obriga a isso e propõe mesmo a alteração.

Desta vez e como sempre tem feito, pintou um quadro negro sobre a possibilidade de liberalização dos despedimentos individuais, para agora vir propor apenas a redução das indemnizações a pagar em caso de despedimento colectivo:

È interessante dizer que o faz em nome dos “empresários”, mas não foram estes mesmos que enquanto poderam recorreram a despedimentos colectivos disfarçados de mútuos acordos, para rejuvenesceram as suas empresas e aumentarem a precariedade do trabalho?

Despediram com compensações de 2 e mais meses por cada ano de trabalho, lançando na reforma ou pré-reforma trabalhadores na casa dos 50 anos e substituíram estes por jovens com contratos ao mês, sem quais queres direitos contratuais que não seja o “estás aqui para trabalhar e não para reivindicar”.

Por Antonio Chora. Ver mais Aqui.

14 comentários:

Anónimo disse...

Os portugueses só tem aquilo que merecem são escravisados roubados e maltratados e depois ainda vão votar nos partidos da direita e todos contentes

Anónimo disse...

O meu medo é se o FMI não vem

Anónimo disse...

E não vai ficar por aqui, meus amigos...ainda vai piorar.
Só quem vai sofrer são os "trabalhadores" da classe média/baixa, porque daí para cima nem vão dar pela crise...
Dizem que teem medo que "os quadros" se vão embora para o estrangeiro...
É melhor irem os "trabalhadores" porque os "outros" fazem cá falta...
Pudessemos nós (trabalhadores) irmos todos embora e íamos ver o que os quadros produziam, sem TRABALHADORES...
Se saírem quadros, outros quadros surgirão da "juventude" que está nas universidades em fim de curso e que, quando de lá saírem não teem emprego...
Deixem sair quem quiser, que outros ocuparão os seus lugares tão bem ou melhor...

O problema deles é não quererem tirar regalias aos "seus boys", essa é a verdade que salta à vista de todos...
Para não tirarem aos "boys", tiram-nos a nós...

Isto está a pedir outro 25 de Abril, com todos estes políticos metidos num carregueiro e mandados para onde as correntes os levarem...se lá alguém os quiser...que eu não acredito...
Não teem onde cair mortos, se de cá sairem...

Anónimo disse...

Em Sines também há um grande bando de mentirosos e não são poucos, e também há um grande bando de medrosos, incompetentes, inúteis, e obsoletos temos a construção de uma rotunda não sei se conseguem acabar em 4 anos cortou-se um bocado de pinhal para uma cidade desportiva a sorte é que a mãe natureza encarrega-se de faser a resfloração, e muito mais obras Faraónicas.

Anónimo disse...

escravisados? ou "escravizados" ? e o primeiro anónimo diz que ainda vão votar nos partidos da direita e todos contentes. Não entendo a sua lógica. Então o PS não é de esquerda? Não é o partido que tem estado no governos nos ultimos anos? Não sei que relação tem os partidos de direita com o governo de esquerda socialista...

efernandes disse...

Governo PS é de esquerda? visto de que lado?

Anónimo disse...

Este anónimo das 5:15 é mesmo Cromo desde quando o PS é de esquerda este deve ser daqueles que ainda anda com o cabresto enfiado nas orelhas e as palas nos olhos ele há com cada Cambuta.

Carlos André disse...

Atão não é que o MENTIROSO acha que reduzir o valor das indemnizações em caso de despedimento colectivo é a solução para a economia do país.

O Estado criar um fundo monetário para ajudar os privados a pagarem as indemnizações?Estes Homens são uns iluminados!

O grande problema da Lei Laboral em Portugal é não ser cumprida.Quem conhece a Lei sabe muito bem que não é tão difícil despedir como muita gente apregoa.

Existem outras prioridades na área Laboral, como por exemplo baixar os custos das PME ao nível da energia.Mas isso já não lhes interessa.

