segunda-feira, 19 de abril de 2010

Declaração voto CDU

Na reunião de Câmara Municipal de 15-4-10 apreciaram-se as contas municipais do ano de 2009.
O endividamento total subiu de 23 para 28,2 milhões de euros, mais 22,2% que em 2008, ultrapassando os limites legais no endividamento de
médio e longo prazo e no endividamento líquido, o que terá graves repercussões nos próximos anos.
Seria expectável que a crise financeira nacional tivesse como consequência a redução das receitas correntes municipais o que
obrigaria a uma grande vigilância na despesa corrente para que esta se mantivesse ao nível do ano anterior. Foi o descalabro total. A receita
corrente desceu de 18,3 para 16,2 milhões de euros, ao passo que a despesa corrente subiu de 16,4 para 19,9 milhões de euros, mais 21%
que em 2009. Só as despesas com pessoal cresceram 14%, a aquisição de bens e serviços subiu 38% e as outras despesas correntes aumentaram
57% entre 2008 e 2009.

Para a CDU terão contribuído para estes resultados muitas despesas que pouco ou nada tiveram que ver com a execução normal do orçamento
municipal.
Perante o péssimo resultado da gerência de 2009 a CDU votou contra a aprovação das contas.

Francisco do Ó Pacheco

23 comentários:

Anónimo disse...

Aqui está a prova do trabalho da "Brilhante equipa".
A ruptura está explicada nestes numeros. Muitos se manifestavam com o rumo que se estava a seguir. Muitos contestavam as medidas e as opções. Eram acintosamente apelidados de "Velhos do Restelo", quando não de "ignorantes". Alguns passaram de "brilhantes" a "bestas", tão somente porque tinham uma opinião diferente. ( E durante tanto, mas tanto tempo, ninguém os ouviu...) A ruptura serviu para que o "iluminado" e a sua "brilhante equipa" pudessem sem contestação prosseguir o rumo que, agora está visivel aos olhos de todos. São os numeros apresentados que o dizem, e a realidade que todos sentimos diariamente. As ruas, os equipamentos degradados, os apoios às colectividades, o pagamento dos compromissos, as prioridades fora da realidade, os gastos com valências desproporcionadas, etc...
mas garantidamente que a "brilhante equipa" vai "engendrar" desculpas para esta realidade. E para mal de nós todos, nada irá mudar. Infelizmente!

Bruno Leal disse...

Sr. Francisco do Ó Pacheco,
gostaria que explicasse aos leitores deste blog, o porquê de nos últimos tempos, emitir as suas declarações aqui no estação de sines.
Obrigado.
P.S. - Esta questão coloco-a na qualidade de leitor deste blog.

Anónimo disse...

Ó Bruno e essa tua questão é relevante para alguma coisa?
Não seria mais acertivo da tua parte vires aqui lamentar que os teus "confrades" do PS não tenham a capacidade de aproveitar este espaço para divulgarem as suas opiniões/posições. Não achas que a solução encontrada pelo Francisco do Ó Pacheco é uma boa forma de chegar á população de Sines?
Não achas que esta atitude do Francisco do Ó Pacheco é reveladora de um espirito irreverente, que não se acomoda, que se adpata aos novos tempos, que provoca a discussão/participação da sociedade.
Não achas que mais importante da razão porque o faz, é ele fazer?

Anónimo disse...

Boas,
Na verdade concordo com o Bruno Leal e penso que todos nós, leitores e seguidores deste blog gostariamos de ver respondida esta questão!

Anónimo disse...

E lá vem os do costume assobiar para ou lado.
Mate-se o mensageiro por tão más novas trazer!
Discutir o principal não interessa nada. E o principal era que o executivo camarário explicasse aos Sinienses como é possivel no espaço de um ano aumentar a divida da câmara em 5,2 milhões de euros. Isso sim é que deviam exigir!

Anónimo disse...

