sábado, 23 de outubro de 2010

Da série: Poetas para os dias difíceis

Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão
Porque os outros têm medo mas tu não
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão
Porque os outros se calam mas tu não

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo
Porque os outros são hábeis mas tu não

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos
Porque os outros calculam mas tu não.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Nota: Num dos intervalos da longa 2ª sessão do julgamento, em que sou arguido por publicar neste blogue comentários eventualmente difamatórios para Manuel Carvalho Coelho, um amigo de longa data e velhas lutas, entregou-me em folha manuscrita - pelo seu punho, presumo - este notável poema. Porque existem gestos que perduram para lá da espuma dos dias, aqui presto o meu agradecimento e gratidão a ti "Velho Amigo", porque existem amigos para os dias difíceis.

9 comentários:

M Lança disse...

"Dias dificeis"
Um dia que julgo seja breve se saberá a verdade deste mero episódio, porque é disso que se trata, um mero episódio desta autentica "paródia" que a liberdade nos proporciona. Vai em frente sem medos.
M.Lança

Anónimo disse...

apenas posso dizer que quem te homenageou com este grande poema, te conhece bem e representa aquilo que muitos pensamos de ti. Seja qual for o desfecho a coragem deste espaço, no momento de asfixia e cobardia social e politica já é uma vitória, pelos vistos intragável para alguns

Anónimo disse...

existem poetas para dias dificeis e homens corajosos para todos os dias.

um abraço amigo

Anónimo disse...

há quem prefira os que ofendem, jogando a pedra e escondendo a mão.

quando era fácil ofender usando o anonimato, o estação de sines prefere ter rostos, falar, discutir, debater, esgotar o tema, mas não em tribunal, aqui onde somos todos iguais - e isso custa tanto para quem vive em torres de marfim.

Anónimo disse...

O Coelho só tem toca neste concelho, felizmente o tribunal é em Santiago..ou melhor é o tribunal , é o hospital, eheh Força Bráz, mas assusta-me esta dita liberdade de hoje em dia temos, não existem fronteiras e nestas situações ás vezes comentem-se erros, tenho muito medo dos tribunais e da nossa justiça, sinceramente.

A. Teixeira disse...

Francamente, acho tudo isto desprezível. É acto de coragem difamar os outros só porque estão no exercício de cargos públicos, esse simples facto legitima toda e qualquer afirmação? Onde é que está a coragem de quem usa todos os meios para falar mal do trabalho dos autarcas na CMS mas recusa publicar comentários quando os mesmos são esclarecedores e deitam por terra a argumentação romanceada defendida nos diversos posts? Coragem, coragem de quê? Ter coragem é assumirmos aquilo que fazemos e dizemos e as consequ~encias disso mesmo. Mas aqui parece que não, ter coragem é poder dizer tudo impunemente - qualquer dia estão a defender a inimputabilidade do Brás!
Fica-te mal a vitimização.

Anónimo disse...

Deixou de ter 1 rosto a estação?

Raul Silva disse...

Dirigindo-me directamente a todos os colaboradores e visitantes deste blog, pergunto-vos:
- Como reagiriam se, diariamente, vissem o vosso nome manchado com posts difamatórios e ofensivos, sendo conhecimentos os autores de tais ofensas?
Para mim, existem várias reacções possíveis e acho que é bom reflectirmos sobre qual delas tomaríamos se as ofensas nos fossem dirigidas a nós:
- calávamo-nos e como diz o povo " quem cala consente"?
- Vínhamos ao blog responder e defender a nossa honra?
- Ignorávamos?
- "Partíamos para a ignorância" e dávamos uns bons sopapos aos nossos detractores?
- Ou utilizávamos a via civilizada de recorrer aos tribunais, já que a difamação é, nos termos da lei, crime, devendo, portanto, ser apreciada por quem aplica a lei, os tribunais?
Francamente, gostava de saber quantos de vós optariam pelas 3 primeiras soluções! Mas é muito fácil julgar os outros, difícil é colocarmo-nos no lugar deles!
Apesar de reconhecer muitos erros aos nossos políticos, a todos sem excepção, sou daqueles que continua a acreditar na democracia e no funcionamento das instituições e acho que não há nada que legitime a agressão e difamação constante de alguém, mesmo que seja um eleito que está, claro, sujeito à crítica pública mas isso de forma alguma se confunde com a difamação.

Estação de Sines disse...

Caro anónimo Raul Silva,

Diga-nos lá quais são os posts difamatórios e ofensivos? Porque posso sentir-me ofendidio com a sua observação e achar que me estar a difamar?

Esclareça-nos onde acaba a informação e começa a critica, onde a difamação deixa de confundir-se com crtica.

Conte-nos todos os segredos do mundo.

Quanto ao funcionamento da democracia, a verdadeira que inclue liberdade de opinião, e ao funcionamento da justiça estamos de acordo. Demos tempo ao tempo.