quarta-feira, 19 de maio de 2010

Actualização

Uma parceria estratégica composta pelas Câmaras Municipais de Sines, Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém (município-líder), CIMAL - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral e a AREAL - Associação de Resorts do Alentejo Litoral assinarão um protocolo de financiamento para a implementação do Programa Estratégico com o Código 84, apresentado pela Rede Urbana “Mobilidade, Inovação e Memória - Rede de Cidades do Litoral Alentejano” e aprovado no âmbito do Eixo Prioritário 2 do QREN 2007-2013, pela Comissão Directiva do INALENTEJO.


Os projectos desta candidatura intermunicipal têm um valor total de 7 milhões 553 mil e 236 euros, com uma taxa de comparticipação média de 46,34%, o que equivale a 3 milhões 500 mil e 280 euros, distribuídos de forma equitativa pelas entidades.


A candidatura intermunicipal congrega vários projectos de desenvolvimento cultural e patrimonial, de requalificação urbanística e de desenvolvimento de acessibilidades.

No caso de Sines, os projectos de investimento são a Escola das Artes de Sines (investimento elegível de 1,07 milhões de euros e comparticipação FEDER de 321 mil euros - 30%) e o FMM - Festival Músicas do Mundo (investimento elegível de 850 mil euros e comparticipação FEDER de 255 mil euros – 30%).


Esta candidatura intermunicipal tem vários projectos de investimento que envolvem o desenvolvimento cultural e patrimonial, a requalificação urbanística e o desenvolvimento de acessibilidades.

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém entidade líder da Parceria Estratégica, o projecto do município passa pela requalificação da Estrada de Santa Cruz, no acesso norte à cidade de Santiago do Cacém. Uma obra no valor de um milhão de euros, com uma taxa de comparticipação do FEDER de 55%, no valor de 550.000,00€.


Em Grândola, o investimento também ronda um milhão de euros e centra-se na requalificação da entrada noroeste da cidade e a reabilitação do espaço envolvente à Igreja Matriz.

A Câmara de Alcácer, optou pelos acessos aos bairros periféricos para veículos, peões e actividades de desporto, assim como a remodelação do Museu Pedro Nunes.

de acordo com a imprensa Manuel Coelho, revela que em Sines estão a correr vários projectos em áreas diferentes com mais de 20 milhões de euros em obra «até ao final do mandato».
Por isso, resolveu investir «na área imaterial», consumada em projectos «âncora» como a Escola de Artes, para as valências de teatro, dança e artes plásticas, e a consolidação do FMM, um festival de música com peso internacional. Os projectos contam com cerca de um milhão de euros elegíveis, sendo 30 por cento a comparticipação do Feder.

Já agora era bom explicar onde irá arranjar financiamento para a parte do investimento não comparticipado. 20 milhões até final do mandato (???), mesmo considerando por absurdo comparticipações de 50%, era necessário da parte da autarquia 10 milhões, para quem atingiu o limite do endividamento, com as restrições daí decorrentes, não é ser optimista, é ser irrealista.

Sem comentários: