sábado, 30 de outubro de 2010

Está aí o Inverno

Chegou o Inverno, não o dos calendários, nem das nossas almas, mas o que se sente na pele, o Inverno da chuva, do vento e do frio.

Nada como viver numa terra em que as avisadas e prevenidas autoridades políticas, prepararam com antecedência o Inverno, fruto de uma coerente e inteligente definições de prioridades. Desde finais do Verão que as ruas foram devidamente arranjadas, passadeiras sinalizadas e iluminadas, sarjetas desentupidas, caminhos naturais das águas pluviais limpos e desimpedidos, limpeza das falésias fora da época das chuvas em que as raízes seguram as terras e evitam os deslizamentos.

20 comentários:

Anónimo disse...

É verdade eu penso que Sines nunca teve uma limpeza como têm agora da gosto ver,ruas todas arrenjadas estradas todas alcatruadas algumas parecem pistas de motocross, valetas bem feitas e limpas aquela estrada que vem dos moinhos até á antiga estrada junto do Litoral ontem as 18 horas mais parecia uma Ribeira deve ter poucas pedras espalhadas.

Anónimo disse...

Pois é, o inverno convida ao calor da casa, ao chinelo e sofá e vai dai perdemos factos relevantes que se passam na nossa terra. Como a nossa imprensa local não cobre os acontecimentos politicos, onde é previsivel, que o executivo possa ter alguma dificuldade em explicar, o que não é explicavel nas suas opções, ficam os Sinienses sem informação relevante. Entre alguns pontos de relevo e interesse, na A.M. ocorrida ontem em Porto Covo, destacaria o facto politico de o presidente da câmara, quando confrontado com algum aproximar ao PS e á sua politica, ter afirmado que sempre foi Socialista. Quem havia de dizer que a vida dava tantas voltas. Que bem que se disfarçam algumas pessoas.
E quem esteve atento pode verificar o grau de aproximação existente. Ele são acordos, ele são negociações, ele é o vereador Idalino para aqui, ele é o vereador Mascarenhas para ali, ele é o senhor deputado Carlos Silva para acolá, enfim parece quase uma familia onde todos se dão tão bem, mas mesmo tão bem, que podem ser apontados como uma familia modelo.
A primeira vitima deste estado de falta de decorro politico foi o senhor presidente da junta de freguesia de Porto Covo, que tendo levado um assunto à A.M onde a razão estava do seu lado, "quase que teve de pedir desculpa" e desvalorizar a desautorização que lhe foi feita pelo presidente da CMS, em abono, digo eu, do regresso, após um interregno de 35 anos, do M.C. à familia socialista.

Anónimo disse...

"AI ESTÁ O INVERNO"
De facto o inverno convida ao calor do lar, ao tirar dos casacos mais grossos que se mantiveram no armário durante meses.
Mas do "armário" podem sair outras coisas e surpresa das surpresas, saiu o nosso querido lider M. Coelho actual presidente da camara que na ultima AM em Porto Covo disse a plenos pulmões que sempre foi SOCIALISTA Socratico digo eu.
Os armários tem destas coisas de tanta tralha que lá se mete de vez em quando temos surpresas, e damos conta que lá no fundo tá sempre qualquer coisa estragada, as vezes comido pela traça.
Agora se entende a "secreta" aliança que vinha e ser vivida entre MC e o PS, em que MC sempre ganhou e o PS sempre perdeu, e em que SINES sempre saiu prejudicada
em todos os sentidos.
Só me falta saber quantos mais socialistas existem no SIM representado na Camara e ASS. Municipal, é que isto de amários tem muito que se lhe diga.
Vamos acompanhar com interesse este novo episódio da vida politica com toque de carpintaria.

Anónimo disse...

Este Sr que agora é Presidente não fez parte daquele grupo apelidado de "as primeiras cambalhotas"?...

Se não fez, parece...

Anónimo disse...

"regresso, após um interregno de 35 anos, do M.C. à familia socialista."

Pois eu sempre soube que ele não era comunista. Como dizia o Paul Verlaine (noutro contexto, mais nobre!)o sr coelho vai com o "vent mauvais/Qui m'emporte/ Deçà, delà,/
Pareil à la/Feuille morte."
Eis a explicação do seu errático percurso político.
José das Dornas

Anónimo disse...

Os Vanpiros

Esses vanpiros são em suma,seres sem vergonha e sem quaisquer vestígios de humanidade. Só lhes interessa sugar o sangue da manada e,para tanto tentam convecê-la que isso é a coisa mais natural deste mundo. E principalmente sugam desenfriadamente o rebanho.

Anónimo disse...

