segunda-feira, 7 de junho de 2010

NAVEGADORES

Existe uma onda no país de descrédito à nossa seleção. As criticas baseiam-se em três pontos:
Uns dizem que há demasiados brasileiros, outros que os jogadores são uns mercenários, outros ainda dizem o Queiroz é mau treinador.

Pois eu não acho, penso até que temos um plantel capaz de se bater com qualquer seleção presente e passo a explicar porque penso assim:

1. Os luso-brasileiros convocados são todos de qualidade reconhecida. Depois quantos portugueses naturalizados há noutras atividades? Porque não são criticados? É um problema de lei? Altere-se a lei, mas não se crie mal estar ao grupo.

2. Não penso que os jogadores sejam mais “peseteiros” que noutros mundiais. Sempre houve um certo mau estar no acerto dos prémios. Quem não se lembra de Saltillo durante o Campeonato do Mundo de Futebol de 1986? Ou do acordo tardio a caminho da Coreia em 2002?

3. Queiroz tem no curriculum dois campeonatos do mundo, algumas seleções, Real Madrid e o melhor treinador de campo que o Manchester United algum dia teve. Infelizmente para nós portugueses, não presta.

Tenha Carlos Queiroz coragem e apresentaremos a linha avançada mais forte do mundial: Ronaldo, Liedson e Nani. A nossa defesa com Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Pepe/ Bruno Alves e Fábio Coentrão, será certamente uma das melhores do torneio. Apresentaremos um meio campo com jogadores de qualidade: Deco, Meireles, Pepe/ Pedro Mendes, Dany, Tiago/ Veloso.

Na minha opinião este “onze” apenas tem dois pontos menos bons, um na posição de lateral direito e o segundo na transição da defesa para o ataque. Falta-nos um médio, que “desse ares “ a Figo ou Rui Costa, para não ser muito exigente.

Em conclusão penso que a nossa equipa está entre as quatro melhores equipas deste mundial.

4 comentários:

Anónimo disse...

Tendo em conta a figura que alguns jogadores, para não dizer que foram todos, fizeram durante o apuramento para o mundial, sendo preciso jogar um playoff, concordo que estamos entre as 4 melhores seleções do mundo... Ou não!
E a ver pelo que tem feito nos particulares de preparação, só tenho a dizer: Comprem bilhetes com data de regresso definida que deve sair mais barato e evitam de eu estar a desembolsar do meu dinheiro (que até custa a ganhar) para contribuir para os 800 que eles ganham por dia!
CRISE... QUAL CRISE... A crise é um problema dos ricos para os pobres resolverem!
Futebol é bom mas não me enche a barriga!

Marius Herminius disse...

Acerca deste post, quero dizer o seguinte:

1 – As selecções nacionais – em todas as modalidades – deveriam ser constituídas por atletas nascidos nos respectivos países.
A “nacionalização” de atletas retira, quanto a mim, o carácter Nacional às selecções. Cada país deve jogar com o que tem e não recorrer a subterfúgios para ganhar de qualquer forma.
Com certeza que é a lei que está mal! Ganhar no plano desportivo é assim tão importante? Se é, aposte-se então na formação dos atletas, em vez de se recorrer à sua importação.
Até porque Deco não se importa de assumir que continua a ser brasileiro…

2 – É verdade que estes não serão mais “peseteiros” que outros jogadores. O que eu contesto é que se continuem a pagar elevados prémios aos jogadores seleccionados, independentemente da grave situação económica que Portugal vive.
Por outro lado, convém ter em conta que estamos a falar de futebolistas já principescamente pagos pelos seus clubes e que estes dizem “ter muito orgulho em representar Portugal”. Se isso é verdade, bem o podiam fazer de borla…

3 – Não me atrevo em pôr em causa a capacidade do seleccionador Carlos Queiroz, mas não me coíbo de o criticar, quanto mais não seja porque “ajudo” a pagar-lhe o vencimento.
Carlos Queiroz tem o direito de convocar quem muito bem entende mas eu exijo-lhe que seja coerente.
Se não convocou Quim, o guarda-redes do Benfica, por este “não ter futuro” (!), que se poderá dizer de Liedson ou de Pedro Mendes? Ou será que estes jogadores estão em início de carreira?
Que sentido faz convocar Pepe, lesionado e sem ritmo de jogo? Não havia ninguém em melhores condições? E quando questionado, Carlos Queiroz responde que Pepe poderá jogar 10, 15, 30 ou 45 minutos. Isso é resposta? Pepe vai para jogar ou para passear?
Uma selecção – a própria palavra o refere - não deveria ser constituída pelos melhores jogadores?

4 – Segundo o autor do post, “a nossa equipa está entre as quatro melhores deste mundial”, que tem o Brasil; a Argentina; A Espanha; a Alemanha; a Itália; a Holanda; a Inglaterra, entre outras e depois até diz que o nossa defesa é das melhores do torneio, apesar de considerar que o lado direito é um ponto “menos bom”.
Dizem que a fé move montanhas, mas será suficiente para ganhar jogos?
Eu sou muito mais modesto e só lhes “exijo” que passem à segunda fase.

5 – O responsável pela onda de descrédito que envolve a selecção nacional é Carlos Queiroz, pelas escolhas que fez e pela forma como contacta com a imprensa, onde tem sempre aquele ar de quem nunca tem duvidas e muito menos se engana e responde a perguntas directas com evasivas e com um ar de enfado de quem pensa que inventou alguma coisa.
Mas se ele mesmo afirmou que ninguém é obrigado a apoiar a selecção, quem sou eu para o desmentir?
Calos Queiroz chamou de “Navegadores” os jogadores da nossa selecção, mas convém saber que os antigos navegadores - os tais que “deram novos mundos os Mundo” – foram embarcados à força em “cascas de noz” rumo ao desconhecido e sem condições algumas; passaram fome e sede e alguns morreram, também devido ao escorbuto, enquanto que estes “Navegadores” estão rodeados de tudo o que é bom, são tratados como deuses e ainda lhes pagam.
Até nisto foi infeliz, o nosso “capitão-mor”…

carlos andré disse...

Para alem do Deco,Pepe e Liedson ainda há o Danny, Nani( este já foi de férias), Rolando, Daniel Fernandes.Já para não falar do Bosingwa e Makukula.

Se os outros utilizam jogadores naturalizados ,porque nós não podemos usar as mesmas armas?

Primeiro à que passar a 1ª fase e depois tudo pode acontecer

Já agora como também me considero um treinador de bancada aqui vai:

Eduardo,miguel,r.carvalho,b.alves, f.coentrão, p.mendes ,veloso,deco,danny liedson e ronaldo

Marius Herminius disse...

...e se os outros se deitarem a um poço nós vamos seguir também esse exemplo. É isso?
É evidente que não pode ser só Portugal a mudar as regras. Pensei que não fosse preciso frisar isso.

Ouvi há pouco as declarações de Danny. Teria sido boa ideia colocarem legendas...