segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Foi você que falou de números?

Para uma organização que nunca se preocupou com os números,  parece agora estranhamente obssessiva com o número de espectadores num festival que se diz, e quer, não comercial.

Então, falemos de números. Segundo a organização do FMM 2010 a última noite foi a mais participada de sempre, nomeadamente na Avenida com uma assistência estimada de 15.000 almas. Nada de extraordinário para um festival - na avenida - gratuito, estadia incluida, com resturantes, barracas de comes e bebes diversos e feira de apoio. 15.000 nem dá para fazer cocégas a um Tony Carreira (juntou 110 mil num concerto), se é de número que querem falar. Não são os números que tornam grande o FMM, mas precisamente a ausência dessa preocupação.

Diria que existem pelo menos dois festivais, um no castelo para quem gosta, aprecia e conhece música, outro na avenida em que a música é somente o leit motiv para o convívio e o álcóol e a droga o combustível que alimentam um ambiente descontraído e descomprometido com a realidade, quase de alienação. Aliás à luz dos números e do sucesso musical como explicaria a organização os milhares de pessoas que horas depois dos últimos músicos abandonarem o palco, ainda permanecem nos bares da avenida e da praia.
Mas vale que este festival não se mede pelos números. O verdadeiro número que interessa não se conhece, quantos festivaleiro voltam a Sines fora do FMM? A calcular pelo miserável turismo de Sines - em quantidade e qualidade - diria que rarrísimos. Outra curiosidade é, ao contrário de eventos semelhantes, nunca serem divulgados os registos de acidentes graves e mortais. Outro número que não interessa.



O fica depois de mais um FMM. Sines é hoje uma cidade melhor? Está mais limpa, mais segura, mais ordenada, menos poluída (curiosamente por mais volta que dei, não me recordo de uma única noite de FMM em que se fizesse sentir o cheiro pestilento que nos atormenta tantas e tantas noites), a autarquia menos endividada, criaram-se posto de trabalho, surgiu uma alternativa económica ao desenvolvimento de Sines que não o infernável ciclo do petróleo, substituíram-se os equipamentos abandonados e degradados, recuperou o centro histórico ? A resposta é não, muitas vezes não. Estaremos mais felizes, com um repetido sucesso, mas durará pouco, porque hoje tudo está igual.

O FMM é como um amor de Verão, no fim restam apenas as memórias. E as memórias para as gerações que não as viveram dizem pouco, demasiado pouco.

24 comentários:

Unknown disse...

Festival informação ouvi diser que para o ano não vai haver Festival

Ou se houver é com outra organisação não a mesma de sempre secalhar sangaran-se as comadres vamos estar atentos ao desenrolar da situação

Anónimo disse...

nelson, também ouvi que o FMM 2010, era o último, neste moldes. Pois para o ano os responsáveis pela organização seriam outros, desta funcionários efectivos da autarquia.

Anónimo disse...

OS PROBLEMAS QUE SINES TEM SÃO UMA COISA, QUE EU CONCORDO, JÁ O FESTIVAL QUANTO A MIM NÃO HÁ CRITICA NEGATIVA POSSIVEL, SÓ SE FOR DE QUEM NÃO ENTENDE DE FESTIVAL.

Anónimo disse...

quanto a feridos não sei mas fala-se de dois jovens que falecera, uma queda e uma overdose.

mas imaginem que a GNR fazia uma rusga no parque campismo qunat droga apanharia?

o sef outras rusgas no FMM, quantos ilegais?

e a ASAE quantas tasquinhas fechavam?

e as finanças, quantas associações pagavam impostso, pois não estão isentas do produto resultante da exploração de bares e restaurantes, mas apenas da sua actividade/objecto social?

mas falr disto é careta, e temos de ser cool durante o FMM, depois durante o resto do ano seremos cinicamente correctos.

Que palhaçada, nunca este pais irá para a frente.

Anónimo disse...

O sucesso de uns faz, de facto, comichão a muita gente!

Só quem não viveu o FMM pode questionar a importância e magia deste evento.

Anónimo disse...

Estou pasmado com este post e seus comentários.

Como é possível pôr e causa o FMM, um dos maiores festivais do país?

Não sou de Sines, mas dou os parabéns à câmara local por este evento. Continuem!

Anónimo disse...

O que vi foi hotéis, pousadas restaurantes e cafés lotados praticamente durante 5 dias!

A isto chama-se retorno!

Anónimo disse...

Engraçado, você crítica os números do festival, mas gosta muito de se vangloriar pelos números do seu blog, atingidos à custa de posts e comentários, na maioria das vezes, empolados, deturpados, polémicos ou injuriosos e por meia dúzia de anónimos que comentam 10 e 12 vezes o mesmo post!!

Anónimo disse...