Dos dois posts que tive oportunidade de ler do Sr.F.Ó.Pacheco,o 1º,sobre Porto Côvo e presentemente com este,não posso deixar de concordar plenamente com ele.
Não sei qual é a sua agenda pessoal oú a do seu partido,nem o que o leva a escrever na "Estação",
mas parece-me que as suas intervenções tem sido uteis para todos,e permentes quer no tempo,quer nos temas abordados.Assim o demonstra o numero comentários que provocaram.

Nos ideais,o meu, e o defendido pelo seu partido(CDU),a separação é grande e intransponivel.

Nos valores "parece" que estamos próximos.

Sines necessita de saber toda a verdade,sobre as contas da autarquia,como do pão prá boca.

Toda e qualquer contributo é bem vindo.

Só espero que não passem de palavras de circunstãncia e de oportunismo bacôco.

O Sr.,mais do que qualquer um, têm responsabilidades acrescidas neste concelho,quer pelo seu passado na autarquia,quer pelo seu papel na actualidade.

Vejamos se está á altura,quer seja para protagonizar uma mudança,oú para fazer parte de um projecto mais aglutinador das diferentes sensibilidades politicas da sociedade de Sines.

O relógio não pára,é preciso actuar já.( não esperar pelas próximas eleições).

Caso contrário,o Sr.,e todos os outros,ficaram mal também na fotografia.

Bem hajam

Pedro Fernandez

Bruno Leal disse...

Dadas as circunstâncias, acho excelente que Francisco do ó Pacheco emita as suas declarações aqui. Pergunto-me porque não o fazia antes e que motivos o levam a actuar dessa forma agora.
Peço desculpa se desvio a atenção do essencial. Nunca foi essa a minha intenção. São apenas perspectivas diferentes.

Anónimo disse...

Vejamos se o PS aprende a fazer oposição.

A incompetência andam de mão dada com o interesse, os boys não tem capacidade para fazer oposição, e mesmo que tivessem os "altos" interesses distritais do partido demitiam-nos dos seus cargos.

Estação de Sines disse...

Caro Bruno,

Estes blog sempre esteve e estará aberto a todas as opiniões, como tudo sabe e concordas. Inclusive não muito longe vão os tempo que até o actual presidente da autarquia fazia questão de responder participando desse modo no blog.

Entendo que Francisco do Ó - é esta a minha leitura - utiliza este blog, porque o reconhece como meio de comunicar com a população. Todos os mails que recebo com os textos de Francisco do Ó, vejo que são igualmente enviados para orgãos de comunicação.

Pena tenho eu que os outros partidos com representação nos órgãos municipais, nomeadamente o "meu" PS, são reconhecessem a importância deste espaço, como forma de fazer chegar à população as suas opiniões.

Depois existe outras questão, que acredito levará Francisco do Ó, a enviar informação para o blog, a ausência de meios de comunicação local. Caso não existisse este espaço, quantas pessoas hoje teriam menos informação que aquela que dispõem?

Um abraço

Bruno Leal disse...

Caro Braz,

Obrigado pela resposta esclarecedora. Sim, claro que concordo que este blog deva ser aberto a todos e também é claro que felicito Francisco do ó Pacheco por aqui emitir as suas declarações, sejam elas pessoais ou partidárias, porque sem dúvida nenhuma só vêm enriquecer ainda mais a estação.
Disseste que todos os mails que recebes dele são também enviados para orgãos de comunicação, mas fiquei sem perceber se por norma são publicados.
Porque não queria desviar a atenção de uma discussão tão importante, queria só dizer-te que apesar de ter escrito muito pouco nos últimos tempos, tenho acompanhado diariamente a estação e quero-te dar os parabéns pelo excelente trabalho pós eleições.
Este espaço é muito mais do que um simples blog.
Parabéns!

Anónimo disse...

