domingo, 28 de março de 2010

Os burros somos nós

Leio hoje o Siniense com o mesmo interesse que os panfletos da Igreja Universal do Reino de Deus (salvo o devido respeito a esta igreja) ou do intermarché. O primeiro baseado na fé, crença e no milagre de um Deus salvador, o segundo pelo isco das campanhas de preços baixos.

Estou careca - literalmente - de ouvir promessas, e projectos e planos que se arrastam desde há anos, ultrapassaram várias campanhas, cruzaram executivos, e sempre, sempre repetidos no Siniense, há semelhança da estória do burro e da cenoura. ( nota muito importante: antes que o Exmo Senhor Presidente se sinta ofendido, os burros somos nós).


Anunciam euforicamente obras que os outros concelhos estão perto de renovar, como o estacionamento dos Paços do Concelho.  Por acaso não conheço nenhuma autarquia cujos edifícios estejam tão mal tratados  como os nossos, o caso do edifício técnico é o paradigmático.

As escadas da praia, a falésia, as ruas, o centro histórico, os equipamentos desportivos, as acessibilidades, tudos, mas tudo adiado, sempre à espera de mais um projecto, uma candidatura, uma megalomania que  permita continuar a adiar, o que nos outros Concelhos se vai construindo, modernizando, actualizando. O caso das ciclovias é elucidativo, à quantos anos se ouve falar em ciclovias em Sines, começou pela costa do norte- praia vasco da gama, depois até são torpes, mais tarde o inicio seria inserida num eco(???) parque da ribeira dos moínhos, mais recentemente já ouvi falar na ciclovia do parque do natural do sudoeste alentejano e costa vicentina. Talvez se faça, talvez apareça um fundo comunitário ou um apoio estatal, mas entretanto noutros concelho hoje já se recuperam ciclovias feitas no inicio da década de 90. Ou seja, noutras localidades, pelo menos uma geração já usufruíu daquilo que a nós apenas prometeram.


Não poderíamos ter um edifício administrativo, um pavilhão de feiras e exposições, um parque da cidade, um pavilhão multi-usos, etc, etc, etc, há mais de 10 anos ao serviço de Sines. Mas não, faz-se pouco, quase nada, e o pouco que se faz tem de ser o melhor, candidato a dezenas de prémios de arquitectura, como quem vive numa barraca de chapa de zinco com parabólica e porsche à porta. 

Olho para as localidade da região, Odemira, Santiago, Santo André, Grândola, e vê-se um sopro de modernidade, um esforço de investimento, um aconchego de arrumação, um cuidado de quem ama o que administra. Houve um inequívoco enriquecimento e valorização do tecido urbano nestas localidades e um retrocesso em Sines. 


Fontes bem colocadas garantem-me que as posições tendenciosos do Siniense se devem às pressões que o presidente Manuel Coelho, fará sobre o Director do Jornal, Manuel Coelho.

26 comentários:

Anónimo disse...

Lembram-se da tenda dos sonhos
A tenda que esteve montada na praia durante as festas
Já disse por varias vezes e torno a repetir
Era tudo mentira .
PARQUE DA CIDADE
AVENIDA DA PRAIA
CIDADE DESPORTIVA
VÁRIAS PRAÇAS E JARDINS
CICLOVIAS
TANTAS OBRAS PARA O PORTO COVO
ESTRADAS

ERA TUDO MENTIRA
ERA SÓ PARA GANHAR VOTOS

Anónimo disse...

SERÁ QUE NENHUM ELEMENTO DO MOVIMENTO SIM NÃO ESTARÁ MUITO REPESO DE TER IDO NA CONVERSA DO Dr COELHO

Anónimo disse...

A sede do Movimento Sim, representa bem o seu estado. abandonada, suja, partida e sem ninguém.

MLança disse...

Cada vez que vou á Ass. Municipal e vou muitas vezes chamo á atenção repetidamente para obras e mais obras que durante anos e mais anos são sempre adiadas. Uma está neste momento em execução o parque de estacionamento frente á Câmara, cuja falta critiquei tantas vezes ao ponto do Sr Presidente ter que admitir ser uma "nódoa", e que estará pronta sabe-se lá quando, mas já faltou mais. Triste realidade a nossa. De realidade comparar Sines com outros municipios bem mais "pobres" em receitas e ve-los eveluir deixa-me intrigado e penssativo. Afinal que tipo de gestão é feita que nos tem levado ao caos em que nos vimos metidos? E a oposição que diz a isto? NADA, NADA como sempre, nos ultimos anos entram mudos e saem calados, só falam e grosso durante a "angariação" dos votos, prometendo o que sabem não poder cumprir desde logo fazer oposição responssavel com propostas defenitivamente diferentes.
Até quando?
MLança

Anónimo disse...

