quarta-feira, 17 de março de 2010

Traçado Refer

O Presidente da CM de Sines voltou a insurgir-se contra a suspensão do traçado previsto pela REFER, para o troço Sines-Grândola, numa reunião que manteve com o Secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca.

No encontro, que se realizou na passada sexta-feira, com o Secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, Manuel Coelho ouviu do membro do Governo as razões que levaram à suspensão do traçado inicial mas não ficou "convencido" com os argumentos do governante.

Para Manuel Coelho, as razões económicas que estiveram na base da decisão, podem vir a ser desastrosas para a competitividade do porto de Sines e do País.

No entender do autarca, as intervenções de correção nos troços Sines-Ermidas/ Ermidas-Grândola norte não respondem às necessidades actuais do porto de Sines. Manuel Coelho diz que aquele traçado "tem problemas insolúveis" como "a inclinação de via acentuada e ângulos de curva muito apertados, mantendo-se os constrangimentos aos grandes comboios e os gastos excessivos de energia para os traccionar".

Manuel Coelho não concorda ainda com as obras de reparação da linha Ermidas-Grândola norte que coincide com a grande ferrovia do sul, onde circulam comboios de passageiros e de alta velocidade.

O autarca lembra que o pólo de Sines tem um peso muito elevado para a economia nacional e teme que as escolhas actuais venham a revelar-se prejudiciais para a competitividade do porto de Sines.

ver mais em Antena Miróbriga

6 comentários:

Anónimo disse...

O Dr. Coelho está a falar sozinho, porque nem o governo nem os outros presidentes de cãmara lhe vão dar importância muito menos alterar a decisão. Mas o homem gosta assim, o que é que se há-de fazer...

Anónimo disse...

Este dr. é um ponto. Em relação ao Centro de Saude não teve ele esta atitude. Mas isso não interessa nada. A saude dos Sinienses que se lixe. Não vamos afrontar o estado! Ou como não tem dineiro para mandar cantar um cego os sinienses descobriam que era mais uma "promessa/mentira" de campanha?

Anónimo disse...

caros anónimos,
É pena que se escondam neste tipo de blogs para atacar mais uma vez, não só o Dr. Manuel Coelho, mas toda a câmara municipal. É pena que os senhores não se informem para depois darem a vossa opinião de uma forma correcta e justa e só digam disparates. Tenho muito pena! Se os senhores se interessam pelos problemas que temos em Sines, aparecem nas assembleias municipais, nas reuniões da câmara e digam aquilo que lhes vai na alma... mas falta coragem não è? Falta vergonha na cara.....bem voltando ao motivo do post, caso os senhores não saibam, ou não interessa referir, o Dr Manuel Coelho teve a hombridade de convidar o vereador Idalino e o presidente AM sines, Sr Batalha, para irem a Lisboa falar com o secretario de estado e tiveram a oportunidade para ouvir também aquilo que o presidente confirma...logo não se trata de nenhuma promessa ou mentira politica da parte da CM Sines ou do Movimento SIM. Se entendem dessa forma então critiquem o PS e o seu governo pois o cancelamento partiu dessa força politica....temos pena!

Anónimo disse...

Estou como diz o outro: A formação politica que teve não muda.´Estes resquícios ditaturiais do MC são fruto de aprendizagem ao longo da vida. Há individuos que por terem o poder na causa pública durante um tempo, ficam logo com os tiques de senhores feudais. Até está preocupado com o traçado da linha entre Grandola e Ermidas!

Anónimo disse...

E vamos há assembleia expor os nossos problemas. E o dr. aceita que o façamos? É que na ultima e à falta de melhor argumentação, terminou a sua resposta para um municipe, com a sempre ameaça velada, que este já tinha sido informado, que já lhe tinham explicado a situação, que não entendi-a porque é que tinha ido expor o problema na assembleia, que já o tinham ajudado em outras situações, que ...que...que...
dito num tom recriminatório e intimidatório, á boa maneira do MC. É para isto que quer que vamos à assembleia anónimo das 9:46 am.

de cá disse...

O Presidente da CMS vai ficar a falar sózinho.
Se fosse inteligente percebia que o melhor que tinha a fazer era integrar a Comissão, juntamente com as Cãmaras de Grândola, Santiago do Cacém e REVER e trabalharem para que a solução e a alternativa fosse posta em prática o mais rapidamente possivel.
Ou seja, quando menos ondas se fizerem mais rapidamente se fará o troço (parte novo e parte remodelado) e os comobios começam a circular com outra velocidade.
Será que ele não percebeu que a nova alternativa liga mais rápido Sines a Beja e á linha do Sul? E poderá ser utilizada por passageiros, enquanto o que ele defende era so para mercadorias?
Acho que não lhe fica bem defender tão afincadamente o Porto de Sines (até parece uma máquina de repetição da Presidente) em detrimento de toda a região.
O Porto de Sines também ganha com esta alternativa, mas não é só o Porto...é toda a região!
Também sabemos que nunca recebeu a REVER nem a Comissão mista!