domingo, 9 de maio de 2010

Nelson Rocha


 O post que reproduz a entrevista de Nelson Rocha, vice-presidente do Vasco da Gama do Brasil, acerca da parceria com o nosso Vasco, despoletou uma onda de comentários oriundio de sócios e simpatizantes Vascaínos do Brasil, reflexo da forte contestação interna, que ao que parece se vive do outro lado do Atlântico.

Dos referidos comentários mantive as opiniões e eliminei as acusações, por serem graves e carecerem de prova, apesar dos autores estarem devidamente identificados. A identificação dos autores dos comentários é uma prática comum e salutar dos cibernautas brasileiros, que por cá tarda em suceder.

Na sequência dos comentários decide reproduzir o currículo de Nelson Rocha, autor da entrevista e ao que creio o elo de ligação e mentor do protocolo de cooperação entre os Vascos.

"Nelson Rocha, 46 anos, natural de Belo Horizonte, residente no Rio de Janeiro desde os dois anos de idade, é contador, pós-graduado em Ciências Contábeis pela FGV. Começou sua carreira na iniciativa privada, mas também adquiriu experiência no setor público, nas áreas de controle e finanças. Ocupou o cargo de Secretário de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. Exerceu, de março de 2003 a março de 2006 , o cargo de Diretor Financeiro da Light Participações S/A – LIGHTPAR. De janeiro de 2002 a dezembro de 2005, foi Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro – CRC-RJ, posto que conquistou após pleito por aclamação, fato inédito na história da entidade.


Colunista do Jornal do Commercio do Brasil e palestrante com diversos artigos publicados nos principais jornais do país. Atualmente, é conselheiro no Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília, representando o Rio de Janeiro.


Outros cargos exercidos:


- Subsecretário de administração e finanças da Secretaria de Estado de Saúde;
- Superintendente de Finanças do Estado;
- Vice-presidente da Suderj (Maracanã);
- Diretor comercial e financeiro da Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro (CERJ);
- Assessor-chefe do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro;
- Empresário da contabilidade;
- Diretor financeiro de multinacional francesa;
- Conselheiro de diversos conselhos fiscais de empresas do setor público e privado;
- Professor universitário;
- Membro do conselho fiscal da Pró-Matre;
- Delegado representante do Sindicato Interestadual das Indústrias de Energia Elétrica (Sinergia) na Firjan;
- Presidente do Conselho de Administração da Ceron (Centrais Elétricas de Rondônia)."

Fonte: www.nelsonrocha.com.br

7 comentários:

Carlos André disse...

Ao amigo António Braz, não pude deixar de fazer novo comentário ao ver a mensagem sobre Nelson Rocha e seu curriculum (obtido do sítio do próprio).
Muito importante sua iniciativa de conhecer e ouvir os dois lados. Aproveito a oportunidade para deixar o endereço de um texto de uma pessoa também gabaritada, que pertence ao Conselho de Beneméritos do Club de Regatas Vasco da Gama: http://www.casaca.com.br/home/2010/05/09/jogadas-ensaiadas/
---
Carlos André
Rio de Janeiro - Brasil

Anónimo disse...

O SR.Nelson Rocha pode ter grande curriculum,mas o Vasco da Gama é só nosso,nasceu da fusão de dois Clubes históricos de Sines,muita gente lutou por isso.Os Brasileiros não nos vão dar nada,mas tirar tiram-nos,(a identidade,a história,o amor ao Clube,e as aspirações do nosso Clube,pois muitos miúdos que hoje jogam à bola, forçosamente vão ser postos de lado)tiram-nos isso e vão fazer excelentes negócios com os jogadores que trazem do Brasil. Deixemo-nos de fantasias ,o que eles querem é fazer negócio e o Presidente do Vasco da Gama de Sines não é mais que um peão nas mãos desses Senhores, e é ao mesmo tempo secundado pelo treinador.O Presidente da Ass.Geral até mete dó,diz somente que não sabe de nada mas aprova todas as propostas do Presidente do VGAC,violando todas as normas democráticas de uma Ass.Geral.

