sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Toxicodependência


Recentemente a Câmara Municipal de Sines, numa medida inédita aprovou, por unanimidade, a atribuição de 9.255 euros às associações de pais e encarregados de educação das escolas básicas de Sines, para apoio  à acção social escolar através de vales, cabendo a cada associação a gestão dos procedimentos inerentes às actividades complementares no âmbito de projectos educativos.

O que parece para os menos avisados uma forma de descentralização das competências da autarquia e de envolver a sociedade civil, trata-se de uma medida tão cínica quanto tantas outras do executivo.

Primeiro não entendo porque as associações de pais devem substituir a acção social escolar e assegurar uma actividade - atribuição de manuais e material escolar aos alunos carenciados - conferindo-lhe um poder discricionário para o qual não estão habilitadas e cuja legalidade duvido.

Segundo pretende-se que as Associações de Pais tenham entre outras funções um poder reivindicativo junto do Agrupamento e da Autarquia, que poderá ficará amputado por mais uma dependência das associações perante as Autarquia e de muitos pais perante a Associação de Pais em exercício.

Terceiro para recordar que a autarquia que agora atribui pouco mais de 9.000 euros às associações de pais é a mesma que deixa os professores e alunos na penúria sem papel, fotocópia, toner, que nos faz caminhar (na EB n.º 3) largos metros pela lama ou no meio da estrada porque não existe dinheiro para fazer os arruamentos, que permite que os nossos filhos se desloquem debaixo de chuva para o refeitório da escola secundária, etc, etc, etc. Aguardemos para ver com quantos trocos se vendeu, ou não a Associação de Pais, agora que se sentaram também à mesa do orçamento.

Velha a estratégia com resultados sempre idênticos, infelizmente. Hoje compreendo uma certa "agitação" em torno das Associações de Pais.

13 comentários:

Anónimo disse...

Braz a "associação" da associação de pais com TOXICODEPENDENCIA é no mínimo infeliz...

Mas devia explicar melhor e não disparar por tudo o que é sitio..

se o executivo apoia é porque está a comprar... se não apoia devia apoiar... mas se começa a apoiar essa entidade já se está deixar corromper pelo dinheiro..

decida-se afinal deve ou não haver apoios...

Porque o que me parece a ler o seu blog é que não devem de haver apoios deste executivo... isso é que é mal feito...

Parece-me muito a teoria da conspiração...

e eu que até gostava de ler este blog...

Casimiro disse...

Sr. anónimo das 6:52, ou precisa que o Bráz lhe faça um desenho ou é um dos pais na associação em exercício.
Parece-me que mais bem explicado que isto não se consegue.
Como pode uma associação de pais reivindicar seja o que fôr á câmara quando come no prato que esta lhe estendeu, sou dos que acreditam em democracia, mas assim já é democracia a mais, não acha?.
Pronto já sei, sou muito mal intencionado, mas de bem intencionados está o Inferno a abarrotar.

Estação de Sines disse...

Caro anónimo,

"se o executivo apoia é porque está a comprar... ", afirma você, e infelizmente é quase sempre essa a verdade. Não é por ru dizÊ-lo, é por essa ser a realidade.

Pergunat-me se deve haver apoio, claro que deve, até porque estes corresponde a transferências que provêm do orçamento do estado, que as autarquias distribuem de acordo com o critério que estabelecem.

E aqui está o cerne da questão, não existe critério, ou pelo menso não é transparente, claro, compreensível, mas antes subjectivo e discricionário o suficientes para se poder financiara "pessoas" e "interesses" e não colectividades e acções. è assim em praticamente todo o lado em que os politicos distribuem dinheiro, seria quase ingenuidade não o fazerem, é cobardia não o denunciarmos.

A autarquia devia definir estrategicamente o que é necessário apoiar de acordo com uma visão sistémica do futuro de Sines. Quanto disponibiliza para a cultura, desporto, acção social, etc, e apenas depois escolher os parceiros para implementarem a estrégia de acordo com a potencial e ou real capacidade de executá-las.

Mas não, se por pura loucura - e olhe que é sempre possível, nesta terra - surgirem mais 20 ou 30 clubes, o montante a disponibilizar para o desporto aumentaria, reduzindo-se as outras componentes. Depois basta apresentar um bom orçamento, que ninguém terá pachorra para analisar a sua execução.
Este ano temos uma nova componente implícita na distribuição de verbas: a mesma autarquia que "inibe" as colectividades de procurar junto das grandes empresas subsídios para a sua actividade limitando a sua iniciativa, apresenta agora como critério a capacidade de angariar meios de modo próprio. Eis algo que defendi desde sempre e que surge pervertidamente. Quem não abrilhantar as Tasquinhas estará "fora da bóia"

No caso das associações de pais, caro amigo não existem almoços grátis e a partir do momento que se senta à mesa, já está em divída. Esta é a dura realidade se não escolhermos bem as companhias para almoçar.

Por fim afirma "eu que até gostava de ler este blog...". Também eu, tenho dias.

Um abraço

Anónimo disse...