Ó amigo Braz desculpe lá mas tenho uma sugestão a fazer ao Sr. Manuel Coelho:
Como parece existir uma relação muito interessante com a Empresa Filigalva, o Presidente poderia fazer um acordo de mais uma urbanização em troca de obras no Património Municipal.
É aproveitar que a crise está para durar.

Anónimo disse...

um não, vários....

Anónimo disse...

Braz, pelo papel que este blog tem junto da população -alguma da qual não terá hábitos de leitura- peço-lhe que não confunda a forma verbal "há" com a preposição "à". Acontece duas vezes neste texto, o que parece exluir a hipótese de se tratar de gralha ou descuido dos quais ninguém está livre; e digo parece porque mais à frente o erro não se repete. E antes que alguém me aponte a dedo, esclareço que continuarei a escrever de acordo com a ortografia portuguesa pré-acordo ortográfico, por uma questão de objecção de consciência a este.
Posto isto, vamos ao post.
Gostei da expressão"aconchego de arrumação". Aconchego sente.se quando se chega a casa, e quantos de nós poderemos dizer isso quando andamos pelas ruas de Sines?? Não há aconchego, não há arrumação. Há caos, há sujidade, há desrespeito por peões e condutores.
O que se pedia à CMS não era muito - primeiro que fizesse as pequenas obras essenciais à qualidade de vida, depois que pusesse as contas em ordem, e depois sim, que fizesse investimentos em infra-estruturas necessárias. Sublinho: necessárias.
A CMS prefere o circo ao pão.
Creio já aqui ter chamado a atenção para o facto de Santiago e Grândola terem dado, nos últimos anos, um grande salto qualitativo no arranjo urbanístico e no desenvolvimento - e nessa altura o bairrismo bacoco de alguns veio à tona, como se eu tivesse cometido uma heresia. Apraz-me por isso constatar que é da minha opinião.
Já lamento não ter a sua opinião quanto às ciclovias - entendo ser muito mais urgente, por exemplo, fazer passeios na rua da floresta - até ao pingo doce, do que fazer ciclovias. De um lado está a segurança de todos, do outro o prazer e segurança de alguns. Quando o dinheiro não chega para tudo há que optar. Infelizmente a CMS especializou-se nas opções erradas. Alguém encontra justificação racional para o levantamento do pavimento da rua que vem dos paços do concelho até ao castelo?

Anónimo disse...

Ao anónimo das 28 de Março ás 9:33.
Vergonhoso este comentário, para quem não sabe a sede do Movimento Sim foi emprestada e neste momento já está entregue ao seu proprietário, ao contrário das sedes do PS E CDU estão em edificios da autarquia.
Para os mais ignorantes o Movimento Sim esta ser criado em Associação e no dia 18 de Abril num grande almoço serão aprovados os estatutos e já agora o almoço custa 10 € por pessoa.Cambada de más linguas.

Anónimo disse...

Vocês são uns ingratos!
Então o Homem não fez?...
Não fez mas vai fazer...até está já em projecto..."acreditem" que é "verdade"...

Faz-me lembrar um respeotoso comerciante da nossa terra que quando lhe perguntavamos se tinha isto ou aquilo, respondia sempre "tenho...em falta", mas tinha...

Assim está o Sr. MC, as obras estão todas em "projecto", não falta nada...

Anónimo disse...

O M C quando era da cdu era o maior so a 2 anos que saio da cdu ja todos defeitos e o ps so aparece de 4 em 4 anos abram os olhos ou sera que foi mal gerido durante 30 anos cdu mais ps que so aparece de 4 em 4 anos deixa m c trabalhar foi que cdu nem ps fazem

Anónimo disse...

Como diz MEDINA CARREIRA . Vivemos num lamaçal politico
Os nossos políticos são mentirosos,corruptos e com muito pouca ou nenhuma inteligência
Este elogio vai deste o governo hás autarquias

Estação de Sines disse...

anónimo 4,40.

