quinta-feira, 8 de julho de 2010

Rua Raul Solnado ???

A atribuição do nome de Raul Solnado a uma rua de Sines, trata-se de uma palhaçada, verdadeira homenagem ao humorista.

Apesar do seu humor já soar anacrónico para a minha geração, compreendo o valor do seu trabalho no contexto histórico em que atingiu o seu apogeu, pelo que fica claro que nada me move contra o actor/humorista, já contra quem teve a ideia de atribuir o seu nome a uma rua de Sines, não me move mas embala-me a irritação com os disparates dos outros. Portanto, Raul aceita as desculpas por te veres envolvido nestas trapalhadas.
 
Herman foi o mestre do humor da minha geração, foi a primeira vez que vimos humor inteligente, mordaz, acutilante, sem a piada fácil, os trejeitos patéticos e revisteiros. Considerado por muitos de várias gerações como o mestre e pai do humor moderno português, nem por isso quando falecer deverá ter direito a nome numa viela ou travessa de sines, quanto mais numa rua.


A toponímia das pequenas cidades serve para homenagear aqueles que de algum modo construíram o seu passado e alicerçaram o futuro, deixemos que aos "filhos da nação" seja esta e a sua terra de nascimento ou eleição, a prestar-lhes homenagem.

Se não formos nós a "libertar da lei da morte" os nossos pescadores, cortiçeiros, artistas, desportistas, politicos,  escritores, homens-bons da nossa terra, assseguro-vos que não será Penalva do Castelo, Freixo-de-Espada à Cinta ou Benavente a fazê-lo. Excepto figuras como Al Berto que se tornaram bem maiores que o espaço que o corpo habita, a este bem pode Sines tardar na merecida homenagem que outros a vão fazendo.

Atribuir o nome de um humorista a uma rua de Sines, sem qualquer tipo de ligação à nossa terra, só se justifica pela comédia que Sines se tornou.

20 comentários:

Anónimo disse...

Apoiado, Braz. Quem fala assim não é gago. É hora de homenagear sim, os muitos homens e mulheres que deram alguma coisa a Sines, sacrificando a sua vida pessoal em nome da comunidade. E têm sido muitos ao longo do tempo.

Anónimo disse...

calma bráz não fiques tão agastado....há muitas ruas em sines e descansa que alguma delas te irá homenagear...afinal uma pessoa que tem revelado umas preocupações tão sinceras e desprovidas de quaisquer intenções a nao ser a melhoria da sua cidade, terá de ser homenageado..

Anónimo disse...

De facto à que apoiar e homenagear as pessoas da Terra. Mas daí a homenagear o Herman José , porquê????
Pode ter sido considerado por muitos o melhor humorista em algumas épocas mas só porque tinha algum dinheiro, basta ver o palavreado usado pelo mesmo nos orgãos de comunicação social, mais propriamente na televisão visto muitas vezes por crianças.
Ainda há gente neste blog a defender que não somos do terceiro mundo.

Anónimo disse...

não leu o post? o que diz é que o herman não merece ser homenageado.

Anónimo disse...

E para quando um monumento de homenagem aos pescadores de Sines ?

Anónimo disse...

De facto não tinha percebido o Post.
Concordo inteiramente com o anónimo das 6:45. Para quando uma homenagem aos pescadores que tanto sofrem no mar.
Sr. presidente da Câmara os pescasdores são da terra. Porque não, o nome de uma rua em homenagem aos pescadores falecidos no mar, não seria mais justa e mais bonito.
Um português.

Anónimo disse...

vamos ter tb um monumento com os ciganos, que tanto têm ajudado a cidade...(pelo menos votam)

Anónimo disse...

A nossa cidade de Sines,tem ruas muito recentes com nomes de muito interesse aqui deixo uma questão que ligação tem Sines a Évora, tudo isto porque passei na rua com este nome e questionei-me (antiga Quinta de João Mendes).
Não ficaria melhor o nome de alguém relacionado com esta cidade.......

Anónimo disse...

Porque não homenagear o Dr.José Raposo que é de sines é médico no IPO e tem ajudado muita gente de sines naquele hospital, é um grande médico e um grande homem e siniense de nascimento.

Agora o Raul Solnado,porquê?????

Anónimo disse...

Julgo que se devia dar uma rua ao Dr. Coelho e outra ao Francisco Pacheco por tudo o que fizeram em prol de Sines. Julgo que seria justo.

Anónimo disse...