Penso não ser a melhor altura para falar do FMM. Estamos cheios do mundo que desembarcou em Sines e nos mostrou que há muitas pessoas diferentes, modos de estar diferentes enfim uns que gostamos outras que não. O FMM é inegavelmente um sucesso que se reafirma todos os anos com o pretexto da música que é tão bom ou melhor que qualquer outro.
O FMM teve também o mérito de colocar Sines no mapa por razões outras que não a poluição, se os problemas da cidade continuam ou se agravam, a culpa é da gestão ruinosa de MC e da sua equipa, claro que o FMM poderia ser gerido de outra forma e até ser remodelado nalguns pontos. Tudo verdade, mas não se podem misturar as coisas.

Cumprimentos

Nepumoceno Guedelhas

Maria Fernanda disse...

SR.Anonimo das 11,20 de 2 de Agosto caso não saiba a ASAE este nas Tasquinhas e não fechou nenhuma acredite que muitas Associações tem mais condições que muitos restaurantes finos que o Sr ou Sra frequenta porque como diz o ditado nem tudo o que luz é ouro...Pois quanto ás Associações não pagarem impostos isso não é verdade, qual é o seu problema doi alguma coisa vá ao médico.Cambada de más linguas que até metem nonjo deveriam morrer como o v/ próprio veneno ....os meus parabéns a todas as Associações plo excelente trabalho e a Camara Municipal pla excelente ideia.Tenho a certeza que vem para aqui dizer mal nunca fez nada pela terra.

Alberto disse...

Pelo menos durante 4 dias isto parecia uma cidade, com engarrafamentos e tudo!
Não percebo nada de World Music, mas será que o Seixas não esteve um pouco limitado pelo baixo orçamento? Não se ouviram novas sonoridades...Não se aprendeu nada...Porquê as entradas no Castelo serem tão baratas e não se pagar entrada para a praia? Pagamos para ver o carnaval, mas os nómadas não pagam nada?
O festival pode não ter fins lucrativos, mas isso não implica ter prejuizo. São duas coisas distintas. Quanto á organização mudar, penso que o Seixas está a fazer um bom trabalho e se a qualidade não é melhor, a culpa não deve ser dele.

Anónimo disse...

Há coisas que tomaram um certo caminho de desorganização e de descontrole que a pouco vão desvirtuando a génese do festival e enterrando-o em banho maria. Acho que um evento desta dimensão deve ver o seu sucesso medido pela promoção que faz a Sines, pelo número de turistas que cá trazem depois ao longo do ano, pela imagem que as pessoas levam de Sines, etc, e nunca pelo número de visitantes e pela receitas de bebidas e comidas vendidas. O turismo em Sines tem que ser apoiado em eventos-âncora que projectem Sines em todos os targets de públicos, classes sociais e etárias para ser um turismo sustentado e com futuro. Este people que vem ao FMM, na maioria, não são turistas de futuro para Sines, nem sequer podem ser veiculo para promover Sines (boca a boca) porque é gente que na maioria não dá qualquer valor às restantes ofertas turísticas de Sines. O único fito que têm, na sua maioria, é apanhar umas bebedeiras e umas pedradas, e deixar atrás de si um rasto de lixo, urina, etc.

Estação de Sines disse...

Engraçado, você crítica os números do festival, mas gosta muito de se vangloriar pelos números do seu blog, atingidos à custa de posts e comentários, na maioria das vezes, empolados, deturpados, polémicos ou injuriosos e por meia dúzia de anónimos que comentam 10 e 12 vezes o mesmo post!!
_________________________

Eu não critico os número, quer goste deles ou não são a minha profissão e a matemática talvez a única certeza absoluta que existe.

O que critico é quem só os utiliza quando estão do seu lado. è esse o sentido do post.

Anónimo disse...

Já que se fala em numeros gostava de saber quanto é que a CMS poupou em cancelar o FMM em Porto Covo. Há valores?

Anónimo disse...

FOI TUDO MUITO GIRO
FARTEI- ME DE RIR COM AS PEDRADAS QUE VIA
NAO ERA COMIGO QUERO LÁ SABER
GRANDES BEBEDEIRAS . MIÚDOS COM 16-17 ANOS
VIVA O FMM

Anónimo disse...

o dinheiro para alimentar os vips (que ridiculo) e o fogo de artificio permitia fazer o FMM no porto covo, mas como o Presidente já não necessita do gil para aprovar os orçamentos - tem o PS e a maconumação que ai vem - fez-lhe o emso que à CDU: traição.

zé joão disse...