Obrigado pelas correcção. Sem que sirva de judtificação, fiz o post de uma "enfiada" e não o reli. Após a sua observação descobri pelo menos mais 3 erros - sofro em vez de sopro, manos em vez de menos. Coisas que Freud explicaria. loool

A minha opinião em relação às ciclovias, é que estas são uma opção, os passeios uma obrigação.

Um abraço e parabéns pelo comentário.

Anónimo disse...

Mais uma ASSOCIAÇÂO para sines? Isto é de loucos. Mais uma para ter subsidios da CMS?
será que os subsidios começam a andar em dia?
Ó Sr. MC não crie mais associações, não dê mais subsidios, não se esqueça o atrso em que estão com as associações e colectividade, e que estas também tem as suas contas para paagrem.
Não se esqueça que há ordenados para pagar na CMS e segundo se consta o dinheiro está a escassiar.
MEDITE as coisas não estão façeis do lado financeiro.

Anónimo disse...

Já agora, sobre ciclovias...O Sr. Eng. Idalino como responsável pelo departamento de engenharia da APS, projectou e fez ciclovias nas obras da APS?...
Não é por falta de espaço, que as obras até à rotunda grande a caminho de S. Torpes, não incluiram as faladas ciclovias...

Porque não aproveitaram essas obras e não fizeram a ciclovia que poderia ligar Sines a S. Torpes?

É que agora será mais difícil...

Será que, na parte que estão a fazer agora os tanque novos, já se incluirá algum troço para ciclovia?...Não sei porquê, não acredito...

É muito fácil apontar o dedo aos outros...mas às vezes o dedo não está limpo...

Anónimo disse...

"Os burros somos nós???" cada 1 fala por si...
A População de Sines votou em peso no SIM, portanto deve ter gostado do trabalho que o Dr. MC realizou durante o anterior mandato...
Desde que faça festanças, passeios, ofereça almoços e jantares ficam todos contentes. Querem lá saber se há ou não segurança nas ruas, se há ou não limpeza e higiene nas ruas, que os edificios se degradem todos sem que seja feito qualquer reparação, que as ruas e estradas estejam na miséria que estão.Isso nao importa para a maioria da População...

D

Bruno Leal disse...

Anónimo das 11:46 PM, a mim parece-me que está a ver as coisas ao contrário. Acha que iria partir de uma empresa, mesmo que pública, essa iniciativa? Não acha que teria sido mais lógico a Autarquia negociar esses extras aquando do projecto e sua execução? Será que o fez? Duvido...

Anónimo disse...

Após alguns dias de sol, esperava já estar a ver regimentos,destacamentos,brigadas, sei lá, de pessoal da CMS a reparar os buracos das estradas. NADA!
Quando chovia era porque chovia, agora é porque faz sol...
Eu tenho uma ideia da verdadeira razão para que tudo continue na mesma - há duas hipóteses: falta de dinheiro ou falta de competência. Eu é muitos outros é que já estamos também a ficar com uma falta, de paciência, pois. O problema é que eu não votei nos senhores que mandam e sofro as consequências do que eles fazem, não fazem ,e desfazem.
Quando me queixo dizem que é a democracia. Até ver a democracia é o melhor sistema político, mas quando se vota em gente desta é um problema.De todos, menos dos próprios, que lá terão as suas compensações.

Anónimo disse...

Ha desalento quando olho para Sines, nao ha vergonha simplesmente querem tachos e tachinhos petiscos e borgas...
A vergonha do centro "hitorico" como alguns lhe chamam para mim sao como que cabanas abandonadas...
Criam-se associacoes de "petiscos" e la voltam os comes e bebes nao para todos, para os "amigos" dos comes.
E lamentavelmente so ha uma festa que traz gente a nossa terrinha o festival musicas do mundo, porque se nao fosse isso morria-se de tedio.

Anónimo disse...