Feudalismo do século xx1 do poder económico ,atiça tambem o ódio dos apoiantes mesmo que mal instalados na vida e, por isso sem perceberem que pertencem dos explorados, sofrem de défice mental,pois são incapazes de perceber o que lhes está a cair em cima. E até batem palmas. Coisa triste de se ver mas a manipulação idiologica gera criaturas assim.E as Arriatas partidárias tambem.Os finorios e bem instalados tentam lançar poeira para os olhos da População.

Anónimo disse...

A verdade e a moral devem ser preservadas a qualquer custo.
Quando as mais altas figuras do sistema se tornam cumplices ou incobridores por intereces ou aspectos.
Devem ser os Homens sérios e corajosos a romper essa teia nausiabunda de incobrimento.
É isso que nos dias que correm, está a acontecer na sociedade e, felismente, o cidadão comum já dá mostras de compreender e aplaudir esse desmascaramento, não se deichado iludir pelos discursos ponposos ou ameaçadores daqueles que querem acima deles, cavalgando o estatuto da mais absuluta e descarada Inpunidade.

Anónimo disse...

Anónimos do dia 01/11/5010, das 8:30, 9:10 e 10:52.

Tenho uma dúvida: qual o acordo ortográfico seguido pelos senhores?
Gosto especialmente das formas "nausiabunda" e deichado", mas "incubrimento", "idiológica" e "desenfriadamente" também têm o seu interesse.
Acham que posso adoptar, por esse vosso AO, a forma "ocsigenio" para designar oxigénio?
Antecipadamente grato pelos esclarecimentos, aproveito para informar que escrevo em português de Portugal, na versão pré-acordo ortográfico (que me recuso a adoptar).
José das Dornas

Anónimo disse...

Mais uma vez os comentaristas servem-se do blog para não co9mentar noticias ou pareceres, para virem dizer mal...
O tema etra o Inverno e as sargetas ou as obras ou arranjos que não foram feitos em devido tempo.
Mas como o povo é pobre de mentalidade em vez de comentar o titulo ou a mensagem vem dizer mal de quem não se gosta.
Onde estão os comentários ao inverno que chegou, às srgetas por limpar et.. Pois é depois admiram-se do administrador do blog responder em tribunal. Falem do que vale a pena e não do partidarismo deste ou daquele.
ASS.: Jorge Silva

Anónimo disse...

Para que o comentador Jorge Silva não fique contrariado cada vez que aqui vêm ao ver comentários descontextualizados do post, vamos ao post.
Espera-nos este Inverno mais do mesmo, pouco foi efectuado para acautelar a situações descritas no post. Com os cortes orçamentais em funções vitais que a CMS devia prestar aos municipes,exemplo recolha do lixo, preve-se que estas situações tenham tendência a agravar-se. Mas alguma coisa foi efectuada, ou pelo menos anunciada, outras podemos deixar algumas sugestões.
Devem já existir umas quantas ruas arranjadas pois o Presidente afirmou que iam começar brevemente os arranjos das ruas mais degradadas, isto foi dito à mais ou menos 2 meses.
As passadeiras com a aquisição da nova máquina é estalar os dedos e elas aparecem pintadas.
Devido à contenção orçamental as luzes de natal poderão ser colocadas estratégicamente junto às passadeiras de modo a terem dupla função: ilumunarem as ditas, e assinalarem a época.
Para as sargetas sugiro que, numa tentativa de não perder o dinheiro investido na moto-cócó-de-cão, cujo rendimento nessa matéria não é visivel, a mesma possa ser aproveitada, depois de adaptada, para aspirar as folhas que caem das arvores de modo a que estas não vão entupir as sarjetas.
Para a limpeza da falésia nada melhor que fazer uns quantos beberetes dentro castelo, à porta fechada, e esperar que aos penetras suceda o mesmo que ao da abertura do FMM. Uns quantos daqueles a rebolarem pela falésia abaixo era uma limpeza e tanto.
É o que eu digo, eles até tem os meios não os sabem é utilizar.

Espero que o sr. Jorge fique satisfeito, pelo menos, ninguém disse mal de ninguém e até se lançou algumas ideias.

Porque será que alguns teimam em ser tão cinzentos como o Inverno?

Anónimo disse...

Dois sem ideias, sem planos,sem convicções,incapazes vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido,análagos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero,e não se amalgando e fundido, apesar disso, pela razão que alguém deu de não caberem todos de uma vez na mesma sala de Jantar.

