quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Hospital do Litoral Alentejano pode encerrar alguns serviços

Divulgação

As Comissões de Utentes do Litoral Alentejano alertam a população para o facto de que, caso a actual proposta de Orçamento Geral do Estado para o ano de 2011 (OE 2011) for aprovada, o Hospital do Litoral Alentejano corre sério risco de ter que encerrar alguns serviços!


Fruto da politica de saúde levada a cabo pelos sucessivos governos do PS e do PSD vive-se actualmente entre os profissionais da saúde, nomeadamente nos(as) Enfermeiros(as), uma situação de precariedade crescente, com inevitáveis repercussões para os utentes.

Segundo contas do governo faltam ainda cerca de 30 mil Enfermeiros nos serviços de saúde, no entanto existem milhares de Enfermeiros(as) no desemprego enquanto outros são forçados à execução de um excesso de horas extraordinárias, á margem do que impõe a lei e do que são as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com os cortes previstos no Orçamento de Estado 2011 o recurso a horas extraordinárias que têm sustentado os horários de trabalho de instituições de saúde como o Hospital do Litoral Alentejano, vai deixar de ser possível e, simultaneamente, as admissões estão bloqueadas. A carência de profissionais de saúde vai portanto ser ainda mais agravada!

Esta situação provoca um elevado desgaste promovendo instabilidade, desmotivação e insatisfação nos(as) Enfermeiros(as) e restantes profissionais de saúde.

Sem os profissionais necessários ao bom funcionamento dos serviços não é possível prestar cuidados de saúde a todos os Utentes, com qualidade e em tempo útil.

Esta situação deixa antever grandes dificuldades em manter abertos os actuais serviços do Hospital do Litoral Alentejano.

A perseverança e as convicções dos Utentes do Serviço Nacional de Saúde, leva-nos a repugnar as medidas impostas pelo Governo/PS que visam desmantelar Serviço Nacional de Saúde, e a consequente privatização dos serviços públicos de saúde.

Pela defesa de um Serviço Nacional de Saúde Universal, Geral e Gratuito as Comissões de Utentes do Litoral Alentejano decidem e apelam a toda a População:

- Manifestar total apoio à GREVE GERAL convocada pela CGTP/IN para o próximo dia 24 de Novembro próximo;

- Apelar à participação da população na GREVE GERAL, seja não adquirindo neste dia qualquer produto, seja não mandando os seus filhos para creches, infantários, jardins de infância ou escolas.

Vamos todos e todas, de viva voz, dar continuidade à LUTA!

Novembro de 2010

Agradecemos divulgação

Cumprimentos
Dinis Silva

10 comentários:

Anónimo disse...

Uma boa iniciativa para ajudar os que mais precisam vamos á luta que a vitória é nossa.

Anónimo disse...

....e no fim da manifestação derruba-se o governo e vamos a votos para eleição do novo governo.

efernandes disse...

Ao anónimo das 9:54:
Qual manifestação, onde? Em que data? Marcada por quem?

efernandes disse...

Devido à proposta de Contrato/Programa do Ministério da Saúde com o Hospital do Litoral Alentejano os Enfermeiros vão poder deixar de fazer horas extras com graves prejuizos para os Utentes pois alguns serviços vão poder deixar de funcionar ou com a regularidade devida e também devido a não existirem contratações...
ISTO É MESMO VERDADE? Ou as horas extras serão feitas e não serão remuneradas?

Anónimo disse...

Devemos sempre dar uma ajuda aqueles que sejam mais necessitados. Seja essa necessidade de bens materiais, ou como no caso, um certo retardamento mental.
Ao anónimo das 9:54 h lê devagar, com calma, tu vais ver que no fim vais entender a diferença entre uma coisa e outra. No inicio vai-te parecer dificil, é compreensivel, a falta de hábito em utilizar os neurónios provoca essa sensação.

Manifestação é uma forma de ação de protesto de um coletivo de pessoas.
As manifestações são uma forma de ativismo, e habitualmente consistem numa concentração e/ou um desfile, em geral com cartazes e com palavras de ordem contra ou a favor de algo ou alguém.

Greve é a cessação coletiva e voluntária do trabalho realizada por trabalhadores com o propósito de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos, ou para evitar a perda de benefícios.

Se mesmo assim continuares a ter duvidas, o melhor que tens a fazer é pedires uma ajuda mais especializada. No entretanto não incomodes quem por ti tenta fazer alguma coisa.

Anónimo disse...

Comissão de Utentes = Dinis + Mexa ++++ Vitinho e Guida por detrás.
Onde anda o Catalino?
Quanto ao resto tudo bem.

Anónimo disse...

Aparece aqui com cada Cromo o sr das 9:54 deve ser um grande Jumento na cabeça é só serradura com cromos destes como é que se consegue resolver alguma situação.

Anónimo disse...

A mim não me interessam os NOMES da Comissão de Utentes ou de outra Comissão qualquer, só me interessa se fazem ou não um BOM trabalho.

Qualifiquem o trabalho e não rotulem as pessoas.

Rotular é sempre com outra intenção que não aquela para que o trabalho que fazem se dirige...

Continuem que estão no bom caminho...

Anónimo disse...

O camarada Catalino foi para um lugar dourado, para os lados do Seixal, um lugar tipo Ramiro Beja.

Anónimo disse...

Não havia "nexexidade", professor anónimo das 1.12, o "home" está mesmo "cromolaite".
Sabe o que é preciso é "cascar" na canalha . O inferno está a chegar e quem vai pagar serão sempre os mesmos, aqueles que não se sabem defender, porque os outros estão sempre bem.