quarta-feira, 28 de julho de 2010

Turismo de calidade

Considerando que consigo fazer uma viagem até Lisboa sem ouvir um pingo de música, sintonizando a rádio em  notícias, debates ou relatos, não conheço parte dos grupos da moda, nem tenho ipod, não sou propriamente um melómano -  o que reconheço não torna a minha vida mais feliz.

Daí que o FMM não seja para mim um acontecimento musical, mas a sua essência transcende a música, sendo esta apenas o motivo. Adoro a moldura humana, o gentio, o movimento e o seu burburinho que torna Sines uma cidade por escassos dias.

Invariavelmente o FMM, arrasta consigo bandos de freaks de verão, pelos quais nutro uma repugnância que quase roça a indiferença. não pelo aspecto fisico ou falta de àgua, pelos cafés cheios, as caixas ATM sem dinheiro, o cheiro, o barulho, nada disso me incomoda, mas o que me tortura é o abandono da verdade.

Depois de um ano inteiro a aturarmos de falsos comunistas, interesseiros socialistas, espectantes sociais-democratas, amigos de ocasião, defensores de causas próprias, alpinistas sociais e toda a sorte de gente que vende princípios e valores pelo vil metal e sabor do poder, ainda temos de aturar os freaks e rastas de Agosto, que após as férias correm a vestir o fato e gravata e deixam de ser cool no último dia de férias.

Não não quero comprar artesanato africano, nem calendários com a nossa senhora, nem óculos de marca, nem haxixe, nem dou cigarros - porque não fumo e não tenho o hábito de dar a quem pede, mas antes a quem precisa, o que nem sempre é a mesma coisa - não pago copos senão aos amigos e vá lá conhecidos, desamparem a loja.

Não é este turismo de qualidade que se pretende, nem o futuro (?) parque de campismo serve para este turismo, nem a venda de melancias à beira da estrada e de atoalhados nos parques de estacionamento das praias, nem caravanas a ofuscar a paisagem, nem um trânsito cuja circulação e sinalização é no mínimo patético, nem ruas esburacadas, ausência de passeios e espaços verdes, nem tampouco haverá turismo, quanto mais de qualidade.

14 comentários:

Anónimo disse...

Boa malha braz. Só te esqueceste do cheiro a urina, nas garrafas e no lixo que estes turistas deixam em Sines, mas o que vale isso comparado com os euros? Eles vêm e eu fujo de cá nestes dias.

Anónimo disse...

É o costume, entre o pivete dos freak's ou os magnificos odores libertados pela nossa industria....
Venha o MC e escolha. Já agora fundos comunitários para dar musica ao povo???
Não se esqueçam dos buracos das estradas, não demora muito até o inverno chegar.

Anónimo disse...

Não creio que estes turistas tenham muito dinheiro. Só se os familiares deles...

Mas as aparências iludem.

Bruno Leal disse...

Se querem turismo de qualidade em Sines, escondam as chaminés e os pipelines, disfarcem o cheiro a gás e limpem as ruas. Às vezes leio coisas que me deixam baralhado, até onde vai a linha que divide o bom senso e o direito à opinião, da discriminação que quase fere o direito a outros serem diferentes, nem que seja por uns dias apenas?

Anónimo disse...

Pois, parece que as chaminés, os pipelines e os maus cheiros (que na maior parte das vezes ate se deve à ETAR),são a grande preocupação de muita gente...
Esta barulheira que incomoda muita gente que vive nas imediações do castelo, e que até se levanta todos os dias para ir trabalhar, isso já não interessa nada....nem ninguém quer saber disso. Não terão também o direito ao descanso?
Barulho pelas ruas até de madrugada, lixarada, etc.. isso também não interessa nada.
É o direito dos outros serem diferentes! E o bom senso?
É este e como muito bem diz o autor do post, o Turismo de Calidade que temos?
Para o presidente da Junta de Freguesia de Porto Covo, Luis Gil, foi um alivio! (Vejam o comentário que faz no blog Baia de Porto Covo).
Esta é a minha opinião, à qual como muito bem diz o autor do comentário anterior, também tenho direito.