Quanto ao FMM pode ser um evento cultural que projecta Sines!Respeito a opinião dos entendidos...Quanto ao investimento de dinheiros públicos no mesmo??quando á outras prioridades mais prementes para os munícipes??Não consigo entender,quando temos as estradas que temos,os serviços camarários que temos,que delega serviços a quem não tem capacidade de os concretizar ou por razoes económicas ou por falta de conhecimento assusta-me!Para mim fazer o convite ou promover Sines é como convidar os nossos amigos para nossa casa e abrir-mos a nossa porta e mostrar uma casa esburacada e suja!Bonito!Que bela promoção

Anónimo disse...

O que vi foi hotéis, pousadas restaurantes e cafés lotados praticamente durante 5 dias!
-------------------------------

Um grande (LOL) para si meu caro.

O que você viu foi o Parque de Campismo que o Sr.Presidente quer destruir de borla para todos estes "turistas"

Os restaurantes não foram convidados para as colectividades terem mais €, o que até nem acho mal, mas noutras alturas esses mesmos restaurantes ajudaram no que puderam.

Não sou de Sines, mas dou os parabéns à câmara local por este evento. Continuem!
---------------------------------

Ve-se logo que não é de Sines, porque a dar parabéns tem de dar a CDU e não a Câmara actual. ( E eu nem sou Comunista )

JÁ O FESTIVAL QUANTO A MIM NÃO HÁ CRITICA NEGATIVA POSSIVEL, SÓ SE FOR DE QUEM NÃO ENTENDE DE FESTIVAL.
---------------------------------

Só se for pela música, mas a confusão, pancadaria e lixo não é problema do FMM? Vive em que planeta? O Planeta SIM ?


O FMM era para ser uma Festa Avante para o Litoral Alentejano, era essa a ideia da CDU e não do MC. Querem fazer do FMM a glória para encobrir os problemas reais de Sines. Essa é a verdade.

Bruno Leal disse...

É verdade os rumores que já ouvi sobre a retirada dos apoios da Galp para o próximo ano? E é verdade também a já habitual história que o Carlos Seixas se chateou com o Manuel coelho e que este quer meter alguém de dentro da CMS a organizar o próximo FMM? Ou nada disto faz sentido?

Anónimo disse...

Se os rumores, forem mais do que rumores...talvez tenhamos assistido este ano ao ultimo FMM...a pouca lucidez do MC em gerir seja lá aquilo que for, normalmente, dá em ...
Goste-se ou não, o FMM é o único acontecimento de relevo durante o ano em Sines, pelos melhores e pelos piores motivos. Será necessário muito tacto para corrigir o que está mal, tacto esse que falta ao MC e à sua equipa.
Sines precisa do FMM, independentemente de todas as criticas, que lhe tenham de ser feitas.
FMM sempre!

Anónimo disse...

Incrivel! O ditado "preso por ter cão, e preso por não ter" aplica-se perfeitamente! Se não há iniciativas em Sines, critica-se porque a câmara não faz nada. Se as há, critica-se porque se gasta dinheiro, porque os turistas que vêm não são de "qualidade", porque está tudo sujo, porque assado, cozido e frito.

Comentários como os que li aqui, metem nojo. Vocês só sabem dizer mal. Tenham vergonha.

Pitchauba disse...

Deixem lá... acaba-se o FMM mas em contrapartida fortalece-se as Tasquinhas!! Poe-se os grupos a tocar la no palco q n deixa de ser o 'palco da praia' e esta feito!! eheheh

Acho q um dos grandes problemas desde que o FMM tomou grandes proporções passa pelo saneamento e higiene, mais concretamente a falta de WC's, contentores e caixotes do lixo.

O festival carece assim de recepientes que deveriam estar colocados em vários locais e não dispersos por sitios especificos.

A nivel de bandas, este ano foi bom, alias, como tem vindo a ser habito! gostei da 'feira' na capela (acho que foi novidade) e de vários concertos de rua, por exemplo nas escadas da igreja, etc.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Gostei de ver o P.campismo a abarrotar de gente no FMM e de lixo
LIXO esse que continua a contaminar a casa em seu redor, de moscas ,mosquitos e ratos pois passado mais de oito dias a grande maioria não foi retirado apenas os baldes foram despejados
já agora o P. campismo abriu novamente para mais um grupo de convidados da camara que como é de borla não se importam com oa actuais companheiro (moscas e mosquitos e afins.
Pensavamos que a sua utilização era só para o FMM mas não tem mais a ver com turismo de qualidade que solicita a sua utilização.

Anónimo disse...

caros senhores e senhoras isto é tudo inveja!
o FMM é mais importante que qualquer opinião destes invejosos ressabiados!

Problemas sérios do FMM:
Sponcers com Publicidade a menos (dinheiro)
Organização milionária (dinheiro)
Preço baixo do bilhete de sexta e sábado (dinheiro)
Falta de estratégia financeira (dinheiro)
...

O resto e demagogia política