Anónimo disse...

o anonimo das 8:45 PM, Novembro 02, 2010

Poderia ter ao menos informado que tinha truncado um texto de Guerra Junqueiro “Pátria”

Isto de dizer "coisas" com "coisas" de outros, sem que esses outros, saibam, que as "coisas" deles, passaram a ser "coisas" de outros, é uma coisa muito feia. Tipo, com as calças do meu pai, até pareço homem.

Anónimo disse...

JORGE SILVA TEM RAZÃO.
Vamos então ao que interessa. Esta nossa câmara irá certamente presentear-nos com os magnificos serviços que tão zelosamente vem oferecendo. Mais limpeza, melhor trânsito, melhor sinalização, sarjetas limpas, estacionamento bem defenido, melhores estradas, ruas reparadas, serviços tecnicos competentes e rápidos na apreciação de projectos, e tudo o resto que nos faça felizes por marar-mos nesta terra a beira mar plantada. Sim dá gosto subir para o castelo e apreciar o garboso unico e inconfundivel arranjo paisagistico da falésia, sabemos que é provisório mas que é lindo é. Hà por ai uns mecânicos malandros que usam a Rua da Reforma Agrária para testar os barulhos nos carros, ora se é da reforma agrária tem regos ou não? Não serão bem regos mas falta pouco, é que todos os sabados é "cavada" com estacas de metro.
Vão para a zona histórica mas devagarinho, ok? Esta câmara e o nosso querido Lider merecem pois toda a nossa consideração por tudo o que tem feito, e se mais não fazem é porque os "maladros" que nos governam lá de Lisboa não mandam para cá os euritos que tanta falta fazem, é cortes prá "qui" e prá "qulá", não há direito.
Qualquer dia vamos fazer um cortejo de oferendas, como antigamente, para apoiar a câmara no arranjo do liós junto Centro de Artes, não é qualquer terra que se gaba de ter uma rua aberta ao trafego auto com pedra de liós.
Viva a nossa CÂMARA e que a dirige,
Muito Obrigadinho.

Anónimo disse...

Peço desculpa se ofendi alguém... A minha intenção não era essa. O que eu quis dizer era que não valia apena virmos para o blog dizer mal e ofender directamente algumas pessoas.
Podemos criticar sem ofender, criticar não quer dizer falta de respeito nem educação, nem ofender. Podemos criticar e devemos mostrar a nossa revolta ou descontentamento quanto a diversas situações nomeadamente quanto às ruas por limpar quanto às sargetas por desentupir, quanto às passadeiras sem sinalização e que mal se conseguem ver por falta de tinta, por falta de iluminação, ao alcatrão ou melhor às estradas com falta de alcatrão, etc, mas não devemos partir para a má educação, não que eu seja um poço de virtudes, porque não sou. Mas uma coisa é criticarmos outra é sermos portugueses...e eu até nem sou deputado. nem politico
ASS: Jorge Silva

Anónimo disse...

Vivemos num indussulflanianismo.

Quando o desemprego espalha angústia e a miséria em milhares de lares,chegando a levar ao suisídio aqueles em que toda a esperança morreu. Que querem, é a economia , e os seus ignorantes,centenas de milhares de pessoas vivem com a corda na garganta, sem ordenado suficiente e piorando, sabendo que tarde ou cedo, vão perder o posto de trabalho, e depois há mais patrões á espera de mão de obra desesperada e, por consequência barata. Desenrasquem-se.

Anónimo disse...

ao anonimo do 1º post,

sempre conheci sines, por ser uma terra de pessoal das motos, principalmente do motocross, o presidente está do vosso lado

um abraço de Santiago

Anónimo disse...

A nova geração levou uma lavagem de crânio e pretende apenas ter estabilidade só como funcionário público porque não foi ensinado a trabalhar e a esforçar-se para ter o que quer.O Estado premeia quem não faz nada e vive de rendimentos e subsídios ,porque quem produz riqueza é tido como mal visto e por isso sofre na pele os aumentos e tem de pagar pela educação e pela saúde, ao passo que quem vive de subsídios tem direito a casas de borla saúde e educação, mas depois fazem-se fortunas colossais com as parcerias publico privadas PPP que violam todas as regras de mercado , se correr mal o Estado paga se correr bem ganha-se Imenso. ,

Anónimo disse...

tenho saudades de ver as ruas limpas os jardins com rosas.Os jardins da descida da praia limpos de tudo isto que vejo me dá tristeza. Sou de Sines e gosto da minha Terra mas possivelmente o execudivo da CMS não gosta

Anónimo disse...

Ó amigo das 11:31 Jardins com rosas ruas limpas isso era se na Câmara estive-se a CDU pois eu ainda espero de ver umas cabras e umas ovelhas a pastar no que resta dos jardins e pelos vistos já não falta muito tempo.