Estes numeros falam por si!
Demonstram a incapacidade técnica e falta de visão para gerirem esta santa terra que sem culpa tem que aturar estes iluminados...
Deviam sair todos daquelas cadeiras e entreterem-se com outros jogos que não coloquem em causa o nosso futuro!
Agradeço,como siniense que o Francisco Pacheco nos coloque a par deste descalabro financeiro e como socialista também agradeço,pois estes senhores que se intitulam vereadores do P.S. deveriam estar no lado que é o deles...o P.S.D.-infelizmente esses senhores envergonham-me,saiam
Como socialista agradeço ao nosso Francisco -esse sim é que lá devia estar e não estas abéculas!

Anónimo disse...

Peço desculpa! não sou comunista, mas acho que ficam mal as explicações pedidas ao Francisco do Ó por parte do SR. Bruno Leal.
Continua de parabéns o Brás.

Anónimo disse...

Com o novo presidente do PS da concelhia de Sines, a politica de aproximação ao Coelho - supondo que o apoio deste esvaziará o SIM - e o pacto de silêncio a este blog, levará o PS sines ao descalabro final.

Os mais novos, não posso citar novos que o bras apaga-os, mas todos sabemo de quem falo - dizem pelos casas e esplanadas que não estão de acordo, mas calam-se.

Façam como o bras, não concordam bazem daí.

De mim, nem mais um voto, a todos os que se cozerem com as linhas actuais do PS Sines.

não engolo mais sapos, nem coelhos

Anónimo disse...

Obrigado Francisco Pacheco por "nos" esclareceres o que se passa na Câmara, já que mais "ninguem" o faz...
Não preciso saber porque o fazes, porque sei que o fazes para que os Sineenses saibam o que se passa.
Não o fazias antes tambem me é irrelevante, eu quero saber o que se passa AGORA.
Porque o que passou já lá vai...
O AGORA é que interessa discutir e se possível, alterar o rumo.
Mais uma vez obrigado Francisco, já que não posso agradecer aos meus amigos do PS...porque daí, nem um PIU eu oiço, será que ainda estão na câmara?...Vão às sessões de câmara?
Se calhar não vão e nós não sabemos...

Anónimo disse...

Durante algum tempo ainda penssei que o PS tivesse alguma coisa para apresentar ao povo de Sines em alternânçia ao dito movimento SIM. Enganei-me sao autenticos cordeirinhos na mão do senhor, incapazes de dizer seja o que for, de propor coisa diferente, nada. A este proposito gostaria de questionar o Bruno Leal. Afinal Bruno que sabes tu da actividade do PS de Sines? Achas que a melhor forma de fazer politica é engolir e calar? De nada dizer de diferente do que diz o SIM? Achas que é assim que daqui a 4 anos alquem liga ao PS e as suas propostas? E que dizer do programa que o PS apresentou nas ultimas eleições? Esta onde, evaporou-se?Se achas que é assim que se faz politica desengana-te.
FPacheco tem razão em utilizar este blog para dar a conhecer aquilo que se passa na nossa Camara e que de uma forma ou outra tem a ver com todos nós, que outros e nomeadamente o PS não fazem por imcompetençia ou por medo
ou porque o pacto de silençio,entre eles assim o obriga.
Um dia saberemos.
Entretanto FORÇA PACHECO.

Anónimo disse...

Não deixo de ficar agradecido ao Sr. Francisco Pacheco, pelo esclarecimento que nos fornece relativamente às contas da CMS. É de louvar!
Mas também não deixo de estranhar que esse senhor durante tantos anos rewsponsável autárquico ao mais alto nível, nunca tenha aberto a boca para denunciar situações anómalas da gestão da CDU/MC e elas existiram amíude. Só agora que é oposição aparece. Mas como diz o povo "nunca é tarde para se voltar ao bom caminho". Continue meu "amigo", pois Sines merece que alguém denuncie o que vai mal no reino. Tanto mais que, como sabemos, com a aproximação dos xuxas ao SIM, estes assuntos dificilmente serão denunciados via partido socialista.

