segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Jardim Zoológico

Juntamente com a minha família partilhamos o nosso apartamento com um cão, um gato, 3 peixes e uma tartaruga, mais seguramente com algumas ocasionais formigas, moscas, mosquitos e permanentes ácaros e restantes familiares. Não que não me tenha já ocorrido ter um rinoceronte na banheira, mas questões logísticas e legais demoveram-me de tal sonho, que continuo a acalentar.

E tudo isto permanece numa curiosa harmonia, muito raramente quebrada pelos humanos e quase nunca pelos animais. O cão e o gato dão-se como os melhores amigos dividem cama, mesa e até algumas brincadeiras menos recomendáveis a dois seres do mesmo sexo, mas como sou liberal nesta coisas, é lá com eles. Quanto aos peixes e ao gato mantêm desde longa data uma relação alimentada de admiração, receio e medo, em partes iguais. Admiração pelo movimento vermelho que desenham no aquário e nos olhos do felino, receio pela àgua, única barreira que o impede de pôr em prática milhares de anos de registo genético e medo, medo pavoroso da parte dos peixes. Já quanto à tartaruga passa por isto de forma cool, quando o gato decide brincar com ela, hiberna e desaparece, literalmente, durante uns dias.

E vinha isto a propósito dos animais abandonados na nossa cidade cuja invernia acentua a sua dramática existência. Triplamente abandonados, pelo dono que algum dia tiveram, pela sociedade que os rejeita e finalmente pela autarquia que não consegue construir um canil digno, que promova o seu resgate por alguma alma caridosa. Triste sina a de quem a democracia não deu direito de voto.

7 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,

Aproveito para partilhar que no meu T3 existe nada mais nada menos que: 1 cão (resgatado), 1 coelho, 1 caturra, 1 mandarin e 1 rola, já existiu tambem uma gatinha que já faleceu, tambem resgatada da rua e mais uns quantos passarocos ( piriquitos á patada e uns rossicols), um verdadeiro jardim zoologico mas tratado com muito amor e carinho.

Anónimo disse...

O problema é não se conseguir por um cão a votar
Se eles votassem já tinham direito a casa , rendimento mínimo e até um jantar no dia dos animais

Anónimo disse...

Eu tenho aqui em casa 2 cão, uma tartaruga, 3 ratos brancos, 1 porco,
2 vaca e 1 egua e 1 cavalo, 6 codornas, 4 piriquitos, 1 gato, 2 sapos, 2 galinha e 1 galo, 1 avestruz,

alguns foram doações e alguns foram resgatados nas ruas.

Anónimo disse...

Antonio Braz,

isto sao tristes noticias. Entao o que e que aconteceu ao Rasputine que deixamos a teu cuidado?

Abraco

Ricardo

Anónimo disse...

em casa: 10 peixes em 400 litros, uma gata e um casal de mandarins. Na rua: 3 cães sempre soltos, sem dono mas alimentados por quem têm pena mas não quer nenhum. perto: vários cães presos em baldios sem dono à vista. Quem faz mais barulho ,quem sofre mais, quem deixa porcaria por todo o lado? os da rua.

Anónimo disse...

Na minha família existe um cãozinho com 15 anos, pois ele fáz parte da familia , EU sou a Titi, tem a av´´o (minha mãe), tem primos e tios que gostam muito dele. È um grande mimoso, ele está quase cego, não ouve mas, tem um faro bem apuradinho, quando é horas das refeições de familia ele vai logo comer e à hora do sono vai para a sua cama com lenções e mantinha dos primos quando eram pequenos, apesar de haver cães vádios tb se fáz comer para eles e como moro perto do pinhal tb se aproveita o pão que é demolhado e arroz cozido e a respectiva água, por isso meus amigos existem animaqis que são mais bem tratados e acarinhados, que as nossas crianças e idosos, por isso cuidem dos amimais porque eles não nos tratam mal.

Se conseguirem fiquem bem.

SOU SINEENSE

Anónimo disse...

Esta situação a mim não me causa estranheza. Se puxarem um pouco pela cabeça e se recordarem do que foi dito sobre esta matéria, ou pelo presidente ou pela sua 2"delfim", à alguns meses atrás, está tudo explicado. Se procurarem nas páginas antigas da CMS possivelmente vão encontrar a explicação para esta situação. Deve ser algo tipo, uma situação impar no país, sem igual, a copiar,etc. Na realidade é o que se vê.
Isto é tudo uma questão de coerência.Senão vejamos uma outra situação que se vai falando e que diz respeito à educação. Nas palavras do sr presidente é mais uma situação impar no país, acreditando que é verdade aquilo que se fala temos escolas com turmas de 28 alunos. Neste caso, nem no numero, pois 28 é par.
Vá musica!