Sr Bruno Leal, a "autarquia" nada tem a ver com os projectos das obras dentro da área de jurisdição da APS.
Noa terrenos da APS são feitas as obras e a "autarquia" não mete prego nem estôpa, como se diz na minha terra.
A APS é autónoma.
Portanto os projectos são feitos ou aprovados pela APS e negociados pela mesma, não pela "autarquia".
Aconselho-o a informar-se desta "autonomia" da APS.´
É um PODER dentro de Sines.
Toda a zona marítima até S. Torpes pertence à APS, portanto podem muito bem fazer uma ciclovia até lá, como prova de que GOSTAM dos SINEENSES.
Não é só porem a nossa vida em perigo 24 horas por dia com os produtos com que enchem os tanques que constróem em cima de nós, e com o aumento diário de transito de camiões a entrarem e saírem do Porto...
Também deveriam ter uma "preocupação" social para com a população...
Até a "participação" que mantinham com o carnaval acabou, parece que alguem que chegou de novo e manda na empresa não gosta de carnaval...ouvi dizer...
Neste momento não sei qual a ligação da APS à população de Sines...
A APS é em Sines o mesmo que a APL é em Lisboa, ou seja um governo dentro de outro governo.
Espero que O tenha esclarecido, Sr Bruno Leal...

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10:07 PM, Março 31, 2010

"A População de Sines votou em peso no SIM" ???
Sou parte da população de Sines e acho que a afirmação está incorrecta... Permita que corrija da seguinte forma:
A parte BURRA da População de Sines votou em peso no SIM.

Sinceramente acho que o Dr. MC nunca fez nada por Sines nem pelos Sineenses. O que fez foi sempre em proveito próprio ou dos seus amigos.

Quanto às festanças, passeios, almoços, jantares etc... à borla, essas ocasiões são só para os seus apoiantes e amigos.
O resto da população paga é para isso em vez de para coisas úteis.

Anónimo disse...

Sao todos Burros deixem Doutor Manuel Coelho trabalhar se foise de CDU era o MAIOR

Anónimo disse...

Obrigado pela correcção! sendo assim também não faço parte da população burra que votou no MC! Seja SIM, CDU, MC e amigos ou o que quer que seja nunca foi nem há-de ser o MAIOR!

Anónimo disse...

2...Manuel Coelho trabalhar se foise de CDU era o MAIOR2

Pois ele "foise" da CDU durante muito tempo, mas quando a CDU achou que havia outros maiores, deu-lhes com o martelo.
Este anónimo parece ser o mesmo que diz "deixa m c trabalhar foi que cdu nem ps fazem" - carissimo, a sua ortografia é o MENOR dos seus problemas. A sintaxe parece-me o MAIOR! Mas como votou MC está explicado ...

Anónimo disse...

Sao todos Burros deixem Doutor Manuel Coelho trabalhar se foise de CDU era o MAIOR

Olhe, sr. Inteligente, o senhor Manuel Coelho não é doutor, porque não tem um doutoramento. É dr., porque tem uma licenciatura em medicina.
E bem que podia voltar a tratar "bicos de papagaio" e "nervos", deixando de presidir aos destinos desta terra que tem a triste sina de ter de o aturar.
Já agora faça as contas, antes de se abespinhar na defesa do dr.:O SIM teve 3.300 votos, mas se juntarmos todos os votos da oposição encontramos o lindo número de 4053 votos ( PS: 2.309 votos CDU: 1124 votos BE: 368 votos
PSD: 252 votos). Logo, a maioria dos sineenses que votou não votou SIM.
É duro, não é? maldito método de Hondt.

Bruno Leal disse...

Caro anónimo,

Não me esclareceu mas agradeço a tentativa. O que eu quero dizer e já disse isto muitas vezes, é que a autarquia tem ou poderá ter influência naquilo que qualquer empresa faz ou deixa de fazer no Concelho de Sines. Desde que não se virem as costas, desde que haja diálogo e ideias. É essa sinergia a que eu me refiro, entre empresas e autarquia e que nunca existiu que eu sinceramente acho que deve ser acalentada em vez de se politizar as coisas propositadamente como tem vindo a ser feito até aqui.
Espero que o tenha esclarecido Sr. anónimo...

Anónimo disse...

Olhe que não, Senhor Bruno Leal, olhe que não...
Dentro da área de "certas" empresas a autarquia não mete prego nem estôpa no que lá fazem, nem tem conhecimento sequer dos "projectos" por vezes.
Não é a autarquia que não quer lá meter o bedelho, são as ditas empresas que nem passam cartão à autarquia.
As costas, como o Sr lhe chama, estão voltadas das empresas para Sines, não é só para a autarquia.
Algumas dão um bónus a algumas instituições, através do Sr Dr Coelho, mas é para calar os Sineenses para a porcaria que nos atiram para o ar, água e solos...

Não se iluda com a "força" que pensa que a câmara tem, porque não tem...nem quer ter...

E continuarei a ser "anónimo" enquanto a "lei" no blog o permitir...