Unknown disse...

Até que enfim temos o parque a funcionar está quase cheio de turismo.

E turismo do Futuro

Anónimo disse...

Notícia publicada no site do jornal Público: http://ipsilon.publico.pt/musica/texto.aspx?id=262377 especial atenção para os comentários que ilustram que não é apenas cá na terrinha que se acredita que este tipo de turismo de facto é de "calidade"!

Anónimo disse...

Pois é, Sr anónimo das 06.30 pm, vá lá a Porto Covo à hora das músicas do mundo em Sines e veja o deserto que é.
Fale com os comerciantes e oiça o que eles dizem.
Analise por si mesmo e saiba o que o comércio perdeu, e não se esqueça que a salvação de muitos comerciantes daquela pequena localidade é feita em mês e meio do verão. Este ano, com a conhecida crise estão-se a ressentir e muito.
O que diz o Sr Presidente da Junta são só declarações "políticas" muito adequadas para um político que, ora está contra o executivo da câmara, ora está ao seu lado.
Nada tem a ver com a realidade dos comerciantes e empregadores de muita gente nesta altura do ano. Se não vendem, não ganham, se não ganham não dão emprego, não dão emprego, as pessoas ganham menos, se ganham menos não teem para comprar aquilo que precisam...e assim sucessivamente...
É preciso separar as águas...

Anónimo disse...

De acordo com quase tudo, no entanto, ao apelidares de "rastas" os indivíduos que por esta altura aparecem em Sines, estás a ofender os autênticos RASTAS, que, como sabes, são seguidores dum movimento que nada tem a ver com falta de higiene, alcoolismo e outras manifestações de pseudo-inconformados.
Quanto ao direito à diferença, que o Bruno defende e muito bem, há que saber que diferença ? Qualquer uma ?

Anónimo disse...

Parece que é mesmo preciso separar as àguas. Em primeiro lugar devo dizer que gosto do FMM porque acho piada ao ambiente que ali se vive achando contudo soar a falso e muita fantochada pelo meio. Enfim é o festival que temos, criado à imagem e semelhança do presidente da câmara. Algo anárquico, algo pretensioso mas que vai enchendo os bolsos a alguns senhores da terra. Quanto ao turismo, mas qual turismo, Sines é uma terra com vocação indusrial e muito dificilmente conseguirá conciliar as duas facetas.

Divirtam-se, aproveitem o FMM e o seu ambiente descontraido e depois critiquem a valer. Até tenho uma dica, o MC só convidou os VIP´s para o jantar e os comerciantes da terra onde ficaram?

Cumprimentos

Nepumoceno Guedelhas

Cumprimentos

Anónimo disse...

Só não consigo entender porque motivo o andebol não podia fazer barulho no Castelo, o Carnaval de Verão tinha no progrma Djs que não consegueriam tocar porque o Dono de Sines o Coelhone não deixou....Agora o FMM já vale tudo aja paciencia e vergonha que aquilo que não tem.Passem bem

Anónimo disse...

Senhor anónimo das 02:59, com que então não está ninguém em Porto Covo, tem a certeza que foi a este Porto Covo no Concelho de Sines que veio???? é que neste Porto Covo onde vivo, nestes dias de FMM, não existia um lugar para estacionar e para se comer no Restaurante tinha que se esperar mais do que é razoavel, não sei qual o seu interesse mas saiba que vamos sobreviver perfeitamente sem FMM, mau mesmo, é o estado das estradas de acesso e por esse lado consequiria explicar melhor esse alegado deserto em que Porto Covo se trasformou.
Portocovense.

Anónimo disse...

REGUENGOS DE MONSARAZ VAI TER UMA CICLOVIA COM 6 KM
SE EU FOSSE MÉDICO E PRESIDENTE DA CÂMARA PREOCUPAVA- ME MAIS COM A SAÚDE

Lucy Pearl disse...

sim senhor