sábado, 26 de junho de 2010

Doravante acabaram os empatas


Terminada a fase de grupos do 1.º Mundial Africano, pode-se concluir que:


Confirmou-se o que disse após o empate com a Costa do Marfim, ao contrário dos profetas da desgraça, passaram Portugal e Brasil

Cristiano Ronaldo continua a ser escolhido pela FIFA como o melhor em campo, em todos os jogos que participou. No jogo com o Brasil, Fábio Coentrão, Eduardo e Lúcio foram claramente melhores. Não desgosto de Cristiano Ronaldo, que considero pertencer ao grupo dos 5, 6 melhores jogadores do mundo da actualidade, como não pode estar sempre num pico de forma, este 5,6 vão se revezando no topo. Caso Cristiano fosse um estreante no Mundial, desconhecido na mais alta roda do futebol, teria sido considerado o MVP em algum jogo? Obviamente que não.

Num Brasil em que 23 seleccionados apenas 3 jogam no Brasil, uma Alemanha com um turco e dois polacos, Portugal com 3 Brasileiros, é agradável ter surpresas - não revelações - como Ozil, Fábio Coentrão, Suarez e Quagliarella que fez o jogo da sua vida, no pior jogo da sua vida

Quanto aos apurados, surpresas apenas a escandalosa eliminação da Itália e a estranheza da incapacidade sérvia de conseguir mostrar o que vale. Quanto à França não estranho a eliminação, mas a medíocre participação.
Meia surpresa para o Japão e o Gana só constituirá surpresa para quem desconhece  que esta conta com vários jogadores que foram campeões do mundo sub-20, ou o 2.º lugar na CAN 2010.

Na fase de grupos nenhuma equipa mostrou futebol de campeã , excepto talvez a Argentina a quem falta um adversário que ponha à prova a sua defesa (tal como a Holandesa) para aferirmos o seu real valor.

Reafirmo que a Alemanha, Brasil e Espanha continuam a ser os candidatos ao título.

Estranha a ausência de casos de dopping.

Tão arrependido que Platini estará de ter permitido que a França fosse apurada à mãozada. Gostava de ter assistido à festa na República da Irlanda com o triste espectáculo da França.

32 equipas com apenas três jogos cada e apenas duas se mantiveram invictas - Holanda e Argentina-, duas mantiveram as redes imaculadas - Portugal e Uruguai -, e apenas duas fizeram 7 golos - Portugal e Argentina.

4 equipas sul-americanas em provas, 3 apuradas em 1.º lugar e o Chile em 2.º com os mesmos pontos da Espanha. Domínio Sul-Americano no futebol Mundial? Creio que sim, acredito fortemente na possibilidade de termos 3 equipas sul-americanas nas meias-finais.

Doravante as coisas mudarão e o futebol será outro, ainda mais paciente e calculista, esperando o erro alheio, mas serão mais as tentativas de provocar esse erro.

Portugal e Espanha vão encontrar-se demasiado cedo, dum lado a equipa que mais gosto, Portugal naturalmente, do outro a que mais aprecio actualmente. Lamento que esta última ganhará.

As probabilidades estão claramente do lado Espanhol. Enquanto nós apenas contamos com um jogador que fazendo um jogo excepcional - daqueles que se fazem 2 ou 3 vezes numa carreira - pode decidir a partida, a Espanha tem 3 ou 4 jogadores com essa capacidade. Depois se nenhum jogador tiver uma tarde de génio, restam as equipas, e aí não parece haver ninguém melhor neste campeonato que o adversário que nos espera.

Mas todo o futebol é possível contrariar, veja-se o Barcelona-Inter, está lá tudo o que necessitamos para ganhar a Espanha. Fechados, apoiados a defender, rápidos a atacar pelas ai.las, pois o futebol de Espanha coloca 4, 5 elementos no miolo a jogarem com passe curtos e grande mobilidade. Este é o jogo em que mais lamentaremos a falta de Bosingwa e Nani.

10 comentários:

carlos andré disse...

Do meio campo para a frente a Espanha tem um conjunto de grandes jogadores , já lá atrás não poderei dizer o mesmo.

Portugal a defender bem e a jogar no erro deles , pode seguir em frente.

Eu acredito!

Anónimo disse...

A Padeira de Aljusbarrota aviou os Espanhois e a Selecção vai repetir o feito do euro 2004 fica aqui registado.......

Anónimo disse...

Pois é o Cristiano tem sido considerado o melhor jogador pela FIFA, mas o observador deve ser o mesmo que em Portuigalavalia os àrbitos. Não vêm os jogos... de certeza absoluta.!!

Anónimo disse...

Até os comemos...

Anónimo disse...

"Tão arrependido que Platini estará de ter permitido que a França fosse apurada à mãozada. Gostava de ter assistido à festa na Irlanda do Norte com o triste espectáculo da França."

Permita-me que corrija: "Gostava de ter assistido à festa na Republica da Irlanda." E não na Irlanda do Norte!

Cumprimentos

Anónimo disse...

de facto o CR 7 tem sido considerado o melhor jogador em campo...
Não nos podemos esquecer o golo que marcou à Coreia do Norte, que parte de posição de fora de jogo e, "rouba" a bola ao Liedson, falha o remate e tem sorte no ressalto que a bola lhe salta para as costa e só depois marca o golo.
Para quê falar-se agora do erro de arbitos no jojop da alemanha vs Inclaterra ou da Argentina vs México.
Quem é o melhor jogador do mundo????

Estação de Sines disse...

Permita-me que corrija: "Gostava de ter assistido à festa na Republica da Irlanda." E não na Irlanda do Norte!
____________

Obrigado

Anónimo disse...

De facto existem os que não acreditam nesta selecção. chamem-lhes o que quiserem profectas da desgraça, ou outro nome, uma coisa é certa a selecção só está no mundial tal como a França por uma questão de sorte.
O que se passou com a Coreia do Norte é apenas sorte e não o saber jogar. O queiroz que arrume o fato de treino com o emblema das quinas. não serviu para seleccionador de outros paíse nem para treinador principal de qualquer clube por onde passou. Uma selecçãio não pode jogar a medo... Precisa de futebol de ataque.

Anónimo disse...

O MOMENTO É DE ACREDITAR DEIXEM-SE DE APUPOS TODOS JUNTOS VAMOS VENCER
FORÇA PORTUGAL

Marius Herminius disse...

Será que Carlos Queiroz tem defesas em número suficiente para colocar em campo contra a Espanha?
É que se contra o Brasil, com a passagem quase garantida, jogou apenas com dois atacantes – Cristiano Ronaldo e Danni – como será amanhã (hoje), uma vez que já não poderá jogar para o empate?
…e depois a Costa do Marfim é que não assumiu o jogo e esteve sempre a defender atrás da bola, pois é…
Também acho muita graça ao facto de Cristiano Ronaldo ter sido sempre o melhor em campo!?
Se estivesse num circo, a jogar para a plateia ainda compreenderia, mas num campo de futebol?
Não me importaria nada que ele amanhã (hoje) seja o pior, desde que se lembre de jogar a sério e sem esquecer também que a nossa selecção tem mais dez jogadores…