Sines está a transformar-se numa comédia mas rasca por isso não me admiraria de qualquer dia a tal comissão dar a uma rua de Sines o nome desse beirão que dá pelo nome de Manuel Coelho.
Temos tido grandes azares com beirões, este que nos calhou em "sorte" teria vontade de como o outro estar na Câmara 48 aninhos,mas não vai ser possivel para nossa salvação.
Agora porque não dar a uma rua o nome de Raul Solnado? Quanto a mim não e nenhuma palhaçada, Raul é merecedor, no entanto merecedores são também figuras de Sines sistemáticamente esquecidos só porque não são lá do "largo", afnal quem foi para Sines o Bocage?

Estação de Sines disse...

Julgo que se devia dar uma rua ao Dr. Coelho e outra ao Francisco Pacheco por tudo o que fizeram em prol de Sines. Julgo que seria justo.
_________________

não podia estar mais de acordo.

Anónimo disse...

Por este andar temos ruas com nomes como; José Socrates, Paços Coelho, Manel Alegre, Manuela Ferreira Leite, Miguel Portas Paulo Portas, Jerónimo de Sousa, Louçã e venham mais cinco como dizia o nosso ZECA, mas esse é do Mundo e já cá tem o seu nome numa rua, mas Sines é boa madrasta e cabem cá todos bem arrumadinhos. Como se tem visto nas campanhas eleitorais andam as turras depois aos beijos e abraços....., os euritos são tão bons????????????

Anónimo disse...

Blogger Estação de Sines disse...
não podia estar mais de acordo.

11:42 PM, Julho 08, 2010

Com ou sem ironia?

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o Braz. Podiam ao menos ter dado o nome de Saramago que foi uma pessoa que apesar de não ser alentejano, retratou muito bem esta região num dos seu livros.

Anónimo disse...

Para mim Raul Solnado desceu na minha consideração por ser grande amigo daqueles que abusaram de criancinhas na Casa Pia. Crianças essas, que não tinham ninguém que as protegesse ou que as orientasse na vida. Raul andou em campanhas a defender essas pessoas. Notei que a partir daí nunca mais foi o mesmo. Ficou estranho! O mesmo aconteceu com Fialho Gouveia. Em mim, ficaram sempre algumas dúvidas...Não concordo que Sines tenha dado o seu nome a uma rua. Fez rir muita gente, tudo bem! Ele era feliz, tinha sentido de humor, mas e o resto dos portugueses, como viviam? E o que fez ele para mudar o que estava errado!. Nada! Entretinha o povo! Tal como o fado e o futebol.

Anónimo disse...

já agora, sugiro que que os novos pedestais continuem a ser inspirados naquele que se encontra no ínicio da rua Júdice Fialho, sentido Sul Norte.Aquilo é que são obras de arte! Já presenciei turistas a tirar fotografias ao pequeno monumento!Certamente vão levar as ideias para os países deles! Sejam felizes,mas... isto não está nada animador.

Siniense disse...

Já não é a primeira localidade a fazer o mesmo, caso se confirme. Cascais por exemplo, também meteu uma rua com o nome do malogrado humorista e fizeram inclusive uma cerimónia com familiares, amigos e alunos da Escola Profissional de Teatro. E teve uma espécie de exposição com uma pequena retrospectiva da vida de Raul Solnado. Também sou defensor de que as pessoas da terra que se destacam, têm sempre prioridade neste tipo de homenagens devido ao seu contributo de certo modo para a história da cidade.

Siniense disse...

“E para quando um monumento de homenagem aos pescadores de Sines?” Ao Anónimo que escreveu isso, no Compromisso I do Programa Eleitoral do SIM, no ponto 9 e cito:

Erigir um monumento aos Pescadores, como uma homenagem aos homens do mar e suas famílias.

Com o estado das finanças locais supostamente na linha vermelha, duvido que tão cedo seja dada a respectiva e merecida homenagem.Não basta prometer, há que cumprir.

Pitchauba disse...

Eu sugeria que esses monomentos de que sines e os seus filhos carecem, surgiriam nada mais, nada menos do que no centro das tristes rotundas implementadas na via publica da nossa terra, dando assim um contributo de valores historicos, morais, culturais e nomeadamente de um notório embelezamento.

Passo a citar os locais que me vão na cabeça: Rotunda da avenida dom pedro I (ao pé do cemitério), Rotundas da avenida Humberto Delgado (escola primaria e finanças), Rotunda da marina (não percebo se tem ou não repuchos), entre outras.

De qualquer forma compreendo a dificuldade em que isto seja feito, pois nota-se na dificuldade da construção das mais recentes e futuras rotundas que por ai aparecem.

Cumprimentos