Bruno Leal disse...

Anónimo das 11:51 AM,

Relativamente ao PS, julgo que já deixei aqui a minha opinião por mais que uma vez, pelo que não sinto necessidade de me repetir.
Quanto à política e à forma de fazer política, eu só vejo uma, que é fazê-la de forma nobre, em prol da comunidade e com a comunidade.
Despeço-me com um aparte relativamente ao Francisco Pacheco que pelos vistos o senhor apoia, é que cada um dorme na cama que faz. Pena é que as pessoas tenham memória curta, mas quanto a isso nada há a fazer...

Anónimo disse...

"Despeço-me com um aparte relativamente ao Francisco Pacheco que pelos vistos o senhor apoia, é que cada um dorme na cama que faz. Pena é que as pessoas tenham memória curta, mas quanto a isso nada há a fazer..."

Pois é Bruno, concordo contigo. É pena as pessoas terem a memória curta. Infelizmente tu não foges à regra. E tmbém é pena outra situação. É as pessoas falarem ou indiciarem, aquilo que desconhecem.
(Também é pena que os comentários ao post tenham "descambado" para a discussão do acessório, esquecendo o principal. Culpa nossa, eu incluido.)
E já agora, alguém me sabe dizer, se para assistir ao espetáculo das comemorações do 25 de Abril em Sines é necessário fazer reserva de lugar? Ou será algo tipo, a "pseudo-elite", fica dentro da sala, o Zé povinho assiste da rua.
O meu vizinho é que diz e com razão: - Isto está a precisar de um novo 25 de Abril! E em Sines já ontem era tarde!

Anónimo disse...

Bem haja quem que faz uma declaração de voto, bem elaborada, diga-se, envia para a comunicação social desta terra, que anda apagada, ou paga, não sei,e para a Estação, que é o melhor meio de comunicação social que temos e que a maioria da população lê.Pena é, que o PS não apareça a fazer o mesmo, em democracia, é para isso que servem as oposições, não é? denunciar aquilo com que não concordam!È uma forma de preparar o caminho para o futuro, mas o PS de Sines, parece estar mais moribundo do que a CDU, porque durante todo o mandato anterior tambèm dormiu e só acordou nas eleições, com o banho de àgua fria!De facto assim, só resta o SIM, não há alternativas!
Resistente

Anónimo disse...

Pois é fazia bastante falta um novo 25 de Abril, ou melhor manter o actual,bem adiante, não vai haver marcações para o concerto é tudo como deus quer e o diabo deixar...( São apenas 175 lugares)
Meus amigos ainda vai ser pior, é pena é que vai sobrar para os trabalhadores,mas tudo se faz,prometido é devido...SIM Sines interssa sempre mais e tudo vai passar à historia...

Anónimo disse...

O senhor Francisco Pacheco agora que tem para fazer, devia era ajudar na legalização dos apartamentos aqui em frente ao Pavilhão Municipal de Sines. Quando era presidente deixou isto tudo enliado e ainda hoje não conseguimos registar os apartamentos, lembra-se amigo Chico, ainda cá moro.
Comprámos os apartamentos, disse que não nos resolvia o problema e já passaram mais de 20 anos.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Anónimo das 3:02 PM, Abril 23, 2010
E ainda ai mora! E se não morasse ai, morava em condições bem piores, possivelmente. E quase de certeza, sabe, os porquês dessa história. Pode ser que a "Brilhante equipa" lhe resolva o problema. Desde que o anónimo pague, a solução é rápida de encontrar. Já assim era no passado. Só que no passado as pessoas contavam. Vamos lá ver se não será mais uma vez o xico a defender os seus interesses.

Anónimo disse...

"E ainda ai mora! E se não morasse ai, morava em condições bem piores, possivelmente. E quase de certeza, sabe, os porquês dessa história."

Que história? Alguém construiu os apartamentos e não fez as escrituras? Contem, para isso não ficar em "private joke"...