Anónimo disse...

É de lamentar as ofensas que continuam a fazer aqui referente ao Presidente da Assembleia Geral do Vasco da Gama. Deviam respeitar as pessoas que sabem estar e sabem comportar-se mediante as várias situações. Aí se este Senhor com S grande abri-se a sua boca. Este Senhor é pacificio mas um dia vocês vão ver e ouvir o que ele tem para vos dizer. Em relação aos brasileiros o assunto já enjoa. Agora é que estão preocupados com os jogadores da terra, mas nas Direcções anteriores ninguém se preocupou até podiam, tanto que podiam que foram buscar muitos de fora e até estrangeiros e o resultado foi o que se viu. O clube na miséria. O importante foi os resultados que obtiveram mas o que ficou em dívidas em cada casa de Sines isso não conta. Era vida de ricos, comer à grande e à francesa e outras coisas mais. Têm medo do quê???? Não querem progressos na nossa terra???
Só sabem dizer que os nossos jogadores vão ser postos de parte, e como é que foi no passado? Quantos atletas da terra estavam ao serviço do Vasco. Quase nenhuns, e você sabem bem. Para que tanto mexerico? Ainda não pensaram que doutra forma as coisas poderão ser benéficas para os atletas do nosso vasquinho. Melhores condições, mais projecção e modernização. Mas infelizmente aqui só sabem dizer mal, nunca estão satisfeitos com nada. Povo desconfiado. O Vasco da Gama vai ser e continuar a ser sempre o Vasco da Gama. O povo da intriga não percebeu bem o projecto, isto porque não veio às Assembleias , e depois veem dizer que são sócios amigos do Vasco da Gama. Amigos e sócios????? Onde???Na má lingua e na critica? Acordem para o progresso. Se nada fizeram e nada fazem então deixem trabalhar quem quer trabalhar e lutar pelo progresso do nosso Vasquinho.

Anónimo disse...

Ó sr ou Sra (anónimo das 12.01 P M ),
Saberá certamente que quem ocupa cargos num clube ou numa instituição qualquer,está sujeito a criticas ainda mais quando estamos a falar de futebol.
E quem não se quer sujeitar não se candidata a esses cargos.
Parece-me também que o Presidente da Assembleia Geral pelo seu passado e para aquilo que representa para o povo de Sines não precisa que o senhor faça o papel de seu Advogado.
Ou interessa-lhe desviar a questão para outros assuntos.

Qualquer critica que li ou ouvi ser-lhe feita ,foi derivado ao facto de não fazer cumprir os Estatutos do clube nas assembleias gerais, sendo essa a sua principal função.
Ou o Senhor não estava nas Assembleias,ou não lhe convém que os estatutos sejam cumpridos.

Também sinto alguma frustração ,no seu comentário.

Não foi capaz de ser jogador nesse tempo?

Não foi convidado para nenhuma direcção?

Não foi convidado para treinador?

Talvez quem geria os destinos do clube acha-se que a sua qualidade ficaria aquém das exigências do clube na altura.
Ás vezes ficam esses sentimentos recalcados que o tempo não se encarrega de apagar.
Ou então já que sabe muito do clube nessa altura deveria ser sócio e não me lembro de ver nem ouvir comentar que ouve um sócio que se insurgisse contra os ordenados dos jogadores.
Acordou agora?
Você escreveu que " antigamente era à grande e à Francesa"
Sabe o que era à grande e à Francesa?
Não sabe? eu digo-lhe.

Era o campo repleto de sócios e simpatizantes para ver o seu clube.

Era o Futebol de formação ,massacrar os adversários.

Era o futebol de Formação ter a sua refeição depois de representar o clube.

Era o futebol de Formação sempre bem equipado quer para treinos ou jogos sem pagar um tostão.