Mais uma "dependência", esta Terra é cada vez mais dependente...dos critérios do Seu Presidente...

É uma "maneira" de manter a sociedade "dependente" dos subsidios da Câmara...uns de uma maneira...outros de outra...

Há muita maneira de "governar"...

Anónimo disse...

Caro Braz,

parece-me a mim que o que acontece é que existem critérios para a atribuição de fundos/apoios.

Agora se concorda é outra coisa... O que não deve fazer é deturpar a verdade e dizer que não existem critérios...

É verdade ou não que todos os partidos votaram a favor desta medida.. Até o "Amigo Chico"!! Isso quer dizer que concordaram todos com os critérios aplicados.. certo??

Em relação ao não haver almoços grátis, o que o Prof. César das Neves quer dizer é que existe sempre custo de oportunidade..

Aplicado a este este caso quer dizer que o dinheiro que vai para a Associação de País não pode ir para outra entidade/actividade...

O que ainda não disse, caro Braz, é se a Associação de Pais devia ou não receber o apoio???

Assinado

“caro anónimo” das 6:52 PM

Estação de Sines disse...

Concordo desde que seja para "as actividade inerentes às actividades complementares no âmbito de projectos educativos", não concordo se for para as associações de pais se substituirem a actividades/acções da responsabilidade da autarquia, para mais de ãmbito social, logo numa altura de profundos e necessários cortes. Basicamente a autarquia estará a preparar para transferiri o ónus da impopularidade. Lá para a frentes veremos se tenho razão.

Quanto a almoços grátis, César das Neves, - que tenho o prazer de conhecer, muito se riria de lhe ver atribuída tal frase. A frase original "there ain’t no such thing as a free lunch”, refere-se efectivamente ao conceito do “custo de oportunidade”, que significa que tudo tem um custo mesmo que pago por terceiros.

A frase é erradamente atribuida ao prémio nobel da economia Milton Friedman, quando na verdade trata-se de um adágio popular, resultante do facto de existirem restaurantes que ofereciam o almoço desde que os clientes pagassem as bebibas, estando incorporado no preço das bebidas o custo do almoço. depois acabou por surgir em publicações e alguns autores trouxeram o termo para a economia. è uma questãod e procurar um pouco e verá que é uma história engraçada, agora deixe lá o César das Neves fora disto.

Anónimo disse...

Existem critérios? Quais? Em que areas? Onde se pode consultar os documentos onde os mesmos estão enunciados? "Transparência opaca" é o que é, e nem com laços e lantejoulas ela deixa de ser aquilo que efectivemente é.
O Braz têm razão no que escreve e como o escreve. Efectivamente, esta medida só é tomada, para em primeiro lugar "criar um dependência" e em segundo lugar deslastrar responsabilidades futuras.
Só quem de algum modo nunca acompanhou de perto a vida escolar dos filhos pode concordar com esta medida. Aqueles que minimamente se preocupam sabem como funcionam as associações de pais, um registo de "carolice" e boa vontade de um ou dois. Ora como se pode exigir a uma organização sem estrutura que faça um trabalho válido numa area de alguma sensibilidade. Logicamente é impossivel pedir essa responsabilidade. Esta medida é pois uma medida errada, e vir argumentar com a unanimidade de todos vereadores não a torna melhor do que ela é. Aliás,no caso dos vereadores da oposição revela um pouco de falta de cuidado na análise das propostas apresentadas por este executivo.
E como diz o Braz lá para a frente veremos quem tem razão.

Anónimo disse...

Esta semana quando fui levar os meus filhos há escola contaram-me que foi cortado o transporte a um aluno que muito precisa
Professores e pessoal auxiliar estão indignados com o que aconteceu
Sei que dentro da autarquia não se fala de outra coisa
Se alguém poder fazer alguma coisa por este miúdo era muito bom
Eu também sou pai

Obrigado

Anónimo disse...

sinesmentesbrilhantes

Anónimo disse...

Ou são estúpidos ou é mesmo a teoria da conspiração!
Mas quem é que disse que seriam as associações de pais a definir a quem eram dados os apoios sociais?
De onde tiraram essa ideia?! Caramba, começo a pensar que não sabem ler.

Estação de Sines disse...

Não é teoria da conspiração, somos mesmos estúpidos.

Já agora quem disse que a associação tem de informar os pais das despesas inerentes ao ATL. Somos mesmo estúpidos.

Anónimo disse...

Só quero deixar aqui um desabafo.
Este ano pela primeira vez coloquei o meu filho numa escola de Sines (EB3), mais tarde mostrei a escola a familiares que moram nos arredores de Lisboa. Estes como não têm possibilidade de colocar os seus filhos em escolas publicas, têm de pagar 400 EUR/mês em privados, que não chegam aos calcanhares da referida EB3. Eles só comentaram comigo: "Tens sorte em viver em Sines"! No entanto há quem não dê valor a estes "pormenores"!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 2.56
A falar dessa maneira aconselhava-te a inscrever -te no movimento SIM
De certeza que te dariam uma casa