Em Portugal da-se mais valor(ordenado) a um Doutor ou Engenheiro,do que a um Serralheiro,Soldador,Tubista,Electricista,porquê?

Anónimo disse...

Está interessante este diálogo!
Gostava de ver muita desta "rapaziada" que se afirma de esquerda, ser governada por um governo do PC actual com um Presidente também do PC, dar a volta a esta situação economica.
Eu também não gosto da governação do Sócrates ( já nem o posso ouvir). Defendo que aja um governo que pegue na economia, passando pelos outros sectores e actue com firmeza, acabando com o esbanjamento em determinados sectores públicos....mas a eito, incluindo as Câmaras das mais diversas "cores".
Todos os dias vemos os "diabretes" de todos os lados tanto da esquerda como direita.
Será que o PC tem capacidade de governar o País no estado em que está!

efernandes disse...

Não sei se o PC tem ou não capacidade para governar o País até porque no contexto do mundo capitalista actual. tornar-se-ia este país numa ilha que, já agora, agrupada a Castela como de uma jangada de pedra se tratasse, sofreriam todos os boicotes e mais alguns.Nem imagino sequer o que seria...
O QUE EU SEI, E TODOS SABEM, É QUE ESTES TIPOS COM OS SEUS PARCEIROS DE VIAGEM, HÁ MAIS DE 30 ANOS QUE SE GOVERNAM E NOS METEM NA MISÉRIA TODOS OS DIAS MAIS UM BOCADINHO.
Esta é que é a verdade...

Anónimo disse...

Sr. Carlos André, que disse:
"...Em Portugal da-se mais valor(ordenado) a um Doutor ou Engenheiro,do que a um Serralheiro,Soldador,Tubista,Electricista,porquê?..."
Garanto-lhe que as profissões que referiu, por vezes ganham mais que muitos eng.ºs e doutores...
É só apenas uma questão de mercado laboral, e a lei da oferta e da procura aplica-se neste caso como uma luva...

Anónimo disse...

"É só apenas uma questão de mercado laboral, e a lei da oferta e da procura aplica-se neste caso como uma luva..."

Ao anonimo das 12:17 PM, Dezembro 14, 2010

Tem a certeza que é mesmo assim?
Possivelemente num outro país que não o nosso isso seja verdade. Por cá aquilo que se assiste é que as profissões que referiu se quiserem que lhes reconheçam os justo valor pelo seu trabalho tem de procurar trabalho lá fora. Os nossos pseudo-empresários preferem fretar um avião e ir buscar mão de obra lá fora não olhando á qualidade da mesma, com os resultados finais que muitos conhecem. Mas esse problema é facilmente resolvido com mais uns acrescentos aos cadernos de encargos que tudo tapam e encobrem. Já quanto aos eng., e não vendo esta observação de modo generalizado, muitos deles noutro país que não Portugal, certamente nunca obteriam 1 décima parte do que cá oferem. Mas cá ter um "canudo" ainda é sinónimo de... Por outro lado, quem já tem uns longos anos de vida laboral e assiste a como a nova geração de pessoas com formação superior chega a este meio, fica a pensar qual será o futuro desta gente. Formação técnica rudimentar, formação cultural nula,formação civica e moral zero e só de pensar que são eles que irão ser o futuro... É deveras assustador. E só de pensar que existem alguns que olham para isto tudo e falam em mercado, relação entre a oferta e a procura...vamos pelo bom caminho...

Carlos André disse...

Ao Anónimo das 12:17 PM :

Por vezes...talvez...com trabalho extraordinário...

Anónimo disse...

Sr. anónimo das 2.00. Concordo com tudo o que disse e acrescento mais. Eles querem estar em todo o lado, dominar tudo e todos. Isto é uma pouca vergonha! Mete nojo!Nunca se viu tanto medo e tanta intimidação aos trabalhadores. Podem querer, eu sei do que falo, a Pide voltou e muito mais reforçada.