sábado, 6 de março de 2010

Seis empresas aumentam dividendos aos accionistas

Isto é que vai uma "crise"
EDP, REN, BPI, BES, BCP e Jerónimo Martins são as seis cotadas do principal índice bolsista nacional que vão aumentar o retorno aos seus accionistas em 2010. Segundo os dados já revelados pelas empresas cotadas em bolsa, o valor global dos dividendos vai subir 4,6% este ano, quando comparado com os valores do ano anterior.

A EDP é das companhias que melhor remunera os seus accionistas, aumentando o dividendo em 1,5 cêntimos, para 0,155 euros. Ainda neste sector, a REN também subiu ligeiramente a sua remuneração para 0,167 euros. Já a EDP Renováveis só vai atribuir dividendos nos próximos anos.

A banca é outro sector onde haverá uma maior remuneração aos accionistas. O BPI aumentou o seu dividendo em 1,12 cêntimos, para 0,078 euros, enquanto o do BCP subiu 0,2 cêntimos, para 0,0190 euros. Mas a maior subida neste segmento pertence ao BES, cuja remuneração aos accionista cresceu 7,14 cêntimos, para 0,140 euros.

A Jerónimo Martins, que apresentou resultados esta semana, completa a lista das empresas que subiram os dividendos, mais 30%, para 0,143 euros.

A Portugal Telecom, a Brisa e a Zon Multimédia mantiveram a sua remuneração inalterada em relação ao ano anterior. Mesmo assim, a operadora de telecomunicações liderada por Zeinal Bava é das cotadas mais atractivas em Bolsa nesta matéria, ao manter os 0,575 euros por acção.

Quanto a quedas, a Portucel e a Galp, cotadas que viram os seus lucros descer em 2009, cortaram nos dividendos. A empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira reduziu 2,25 cêntimos na remuneração accionista, enquanto a petrolífera nacional distribui menos 12 cêntimos por cada acção.

A estrear-se na distribuição dos dividendos estão a Novabase e a Martifer, empresas cotadas em Bolsa mas que não pertencem ao PSI-20. A tecnológica propõe pagar 0,50 euros por acção enquanto a construtora atribui um dividendo de 10 cêntimos.

Segundo o Jornal de Negócios, as empresas portuguesas são as segundas que melhor remuneram os seus accionistas na Europa, com Espanha a ocupar o primeiro lugar.

Não se trata dos valores mais elevados da Europa, mas sim das remunerações accionistas cuja rendibilidade é a mais atractiva, já que a bolsa nacional apresenta um dividend yield médio de 4 ,05%, só ultrapassada pela Espanha, com 4,31%.

...e os salários???


1 comentário:

Anónimo disse...

Camarada sindicalista: Os ricos que pagem a crise, não é!