Era quando qualquer atleta ao contrair alguma lesão ter um acompanhamento do clube e este assumir as responsabilidades.
era tempo de uma sede repleta de sócios.
era tempo de bom relacionamento com os sócios e tecido empresarial da terra.

era tempo de festejos do Aniversário do clube.

era tempo de entrega de medalhas de 25 anos de sócios.

Era realmente tempo de identificação com o clube e que se praticava desporto no Vasco da Gama com prazer.


Mas parece que você também não convive muito bem com a critica.

Quanto a dividas de outras direcções sem crer deixar de concordar que houve falta de rigor ou excesso de gastos no passado,também essa desculpa com o que os outros no passado fizeram de mal para lhes dar imunidade a criticas só serve para mentalidades reduzidas.

Mexericos????

Acha que aquelas assembleias servem para alguma coisa?
Só para pessoas que nada mais tem a fazer,aquilo que ali se passa é um atentado à legalidade de qualquer instituição e à inteligência de "qualquer" pessoa.
Pois tudo o que os sócios determinam a direcção simplesmente ignora.
Ou não sabe?
Ou faz-lhe jeito.

Você está acordado mas não lhe convém abrir os olhos.

Vá-se lá saber porquê?

Boiadeiro da Colina disse...

Amigo Antonio Bráz, enviei ao seu e-mail particular imagens de jornal do CRC-RJ publicado pela diretoria que sucedeu este senhor, dando conta do caos financeiro que deixou esta Autarquia.
No Vasco, os Beneméritos, Grandes Beneméritos e Conselheiros costumam lhe chamar de Nelson Quem?, face a sua inexistente história dentro do clube.

Com estima e consideração, reproduzo abaixo letra do Hino do C.R.Vasco da Gama.

José Oliveira
rio de Janeiro

Hino Oficial do Vasco da Gama
Vasco da Gama
Composição: Lamartine Babo
Vamos todos cantar de coração
A Cruz de Malta é o meu pendão
Tu tens o nome de um heróico português,
Vasco da Gama, a tua fama assim se fez!

Tua imensa torcida é bem feliz
Norte e sul,
Norte e sul deste Brasil
Tua estrela, na terra a brilhar, ilumina o mar!

No atletismo és um braço;
No remo és imortal;
No futebol és o traço de união Brasil-Portugal!

No atletismo és um braço;
No remo és imortal;
No futebol és o traço de união Brasil-Portugal!

http://letras.terra.com.br/vasco-da-gama/1253035/

Anónimo disse...

Ao comentário da 6:29, está perfeito. Enquadrado na realidade do clube, com um conhecimento da forma de gerir, PERFEITO. Acrescento só, que foi com grande espanto que vi nas Assembleias do Clube, TREINADORES, JOGADORES E DIRECTORES... não é um facto inédito, confesso, mas onde estavam estas mesmas pessoas á 2/3/4/5/6/8/10 anos atrás? Quantos livros de presenças assinaram em Assembleias do Clube? Nenhuma. Era indiferente os caminhos do clube, mas agora como estão lá, já são do Vasco da Gama e já apontam o dedo, esqucem-se é que ao apontar um dedo, têm 3 dedos a apontar para eles. Como disse e afirmo, fiquei preplexo com algumas presenças nas Assembleias. É caso para dizer: QUEM OS VIU, E QUEM OS VÊ.

Anónimo disse...

Onde esta guerra chegou.
Já se põem em causa as presenças nas Assembleias...
Quem vai hoje e não foi ontem...
Quem foi ontem e não vai hoje...

Se é sócio e tem as quotas em dia, estatutáriamente pode ir ou não às Assembleias, conforme queira ou possa...

Meus amigos, discutam o essencial...o presente e o futuro do VASCO da GAMA ATLÉTICO CLUBE...
esse sim é o que interessa garantir que seja de sucesso.